Lista completa de Questões de Farmácia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os quelantes são substâncias usadas em algumas preparações farmacêuticas como estabilizante, por formarem complexos estáveis hidrossolúveis (quelatos) com metais pesados. Os metais pesados podem promover a instabilidade da formulação. O adjuvante que é utilizado como quelante em formulações farmacêuticas é o
edetato dissódico.
óleo mineral.
estearato de magnésio.
metilcelulose.
metilparabeno.
Com relação à estabilidade dos medicamentos, é importante estudar os tipos de reações de decomposição e a cinética de degradação do fármaco e dos adjuvantes presentes na formulação farmacêutica. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
Em uma reação de ordem zero, a velocidade é determinada pela concentração de, pelo menos, um reagente.
Em uma reação de primeira ordem, a velocidade da reação de decomposição de um fármaco independe da concentração dos reagentes.
Reações com cinética de ordem zero podem ocorrer em processos localizados nas fronteiras entre duas fases, nas quais a concentração na superfície permanece constante porque os sítios de reação estão saturados. A velocidade dessas reações é constante.
Entre as reações de decomposição de fármacos, está a formação de complexos de inclusão com ciclodextrinas.
Entre as reações de decomposição de fármacos, está a formação de complexos de inclusão com ciclodextrinas.
Com relação às suspensões e às emulsões, assinale a alternativa correta.
A emulsão é uma dispersão na qual a fase dispersa é sólida, e o meio de dispersão é líquido.
A emulsão é uma forma farmacêutica pouco versátil; por isso, não existem muitas formulações que a utilizem.
A velocidade de sedimentação das partículas de uma suspensão é inversamente proporcional ao diâmetro das partículas e diretamente proporcional à viscosidade do meio.
No tipo mais comum de emulsão, a emulsão óleo em água (O/A), a fase dispersante, ou externa, é o óleo; enquanto a fase dispersa, ou interna, é a água.
Um efeito não desejado, que interfere com a estabilidade de uma suspensão, é a coagulação, fenômeno que ocorre quando as partículas estão agregadas de modo bastante próximo, o que dificulta a sua redispersão.
Acerca dos processos de esterilização dos produtos farmacêuticos, assinale a alternativa correta.
Entre os inúmeros microrganismos que podem contaminar um produto farmacêutico, os protozoários são os mais resistentes aos processos de esterilização por calor.
Tanto o calor úmido (vapor) quanto o calor seco (ar quente) possuem o potencial de destruir microrganismos. A eficiência desses processos e seus mecanismos são idênticos, o que torna possível que um método de esterilização possa ser substituído por outro.
O óxido de etileno é eficaz para destruir microrganismos, e sua atividade está relacionada à sua ação como um agente alquilante.
As radiações ionizantes podem ser divididas em eletromagnéticas e particuladas. São exemplos de eletromagnéticas as radiações α e β; e exemplos de particuladas as radiações γ e os raios X.
A irradiação com raios ultravioleta é o método mais eficaz para a esterilização de solução parenteral contida em formas farmacêuticas do tipo ampola ou frascos.
As farmácias estão sujeitas a inspeções sanitárias para a verificação do cumprimento das boas práticas de manipulação, com base nas exigências do regulamento que institui as boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias. Esse regulamento determina um roteiro de inspeção com diversos itens a serem avaliados. Nem todos possuem o mesmo grau de importância. Os itens que podem influir em grau crítico na qualidade, na segurança e na eficácia das preparações magistrais ou oficinais e na segurança dos trabalhadores na interação com os produtos e os processos durante a manipulação são denominados itens
imprescindíveis.
recomendáveis.
informativos.
absolutos.
necessários.
O prazo de validade, o período de utilização em embalagem e as condições de armazenamento dos medicamentos comercializados no Brasil são determinados pelos testes de estabilidade, um conjunto de testes projetados para obter informações relativas à estabilidade de produtos farmacêuticos. Entre os diversos tipos de estudos de estabilidade, aquele que é primordialmente projetado para acelerar a degradação química e(ou) as mudanças físicas de um produto farmacêutico em condições forçadas de armazenamento e para avaliar o impacto de curtas exposições a condições fora daquelas estabelecidas no rótulo do produto, que podem ocorrer, por exemplo, durante o transporte, é o estudo de estabilidade
de acompanhamento.
acelerado.
de impacto.
de longa duração.
forçado.
Com relação ao controle de qualidade das formas farmacêuticas sólidas, o ensaio que determina a tendência à erosão mecânica, após permitir que o comprimido role e sofra quedas dentro de um aparelho calibrado para tal finalidade, fornecendo estimativa da durabilidade do comprimido, é denominado ensaio de
desintegração.
friabilidade.
dureza.
dissolução.
uniformidade.
O farmacêutico deve evitar a adição de fármacos à nutrição parenteral. Entretanto, existem situações nas quais esse procedimento é recomendado. Deve-se observar a compatibilidade dessa nova substância com a nutrição parenteral e a estabilidade da mistura após essa adição. Qual dos fármacos indicados a seguir apresenta compatibilidade com a mistura de nutrição parenteral?
ranitidina
doxorrubicina
aciclovir
anfotericina B
midazolam
Uma das atribuições do farmacêutico que trabalha em uma farmácia hospitalar é a de preparar as nutrições parenterais totais (NPT) prescritas. Entre os diversos componentes que devem ser inseridos na preparação, estão os eletrólitos, que são micronutrientes necessários para a manutenção do balanço hídrico, entre outras funções. Os principais eletrólitos são: sódio (Na+), potássio (K+), magnésio (Mg+2), cálcio (Ca+2) e fosfato (HPO4 +2). O miliequivalente/litro é utilizado para expressar a concentração de eletrólitos em uma solução. Por esse motivo, é importante conhecer a sua relação de equivalência com outras unidades de concentração. Acerca desse assunto, se uma solução contém 20 mg/100 mL de íons Ca+2, como se expressa essa concentração em miliequivalentes por litro (mEq/L), considerando a massa atômica de Ca+2 = 40?
0,1 mEq/L
1 mEq/L
5 mEq/L
10 mEq/L
20 mEq/L
Os antineoplásicos são agentes químicos usados no tratamento do câncer para inibir o crescimento celular. Assinale a alternativa correta em relação à central de quimioterapia, manipulação e administração de quimioterápico.
Os quimioterápicos são manipulados, de forma geral, sem individualização do tratamento.
A limpeza do local de manipulação do quimioterápico pode ser feita por qualquer pessoa sem nenhuma precaução.
A ventilação, a temperatura do ambiente e o controle microbiológico, dentro da área de manipulação da câmara, devem ser rigorosamente monitorados.
Quanto à área física destinada à preparação de antineoplásicos, apenas há a necessidade de uma área destinada à limpeza do material a ser utilizado e à manipulação do quimioterápico.
O aerossol não coloca em risco o farmacêutico que esteja manipulando o quimioterápico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...