Questões de Filosofia do ano 2007

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Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.

  • A.

    Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.

  • B.

    Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.

  • C.

    Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.

  • D.

    Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.

  • A.

    A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.

  • B.

    Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.

  • C.

    O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.

  • D.

    O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.

  • B.

    Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.

  • C.

    Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.

  • D.

    Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.

  • A.

    O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.

  • B.

    Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.

  • C.

    A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.

  • D.

    O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.

  • A.

    Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.

  • B.

    Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.

  • C.

    Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".

  • D.

    A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que

  • A.

    o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.

  • B.

    a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.

  • C.

    a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.

  • D.

    tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.

A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.

  • A.

    Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.

  • B.

    Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.

  • C.

    A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.

  • D.

    Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

A respeito da relação entre filosofia e estética, assinale a opção correta.

  • A.

    Um dos objetivos da arte é explorar novas formas de expressão.

  • B.

    A pintura é arte tridimensional, pois além da altura e da largura, possui a profundidade de campo.

  • C.

    A arte só é arte se for mimética, ou seja, se copiar a natureza, não tendo valor estético aquela arte que pretende ser essencialmente ideal.

  • D.

    Tomás de Aquino define o belo como o que mais se aproxima das qualidades da divindade.

Considerando as seguintes premissas: "Nenhum bípede é quadrúpede; Ora, algum cavalo é quadrúpede; Logo..." A conclusão correta, pela regras do silogismo, é que

  • A. nenhum bípede é cavalo.
  • B. algum quadrúpede não é cavalo.
  • C. nenhum bípede é quadrúpede.
  • D. algum cavalo não é bípede.

Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.

  • A.

    O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.

  • B.

    O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.

  • C.

    A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.

  • D.

    A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.

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