Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.
A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.
A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.
A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.
Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.
David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.
No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de Rousseau consiste
na liberdade orientada pela razão.
em abandonar-se à voz dos instintos.
no desenvolvimento do senso estético.
em cultivar a instrução livresca.
no constrangimento físico e moral.
Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio
dos interesses da moral.
da educação estética.
da investigação lógica da linguagem.
da atitude científica.
do engajamento político.
Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que
algum soldado é fumante.
algum soldado não é fumante.
algum fumante não é soldado.
algum cantor é fumante.
algum fumante não é cantor.
Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.
Todos os passageiros desse trem carregam de 10 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 14 a 16 moedas.
Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.
Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 15 moedas.
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Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 16 moedas.
Logo, a crença em questão
equivale a uma tautologia.
está corroborada pelos fatos.
envolve uma contradição lógica.
é um juízo sintético a priori.
tem probabilidade de 50%.
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