Questões de Filosofia do ano 2007

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Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.

  • B.

    Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.

  • C.

    É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.

  • D.

    O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.

Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se

  • A.

    preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.

  • B.

    desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

  • C.

    entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.

  • D.

    conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que

  • A.

    estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.

  • B.

    cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.

  • C.

    o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.

  • D.

    a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.

A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.

  • A.

    A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.

  • B.

    O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.

  • C.

    O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.

  • D.

    A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.

  • A.

    A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.

  • B.

    A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.

  • C.

    Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.

  • D.

    David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.

No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de Rousseau consiste

  • A.

    na liberdade orientada pela razão.

  • B.

    em abandonar-se à voz dos instintos.

  • C.

    no desenvolvimento do senso estético.

  • D.

    em cultivar a instrução livresca.

  • E.

    no constrangimento físico e moral.

Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio

  • A.

    dos interesses da moral.

  • B.

    da educação estética.

  • C.

    da investigação lógica da linguagem.

  • D.

    da atitude científica.

  • E.

    do engajamento político.

Somente os soldados são cantores. Algum cantor não é fumante. Conclui-se, logicamente, que

  • A.

    algum soldado é fumante.

  • B.

    algum soldado não é fumante.

  • C.

    algum fumante não é soldado.

  • D.

    algum cantor é fumante.

  • E.

    algum fumante não é cantor.

Assinale a alternativa em que o argumento indutivo estabelece sua conclusão de modo mais forte.

  • A.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 10 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 14 a 16 moedas.

  • B.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.

  • C.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 15 moedas.

  • D.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 20 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 13 a 15 moedas.

  • E.

    Todos os passageiros desse trem carregam de 12 a 18 moedas. Carlos é passageiro desse trem. Logo, Carlos carrega de 12 a 16 moedas.

Logo, a crença em questão

  • A.

    equivale a uma tautologia.

  • B.

    está corroborada pelos fatos.

  • C.

    envolve uma contradição lógica.

  • D.

    é um juízo sintético a priori.

  • E.

    tem probabilidade de 50%.

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