Questões de Filosofia do ano 2007

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É logicamente necessário que p. Segue-se que

  • A.

    é logicamente possível que não-p.

  • B.

    não é logicamente possível que p.

  • C.

    é logicamente necessário que não-p.

  • D.

    não é logicamente necessário que p.

  • E.

    não é logicamente possível que não-p.

Pensei que meu barco fosse maior do que ele é. Mediante uma análise lógica da linguagem, pode-se reconhecer que a sentença anterior envolve

  • A.

    uma petição de princípio.

  • B.

    uma ambigüidade estrutural.

  • C.

    uma dupla negação.

  • D.

    um imperativo hipotético.

  • E.

    um experimento crucial.

Observe as seguintes afirmações:
I. Verdade e falsidade são características de proposições.
II. Verdade e falsidade são características das coisas.
III. "Ser" e "não ser" são elementos componentes de proposições.
IV. "Ser" e "não ser" expressam a existência ou inexistência das coisas.
V. A verdade consiste na correspondência entre proposições e coisas.

Dentre as afirmações acima, as que expressam corretamente a concepção aristotélica de verdade e falsidade na passagem citada são apenas

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    III, IV e V.

  • E.

    II, IV e V.

A intenção desse filósofo pré-socrático com essas afirmações é

  • A.

    negar a existência de divindades.

  • B.

    afirmar a existência de divindades animais.

  • C.

    criticar uma concepção antropomórfica da divindade.

  • D.

    estabelecer a tese de que não há conhecimento.

  • E.

    afirmar a existência de uma única divindade.

Esse argumento do cético acadêmico Arcesilau, dirigido contra o estóico Zenão e sua definição de sábio, pressupõe algumas teses. Observe agora as afirmações a seguir:
I. Há uma distinção entre conhecimento e opinião na definição de sábio.
II. É possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
III. O sábio vive imune às paixões.
IV. Não é possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
V. Onde há opinião, não há sabedoria.

Dentre as afirmações acima, estão pressupostas no argumento apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    I, II e V.

Assinale a afirmação que expressa corretamente a definição de virtude contida na passagem acima.

  • A.

    A virtude é produto do hábito.

  • B.

    A virtude é uma técnica.

  • C.

    A virtude é conhecimento.

  • D.

    A virtude é o meio-termo entre dois vícios.

  • E.

    Não há diferença entre virtude e vício.

Das afirmações que seguem, assinale aquela que, segundo a doutrina epicurista, está em conflito com as teses defendidas por Epicuro no trecho transcrito.

  • A.

    A felicidade consiste na saúde corporal e na tranqüilidade da alma.

  • B.

    Bem e mal residem nas sensações e a morte é a privação das sensações.

  • C.

    Felizes e imortais, os deuses punem os maus e recompensam os bons.

  • D.

    O adequado conhecimento dos desejos permite evitar os que são inúteis.

  • E.

    A conduta sábia busca o prazer e evita a dor.

Essa é uma das principais teses do estoicismo.

Considere agora estas afirmações:
I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente.
II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo.
III. Deus é causa do movimento do mundo.
IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem.
V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo.

Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, II e IV.

Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.

  • A.

    Reprodução.

  • B.

    Verificação.

  • C.

    Versificação.

  • D.

    Argumentação.

  • E.

    Imitação.

Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.

  • A.

    Afirmar que as coisas são como aparecem.

  • B.

    Negar que as coisas são como aparecem.

  • C.

    Opor a todo argumento um argumento igual.

  • D.

    Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.

  • E.

    Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.

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