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É logicamente necessário que p. Segue-se que
é logicamente possível que não-p.
não é logicamente possível que p.
é logicamente necessário que não-p.
não é logicamente necessário que p.
não é logicamente possível que não-p.
Pensei que meu barco fosse maior do que ele é. Mediante uma análise lógica da linguagem, pode-se reconhecer que a sentença anterior envolve
uma petição de princípio.
uma ambigüidade estrutural.
uma dupla negação.
um imperativo hipotético.
um experimento crucial.
Observe as seguintes afirmações:
I. Verdade e falsidade são características de proposições.
II. Verdade e falsidade são características das coisas.
III. "Ser" e "não ser" são elementos componentes de proposições.
IV. "Ser" e "não ser" expressam a existência ou inexistência das coisas.
V. A verdade consiste na correspondência entre proposições e coisas.
Dentre as afirmações acima, as que expressam corretamente a concepção aristotélica de verdade e falsidade na passagem citada são apenas
I, III e V.
I, II e V.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, IV e V.
A intenção desse filósofo pré-socrático com essas afirmações é
negar a existência de divindades.
afirmar a existência de divindades animais.
criticar uma concepção antropomórfica da divindade.
estabelecer a tese de que não há conhecimento.
afirmar a existência de uma única divindade.
Esse argumento do cético acadêmico Arcesilau, dirigido contra o estóico Zenão e sua definição de sábio, pressupõe algumas teses. Observe agora as afirmações a seguir:
I. Há uma distinção entre conhecimento e opinião na definição de sábio.
II. É possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
III. O sábio vive imune às paixões.
IV. Não é possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
V. Onde há opinião, não há sabedoria.
Dentre as afirmações acima, estão pressupostas no argumento apenas
I, II e III.
II, III e IV.
III, IV e V.
I, IV e V.
I, II e V.
Assinale a afirmação que expressa corretamente a definição de virtude contida na passagem acima.
A virtude é produto do hábito.
A virtude é uma técnica.
A virtude é conhecimento.
A virtude é o meio-termo entre dois vícios.
Não há diferença entre virtude e vício.
Das afirmações que seguem, assinale aquela que, segundo a doutrina epicurista, está em conflito com as teses defendidas por Epicuro no trecho transcrito.
A felicidade consiste na saúde corporal e na tranqüilidade da alma.
Bem e mal residem nas sensações e a morte é a privação das sensações.
Felizes e imortais, os deuses punem os maus e recompensam os bons.
O adequado conhecimento dos desejos permite evitar os que são inúteis.
A conduta sábia busca o prazer e evita a dor.
Essa é uma das principais teses do estoicismo.
Considere agora estas afirmações:
I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente.
II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo.
III. Deus é causa do movimento do mundo.
IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem.
V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo.
Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
I, II e V.
I, II e IV.
Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.
Reprodução.
Verificação.
Versificação.
Argumentação.
Imitação.
Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.
Afirmar que as coisas são como aparecem.
Negar que as coisas são como aparecem.
Opor a todo argumento um argumento igual.
Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.
Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.
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