Questões de Filosofia do ano 2009

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A filosofia analítica diferencia-se do empirismo lógico, porque

  • A.

    concentra sua atenção na linguagem comum e não na linguagem científica.

  • B.

    concentra sua atenção na linguagem científica e não na linguagem comum.

  • C.

    reconhece declaradamente uma esfera do "indizível"

  • D.

    recusa a possibilidade de uma linguagem comum a todas as ciências.

  • E.

    afirma a possibilidade de uma linguagem comum a todas as ciências.

Com referência às ideias expressas no texto acima e ao conhecimento científico-tecnológico, assinale a opção correta.

  • A.

    O discurso da competência científica esconde a forma particular de articulação do poder e do conhecimento na sociedade contemporânea.

  • B.

    As ciências humanas são menos científicas do que as ciências naturais ou exatas.

  • C.

    A filosofia não é muito competente em matéria científica.

  • D.

    Todo conhecimento é bem-vindo, pois contribui para a libertação do indivíduo e da sociedade.

  • E.

    Nos últimos anos, a crítica humanista ao delírio tecnocientífico tem sido muito eficaz.

Uma primeira mediação e síntese entre a cultura hebraico-cristã e a filosofia grega foi tentada por

  • A.

    Filo de Alexandria.

  • B.

    Plotino.

  • C.

    Santo Agostinho.

  • D.

    Porfírio.

  • E.

    Amônio Sacca.

À condenação de 1633, Galileu Galilei reagiu com a

  • A.

    perda da fé.

  • B.

    abjuração e a renúncia à pesquisa científica.

  • C.

    abjuração, mas continuou a pesquisa científica e os contatos com os outros cientistas de sua época.

  • D.

    continuação da pesquisa em segredo.

  • E.

    sua recolhida a um monastério e a renúncia à pesquisa, após uma crise espiritual.

Na filosofia de Husserl, o termo "intencionalidade" indica

  • A.

    o componente de vontade que acompanha todo ato da percepção.

  • B.

    o próprio ato da percepção.

  • C.

    a tensão em direção do mundo concreto que anima todo desejo de conhecer.

  • D.

    o componente de realidade que acompanha o ato da percepção.

  • E.

    a relação entre ato perceptivo e dado percebido.

A concepção kantiana da história e da sociedade é caracterizada como

  • A.

    radical e revolucionária.

  • B.

    uma visão otimista do progresso, próxima à iluminista.

  • C.

    uma ruptura das concepções tradicionais pelas quais a história é consequência de um pecado original.

  • D.

    a admissão de utilidade de revoluções radicais, ainda que não-violentas.

  • E.

    uma visão pessimista.

Rousseau critica o liberalismo porque

  • A.

    não existem direitos naturais.

  • B.

    o indivíduo, em razão do pacto social, renuncia para sempre aos próprios direitos naturais.

  • C.

    os direitos naturais são inalienáveis

  • D.

    a soberania não pode ser delegada e o poder não pode ser dividido.

  • E.

    os direitos naturais são uma criação social.

O silogismo aristotélico é

  • A.

    formado por duas proposições.

  • B.

    apresentado sob a forma de hipóteses.

  • C.

    constituído por três raciocínios distintos.

  • D.

    é verdadeiro, independentemente da verdade de sua premissa, desde que seja correto.

  • E.

    Formado por três proposições.

O neoclassicismo é

  • A.

    uma teoria filosófica que busca redescobrir os clássicos da filosofia, especialmente Sócrates.

  • B.

    um movimento arquitetônico do século XVII.

  • C.

    uma tendência estética e artística, iniciada por Winckelmann, que exalta os cânones da arte grega.

  • D.

    uma tendência artística, iniciada por Kant, que imita a arte clássica.

  • E.

    uma teoria historiográfica romântica e positivista.

A concepção política de Hume corresponde

  • A.

    ao jusnaturalismo.

  • B.

    à democracia direta.

  • C.

    ao convencionalismo.

  • D.

    ao contratualismo.

  • E.

    à monarquia absoluta.

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