Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das correntes, das escolas e dos autores da filosofia contemporânea, julgue os itens subsequentes.
Sartre considera que a existência não pode preceder a essência pelo fato de o ser humano ser condenado a ser livre.
Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.
Além de racionalista, Descartes é conhecido como cartesiano em função de sua proposta de conhecimento por meio da experiência.
Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.
Maquiavelismo é uma expressão que designa a doutrina política realista de Maquiavel na qual se define os meios adequados para a ação política do soberano independente de contexto e finalidade.
Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.
Para Spinoza, existe uma relação de causalidade e hierarquia entre corpo e espírito, a que se deu o nome de teoria do paralelismo.
Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,
predominou desde sempre a concepção de que o homem era dominador e a natureza, dominada.
predominou desde sempre a concepção de que a natureza era dominadora em relação ao homem, frágil e impotente.
houve uma alteração substancial: se na antiguidade a natureza era considerada ameaçadora, na modernidade ela passou a ser considerada frágil e ameaçada.
predominou ao longo dos séculos uma visão de que o homem sempre manteve uma relação equilibrada em relação à natureza.
O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos. Nesse mito, o
fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.
homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.
principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a razão e a técnica.
roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.
O texto acima se refere a uma das questões mais antigas da história da filosofia, a saber, à relação entre
corpo e alma.
natureza e moralidade.
ser e não ser.
mortalidade e imortalidade.
Tendo em vista a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em compreender os temas próprios da filosofia, o tema exposto no texto acima poderia ser abordado, por exemplo, por meio
de um longo exercício de memorização de todas as relações e diferenças referentes ao assunto.
da leitura de textos filosóficos estritamente técnicos, como artigos sobre a Crítica da Razão Pura de Kant e sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel.
do levantamento do conhecimento prévio dos próprios alunos acerca de algum movimento social de protesto ou de lutas por alguma causa.
de um rigoroso exercício de lógica, no qual os alunos aprenderiam a identificar as diferenças e relações entre uma coisa e outra analisando os termos das sentenças.
Nesse texto, Hume afirma que
os autores dão um salto na argumentação, passando sem explicações do plano do ser para o plano do dever ser.
os autores dos sistemas de moral cometem um erro linguístico ao escrever é ou não é onde o correto é escrever deve ou não deve.
todos os sistemas de moral da história da filosofia buscaram provar a existência de Deus.
os sistemas de moral desenvolvem argumentos consistentes ao operar o salto argumentativo do plano do ser ao plano do dever ser.
De acordo com o que se pode deduzir não apenas da passagem de Hume citada acima, mas de sua filosofia como um todo, está correto afirmar que, para ele,
o plano dos fatos não difere do plano dos valores, de modo que um fato sempre traz em si um juízo de valor e vice-versa, um juízo de valor sempre expressa o modo como as coisas são.
as verdades fatuais e descritivas, que tratam das coisas como elas são, diferem muito das verdades valorativas ou prescritivas, que tratam das coisas como elas devem ser.
os valores, que se referem ao plano da moral, se fundamentam inteiramente no plano dos fatos e são determinados por eles, o que caracteriza como realista o pensamento de Hume sobre a moral.
os fatos, que se referem ao plano das coisas, se fundamentam inteiramente no plano dos valores, o que caracteriza como idealista o pensamento de Hume sobre a moral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...