Questões de Filosofia do ano 2012

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Acerca das correntes, das escolas e dos autores da filosofia contemporânea, julgue os itens subsequentes.

Sartre considera que a existência não pode preceder a essência pelo fato de o ser humano ser condenado a ser livre.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Além de racionalista, Descartes é conhecido como cartesiano em função de sua proposta de conhecimento por meio da experiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Maquiavelismo é uma expressão que designa a doutrina política realista de Maquiavel na qual se define os meios adequados para a ação política do soberano independente de contexto e finalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca da Filosofia Moderna.

Para Spinoza, existe uma relação de causalidade e hierarquia entre corpo e espírito, a que se deu o nome de teoria do paralelismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,

  • A.

    predominou desde sempre a concepção de que o homem era dominador e a natureza, dominada.

  • B.

    predominou desde sempre a concepção de que a natureza era dominadora em relação ao homem, frágil e impotente.

  • C.

    houve uma alteração substancial: se na antiguidade a natureza era considerada ameaçadora, na modernidade ela passou a ser considerada frágil e ameaçada.

  • D.

    predominou ao longo dos séculos uma visão de que o homem sempre manteve uma relação equilibrada em relação à natureza.

O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos. Nesse mito, o

  • A.

    fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.

  • B.

    homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.

  • C.

    principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a razão e a técnica.

  • D.

    roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.

O texto acima se refere a uma das questões mais antigas da história da filosofia, a saber, à relação entre

  • A.

    corpo e alma.

  • B.

    natureza e moralidade.

  • C.

    ser e não ser.

  • D.

    mortalidade e imortalidade.

Tendo em vista a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em compreender os temas próprios da filosofia, o tema exposto no texto acima poderia ser abordado, por exemplo, por meio

  • A.

    de um longo exercício de memorização de todas as relações e diferenças referentes ao assunto.

  • B.

    da leitura de textos filosóficos estritamente técnicos, como artigos sobre a Crítica da Razão Pura de Kant e sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel.

  • C.

    do levantamento do conhecimento prévio dos próprios alunos acerca de algum movimento social de protesto ou de lutas por alguma causa.

  • D.

    de um rigoroso exercício de lógica, no qual os alunos aprenderiam a identificar as diferenças e relações entre uma coisa e outra analisando os termos das sentenças.

Nesse texto, Hume afirma que

  • A.

    os autores dão um salto na argumentação, passando sem explicações do plano do ser para o plano do dever ser.

  • B.

    os autores dos sistemas de moral cometem um erro linguístico ao escrever é ou não é onde o correto é escrever deve ou não deve.

  • C.

    todos os sistemas de moral da história da filosofia buscaram provar a existência de Deus.

  • D.

    os sistemas de moral desenvolvem argumentos consistentes ao operar o salto argumentativo do plano do ser ao plano do dever ser.

De acordo com o que se pode deduzir não apenas da passagem de Hume citada acima, mas de sua filosofia como um todo, está correto afirmar que, para ele,

  • A.

    o plano dos fatos não difere do plano dos valores, de modo que um fato sempre traz em si um juízo de valor e vice-versa, um juízo de valor sempre expressa o modo como as coisas são.

  • B.

    as verdades fatuais e descritivas, que tratam das coisas como elas são, diferem muito das verdades valorativas ou prescritivas, que tratam das coisas como elas devem ser.

  • C.

    os valores, que se referem ao plano da moral, se fundamentam inteiramente no plano dos fatos e são determinados por eles, o que caracteriza como realista o pensamento de Hume sobre a moral.

  • D.

    os fatos, que se referem ao plano das coisas, se fundamentam inteiramente no plano dos valores, o que caracteriza como idealista o pensamento de Hume sobre a moral.

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