Questões de Filosofia do ano 2012

Lista completa de Questões de Filosofia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    metafísica.

  • B.

    religião.

  • C.

    ciência.

  • D.

    política.

Ao longo da história da filosofia, uma das discussões mais ricas e complexas é aquela a respeito da relação liberdade e determinismo. De acordo com as Orientações Pedagógicas para o Ensino da Filosofia/MG, a forma mais adequada de se mostrar ao aluno como essa relação pode ser pensada no seio da vida cotidiana é

  • A.

    levantar fatos do cotidiano (colhidos por exemplo, de jornais ou revistas) e discutir em que medida neles as ações humanas são livres ou não.

  • B.

    distribuir aos alunos textos de filósofos e artigos especializados sobre o tema e exigir deles um fichamento.

  • C.

    realizar um intenso trabalho de memorização de trechos de obras de filósofos consagrados.

  • D.

    expor e resumir oralmente aos alunos os textos mais importantes de filósofos consagrados.

Descartes se destaca na história do dualismo porque foi o primeiro filósofo a

  • A.

    indicar que as ideias são sempre provenientes da experiência.

  • B.

    afirmar que a alma é de natureza distinta da do corpo.

  • C.

    mostrar como as paixões são originadas exclusivamente a partir da mente, sem nenhuma conexão com o corpo.

  • D.

    identificar claramente a mente com a consciência e a distingui-la de sua sede corporal, o cérebro.

  • A.

    pensamentos positivos auxiliam muitas vezes no processo de cura de doenças graves.

  • B.

    o bem-estar psíquico de uma pessoa é principalmente obtido através da boa alimentação e da prática regular de atividade física.

  • C.

    as sensações, como a dor, por exemplo, são resultados de alterações físicas de nosso corpo.

  • D.

    todos os pensamentos de uma pessoa podem ser codificados por uma análise físico-química de seu cérebro.

  • A.

    as suas conclusões forem inferidas a partir de uma base ampla de experimentos.

  • B.

    os conhecimentos que a compõem forem fundamentados em princípios verdadeiros.

  • C.

    os seus princípios forem avaliados periodicamente pelos cientistas.

  • D.

    a sua constituição for motivada por uma atitude cética.

  • A.

    os conteúdos das ideias que estão na nossa mente são provenientes das impressões sensoriais.

  • B.

    as quimeras, como a montanha de ouro e o cavalo virtuoso, mostram como a mente é capaz de produzir ideias que não têm nenhuma relação com a experiência.

  • C.

    a mente, por ser presa à experiência sensorial, não tem nenhum poder sobre as suas ideias ou concepções.

  • D.

    o papel da mente na constituição do conhecimento é nulo.

  • A.

    a observação empírica não conduz a conhecimentos científicos.

  • B.

    as conclusões alcançadas pelo conhecimento científico são perenes, devido ao grande número de casos que as fundamentam.

  • C.

    a indução a partir de dados da experiência não pode jamais dar origem a um enunciado universal.

  • D.

    as conclusões às quais o conhecimento científico chega são falsas.

A objetividade, de maneira geral, se define como

  • A.

    a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.

  • B.

    o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.

  • C.

    a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.

  • D.

    o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.

As Orientações Pedagógicas/MG sugerem como estratégia na iniciação ao problema da verdade e da objetividade o levantamento de uma discussão sobre algum tema, como o aborto e globalização, por exemplo. O professor deve, então, fazer com que os alunos, ao se depararem com a pluralidade de opiniões,

  • A.

    mantenham uma postura democrática e tolerante, aceitando a pluralidade de opiniões, sem questionálas.

  • B.

    percebam que toda discussão é inútil, já que cada um pensa algo diferente dos demais.

  • C.

    mantenham as suas posições e tenham convicção no que eles pensam, não se deixando convencer pelos demais.

  • D.

    procurem fundamentar as suas posições e tomem consciência do problema do critério que deve justificar as afirmações.

Segundo as Orientações Pedagógicas/MG concernentes ao problema da indução, a principal diferença entre a inferência indutiva e a dedutiva é que, enquanto a indução

  • A.

    produz uma conclusão que extrapola o que está contido nas premissas, ampliando o conhecimento, a dedução produz uma conclusão que apenas explicita o que estava contido nas premissas.

  • B.

    trabalha sempre com relações de ideias, a dedução apenas lida com fatos obtidos da experiência.

  • C.

    é um procedimento exclusivo do senso comum, que se atém apenas ao que a experiência mostra, a dedução é o procedimento que propriamente caracteriza a ciência, que sempre produz conhecimentos necessários e universais.

  • D.

    chega a conclusões tautológicas, apenas repetindo o conteúdo do que já era conhecido, a dedução produz conhecimentos inéditos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...