Questões de Filosofia do ano 2012

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As Orientações Pedagógicas/MG sugerem, relativamente ao problema da indução, que o professor levante para os seus alunos as seguintes questões: Pode existir experiência sem teoria? Todo conhecimento provém da experiência? Os fatos científicos são simplesmente constatados? Em que condições uma experiência é científica? A teoria pode prescindir da experiência? Pode-se ter razão contra os fatos? A experiência pode confirmar uma ideia falsa? De maneira geral, o objetivo destas perguntas é o de estimular os alunos a refletirem sobre

  • A.

    a influência das ciências nas escolhas individuais.

  • B.

    a interferência da experiência pessoal no desenvolvimento das ciências.

  • C.

    o quanto as ciências e as suas inovações tecnológicas facilitam a vida das pessoas, tornando as tarefas do cotidiano mais cômodas.

  • D.

    a relação do conhecimento científico com o seu método e a ideologia da neutralidade da ciência.

  • A.

    concepção segundo a qual a ciência constitui a única forma possível de conhecimento verdadeiro vigorou em toda a história da humanidade.

  • B.

    concepção de muitos segundo a qual a ciência é a forma de conhecimento objetivo por excelência enraíza- se no positivismo.

  • C.

    ciência produz conhecimentos cuja validade se restringe apenas à comunidade científica.

  • D.

    ciência surgiu somente com o positivismo, corrente filosófica do século XIX.

Com o advento da Idade Moderna, começam a ocorrer mudanças, como:

I. A técnica passa a se vincular à ciência.

II. A filosofia começa a perder a primazia para a ciência.

III. A matemática passa a ser mais valorizada em detrimento da lógica.

IV. A teologia começa a se tornar o principal objeto de estudos.

V. A física passa a investigar as finalidades internas a cada ser natural.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I e V.

Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?

  • A.

    A tékhne é superior à política e à moral porque é mais útil.

  • B.

    A política e a moral são conhecimentos, ao passo que a tékhne não é um saber, já que não pode ser nem aprendida e nem ensinada.

  • C.

    Enquanto a política e a moral têm como objeto o próprio agente do saber, o escopo da tékhne está em algo exterior ao agente.

  • D.

    Enquanto a política e a moral não podem constituir objetos de teoria, a tékhne pode.

Um dos objetivos listados nas Orientações Pedagógicas/ MG para o ensino da mitologia grega e de sua relação com a filosofia é o de que os alunos compreendam como a

  • A.

    filosofia é interpretação da cultura.

  • B.

    mitologia se opõe radicalmente à filosofia.

  • C.

    mitologia é construída por um discurso lógico rigoroso.

  • D.

    cultura grega se constituiu como a forma mais elevada de cultura.

Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à relação entre mito e logos, Platão é assinalado como um filósofo que o professor deve contemplar na sua aula. Isto porque, no pensamento de Platão,

  • A.

    o mito é completamente ausente, já que o filósofo contrapunha ao mito o discurso demonstrativo, o único que pode lograr alcançar as verdades universais e necessárias.

  • B.

    há uma imbricação entre discurso demonstrativo e mítico, uma vez que o filósofo utilizava o mito como recurso para tratar de certas questões.

  • C.

    há uma análise profunda e detalhada de toda a mitologia grega, razão pela qual os seus escritos constituem a principal fonte de conhecimento desta.

  • D.

    o mito é reconhecido como precursor da atitude filosófica, ainda que o filósofo acabe por excluí-lo de seu discurso.

Na apresentação do surgimento da filosofia, deve-se chamar a atenção dos alunos para o fato de que este surgimento

  • A.

    foi algo completamente espontâneo e natural, não trazendo novidade alguma em relação à cultura grega de então.

  • B.

    instaurou uma ruptura completa com a cultura de onde proveio, podendo ser descrito como milagroso.

  • C.

    foi um processo social e cultural que dependeu de circunstâncias históricas bem determinadas, dentre as quais se destaca o surgimento da polis grega.

  • D.

    instaurou um retorno à cultura homérica, já que as primeiras doutrinas filosóficas se limitam a repetir a Ilíada e a Odisseia.

Nas Orientações Pedagógicas/MG concernentes à lógica e à argumentação, o professor do Ensino Médio é enfaticamente orientado a

  • A.

    mostrar como todo tipo de sentença possui um valor de verdade.

  • B.

    mostrar como a lógica não possui nenhuma relação com a linguagem comum.

  • C.

    não distinguir argumentos indutivos dos dedutivos, já que os mesmos possuem as mesmas características.

  • D.

    não lecionar lógica tendo por base apenas a silogística, que constitui uma pequena parte da lógica moderna.

O ensino da lógica é importante principalmente porque

  • A.

    auxilia o aluno a escrever de modo mais rebuscado.

  • B.

    assegura a entrada do aluno no mercado de trabalho.

  • C.

    auxilia o aluno a argumentar melhor e com mais rigor.

  • D.

    faz o aluno entender melhor seus direitos e deveres.

A validade lógica de um argumento é determinada

  • A.

    pela sua forma.

  • B.

    pelo seu conteúdo.

  • C.

    pela pessoa que o profere.

  • D.

    pela sua finalidade.

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