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Segundo a Proposta Curricular do Ensino Médio para Filosofia (cf. p. 7), o ensino dessa disciplina nos séculos XX e XXI deve ir na contramão do modelo positivista tão disseminado na cultura brasileira principalmente na década de 1960. Segundo o texto, ensinar filosofia, no final do século XX e começos do século XXI, passa a significar formação crítica e torna-se um elemento decisivo na redescoberta da educação para a cidadania ... . Para isso, o texto propõe que o ensino da filosofia deve ser realizado de forma a
buscar seu sentido original de paideia e a se renovar com a pesquisa em História da Filosofia.
auxiliar os alunos a entrarem para o mercado de trabalho.
concorrer com as demais disciplinas do currículo escolar em termos de utilidade e tecnicidade.
encaixar o aluno naquela figura do filósofo descrita por Aristóteles na Metafísica, de um indivíduo totalmente desinteressado e que estaria acima dos desejos e necessidades humanos.
As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.
Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante no currículo do Ensino Médio porqueé um elemento diferencial para se considerar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
ajuda aqueles que pretendem seguir a carreira de historiadores da filosofia.
colabora na formação de futuros oradores e políticos, na medida em que está vinculada à natureza argumentativa da disciplina.
contribui de maneira diferenciada para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico.
No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da história uma discussão entre os defensores do relativismo e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo que as leis morais possuem sua origem nos costumes e os segundos defendendo que elas possuem uma validade atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant
se encaixa na vertente universalista, pois o imperativo categórico deve valer absolutamente para todos, independentemente do lugar e dos costumes.
se encaixa na vertente relativista, pois o imperativo categórico vale apenas para o indivíduo considerado em sua cultura e dentro dos seus costumes.
não se encaixa em nenhuma das vertentes, já que a sua moral propõe um modelo que escapa tanto do universalismo quanto do relativismo.
se encaixa em ambas as vertentes, já que a sua moral tenta conciliar o universalismo com o relativismo.
No que se refere ao ensino do tema universalismo versus relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar a discussão procedendo a uma
defesa apaixonada do relativismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
discussão em sala de aula entre os alunos, de modo que eles percebam por si próprios as diferenças entre uma coisa e outra.
defesa apaixonada do universalismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.
argumentação segundo a qual tanto o universalismo quanto o relativismo são destituídos de verdade, dado que não podem provar os seus argumentos.
Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto?
A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói.
Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo.
Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo.
Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte.
De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre
corpo e alma.
liberdade e determinismo.
realismo e idealismo.
ato e potência.
da beleza como ideia, de Hegel.
de juízo de gosto, de Kant.
de estética, de Baumgarten.
de aura da obra de arte, de Walter Benjamin.
Uma das distinções mais essenciais da filosofia política é aquela entre o público e o privado. Segundo as Orientações Pedagógicas/MG, intuitivamente, essa diferença parece ser facilmente estabelecida, mas nem sempre é assim em nossas relações sociais e políticas. Muitas vezes não vemos com clareza a linha que divide um domínio do outro. Essa confusão entre o público e o privado pode ser vista concretamente no nosso dia a dia, por exemplo,
I. na prática da corrupção em geral.
II. na exposição da vida íntima de uma celebridade.
III. na depredação de prédios e instalações de uso coletivo.
IV. no investimento do dinheiro público em obras de saneamento e infraestrutura.
Está correto o apresentado em
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é
levar o aluno a compreender todas as teorias políticas mais importantes em seus mínimos detalhes.
formar o aluno para que ele possa se tornar no futuro um político capaz de desempenhar suas funções públicas com sucesso.
procurar desfazer os preconceitos do aluno em relação à política e à figura do político em geral.
fazer com que o aluno se desinteresse ao máximo da política e se concentre apenas em sua formação individual.
Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1), Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta da natureza das coisas, o filósofo quer dizer que a lei
não possui validade universal para todos os cidadãos, mas, pelo contrário, é apenas individual.
não é arbitrária na medida em que mantém uma estreita relação com os costumes do povo.
é absolutamente universal e, nessa medida, é válida para todos os povos.
é inteiramente arbitrária na medida em que é criada unicamente pelo rei.
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