Questões de Filosofia do ano 2012

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Segundo a Proposta Curricular do Ensino Médio para Filosofia (cf. p. 7), o ensino dessa disciplina nos séculos XX e XXI deve ir na contramão do modelo positivista tão disseminado na cultura brasileira principalmente na década de 1960. Segundo o texto, ensinar filosofia, no final do século XX e começos do século XXI, passa a significar formação crítica e torna-se um elemento decisivo na redescoberta da educação para a cidadania ... . Para isso, o texto propõe que o ensino da filosofia deve ser realizado de forma a

  • A.

    buscar seu sentido original de paideia e a se renovar com a pesquisa em História da Filosofia.

  • B.

    auxiliar os alunos a entrarem para o mercado de trabalho.

  • C.

    concorrer com as demais disciplinas do currículo escolar em termos de utilidade e tecnicidade.

  • D.

    encaixar o aluno naquela figura do filósofo descrita por Aristóteles na Metafísica, de um indivíduo totalmente desinteressado e que estaria acima dos desejos e necessidades humanos.

As Orientações Curriculares para o Ensino de Filosofia chamam a atenção para o ‘papel peculiar da filosofia no desenvolvimento da competência geral da fala, leitura e escrita’ (p. 26), que estão profundamente vinculadas à natureza argumentativa da disciplina e contribuem para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico. Para desenvolver essas competências de uma maneira especificamente filosófica, é preciso lembrar que o diferencial do ensino da disciplina Filosofia está em sua referência à História da Filosofia ou, em outras palavras, à tradição filosófica.

Segundo indica este texto, a História da Filosofia seria importante no currículo do Ensino Médio porque

  • A.

    é um elemento diferencial para se considerar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

  • B.

    ajuda aqueles que pretendem seguir a carreira de historiadores da filosofia.

  • C.

    colabora na formação de futuros oradores e políticos, na medida em que está vinculada à natureza argumentativa da disciplina.

  • D.

    contribui de maneira diferenciada para o desenvolvimento de um pensamento autônomo e crítico.

No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da história uma discussão entre os defensores do relativismo e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo que as leis morais possuem sua origem nos costumes e os segundos defendendo que elas possuem uma validade atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant

  • A.

    se encaixa na vertente universalista, pois o imperativo categórico deve valer absolutamente para todos, independentemente do lugar e dos costumes.

  • B.

    se encaixa na vertente relativista, pois o imperativo categórico vale apenas para o indivíduo considerado em sua cultura e dentro dos seus costumes.

  • C.

    não se encaixa em nenhuma das vertentes, já que a sua moral propõe um modelo que escapa tanto do universalismo quanto do relativismo.

  • D.

    se encaixa em ambas as vertentes, já que a sua moral tenta conciliar o universalismo com o relativismo.

No que se refere ao ensino do tema universalismo versus relativismo moral, o professor de filosofia deve apresentar a discussão procedendo a uma

  • A.

    defesa apaixonada do relativismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.

  • B.

    discussão em sala de aula entre os alunos, de modo que eles percebam por si próprios as diferenças entre uma coisa e outra.

  • C.

    defesa apaixonada do universalismo, procurando mostrar como apenas essa posição pode ser verdadeira.

  • D.

    argumentação segundo a qual tanto o universalismo quanto o relativismo são destituídos de verdade, dado que não podem provar os seus argumentos.

Qual resposta abaixo seria mais apropriada para a pergunta feita pelo autor ao final do texto?

  • A.

    A situação das formigas é completamente diferente da de Heitor porque as formigas podem escolher morrer, enquanto não resta nenhuma escolha para o herói.

  • B.

    Não há diferença entre a formiga e Heitor, já que ambos acabam morrendo.

  • C.

    Enquanto as formigas-soldado ficam para fora do formigueiro por um acidente, Heitor é instintivamente obrigado a defender seu povo contra o ataque do inimigo.

  • D.

    Enquanto a formiga age instintivamente, não morrendo por escolha, Heitor age livremente, escolhendo a morte.

De forma resumida, está correto afirmar que o tema central do texto é a relação entre

  • A.

    corpo e alma.

  • B.

    liberdade e determinismo.

  • C.

    realismo e idealismo.

  • D.

    ato e potência.

  • A.

    da beleza como ideia, de Hegel.

  • B.

    de juízo de gosto, de Kant.

  • C.

    de estética, de Baumgarten.

  • D.

    de aura da obra de arte, de Walter Benjamin.

Uma das distinções mais essenciais da filosofia política é aquela entre o público e o privado. Segundo as Orientações Pedagógicas/MG, intuitivamente, essa diferença parece ser facilmente estabelecida, mas nem sempre é assim em nossas relações sociais e políticas. Muitas vezes não vemos com clareza a linha que divide um domínio do outro. Essa confusão entre o público e o privado pode ser vista concretamente no nosso dia a dia, por exemplo,

I. na prática da corrupção em geral.

II. na exposição da vida íntima de uma celebridade.

III. na depredação de prédios e instalações de uso coletivo.

IV. no investimento do dinheiro público em obras de saneamento e infraestrutura.

Está correto o apresentado em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    II e IV, apenas.

Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é

  • A.

    levar o aluno a compreender todas as teorias políticas mais importantes em seus mínimos detalhes.

  • B.

    formar o aluno para que ele possa se tornar no futuro um político capaz de desempenhar suas funções públicas com sucesso.

  • C.

    procurar desfazer os preconceitos do aluno em relação à política e à figura do político em geral.

  • D.

    fazer com que o aluno se desinteresse ao máximo da política e se concentre apenas em sua formação individual.

Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1), Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta da “natureza das coisas”, o filósofo quer dizer que a lei

  • A.

    não possui validade universal para todos os cidadãos, mas, pelo contrário, é apenas individual.

  • B.

    não é arbitrária na medida em que mantém uma estreita relação com os costumes do povo.

  • C.

    é absolutamente universal e, nessa medida, é válida para todos os povos.

  • D.

    é inteiramente arbitrária na medida em que é criada unicamente pelo rei.

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