Questões sobre Geral

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  • A.

    identifica-se com um processo contínuo de progresso não-contraditório.

  • B.

    está relacionada com o aumento da felicidade e expansão dos valores éticos.

  • C.

    expressa-se como domínio da natureza não relacionado à luta de classes.

  • D.

    apresenta tensões internas relacionadas com o conflito entre necessidade e liberdade.

  • E.

    é um processo conduzido por uma racionalidade de natureza libertadora.

  • A.

    apresenta-se como sabedoria de vida.

  • B.

    é sinônimo de teologia.

  • C.

    identifica-se com a reflexão crítica.

  • D.

    manifesta-se como ideologia.

  • E.

    identifica-se com uma certa visão de mundo.

  • A.

    tem como pressuposto fundamental o relativismo dos valores.

  • B.

    subordina-se necessariamente a valores religiosos.

  • C.

    apresenta conotações que independem das relações humanas.

  • D.

    apresenta pretensões universais do ponto de vista da sociedade que a institui.

  • E.

    subordina-se a parâmetros científicos e cartesianos de conhecimento.

Nas reflexões filosóficas sobre a relação milenar entre natureza e cultura desenvolvidas desde a antiguidade até a modernidade,

  • A.

    predominou desde sempre a concepção de que o homem era dominador e a natureza, dominada.

  • B.

    predominou desde sempre a concepção de que a natureza era dominadora em relação ao homem, frágil e impotente.

  • C.

    houve uma alteração substancial: se na antiguidade a natureza era considerada ameaçadora, na modernidade ela passou a ser considerada frágil e ameaçada.

  • D.

    predominou ao longo dos séculos uma visão de que o homem sempre manteve uma relação equilibrada em relação à natureza.

O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período – a cosmologia – é definido como um tipo de saber:

  • A.

    empírico.

  • B.

    dogmático

  • C.

    especulativo.

  • D.

    cosmogônico

  • E.

    metafísico.

O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas para diferenciar o homem dos demais seres vivos. Nesse mito, o

  • A.

    fogo roubado, entregue aos homens, representa o início da corrupção e do vício humanos.

  • B.

    homem é representado como poderoso e invencível em relação aos deuses, que nada podem fazer para deter o progresso humano.

  • C.

    principal deus do Olimpo, Zeus, se compadece com a fraqueza humana e doa aos homens a razão e a técnica.

  • D.

    roubo do fogo indica o início da cultura humana, na medida em que representa a aquisição do saber técnico.

Os primeiros filósofos do período socrático foram os sofistas, que vieram ao encontro de uma cultura adaptada à educação política das classes. NÃO estão associadas aos sofistas as ideias de:

  • A.

    humanismo e relativismo.

  • B.

    natureza (physis ) e justiça ( dike )

  • C.

    cultura (paidéia ) e excelência (areté ).

  • D.

    opinião (doxá ) e retórica (peithó ).

  • E.

    convenção (nomos ) e cidade política (pólis)

O texto acima se refere a uma das questões mais antigas da história da filosofia, a saber, à relação entre

  • A.

    corpo e alma.

  • B.

    natureza e moralidade.

  • C.

    ser e não ser.

  • D.

    mortalidade e imortalidade.

O problema da cont radição-mudança e identidade-permanência dos seres, posto por Heráclito e Parmênides, encontrou resposta na fase de apogeu da filosofia grega, com Platão e Aristóteles. Écorreto dizer que:

  • A.

    o mundo inteligível é parmenidiano e o mundo sensível é heraclitiano, para Platão.

  • B.

    a mudança afeta a identidade do ser, segundo Aristóteles.

  • C.

    essências e aparências estão juntas num único mundo, de acordo com Platão.

  • D.

    a realidade está dividida em dois mundos, o das aparências e o das essências,emAristóteles.

  • E.

    o mundo sensível é composto de seres mutáveis e imutáveis, conforme Platão.

Tendo em vista a dificuldade dos alunos do Ensino Médio em compreender os temas próprios da filosofia, o tema exposto no texto acima poderia ser abordado, por exemplo, por meio

  • A.

    de um longo exercício de memorização de todas as relações e diferenças referentes ao assunto.

  • B.

    da leitura de textos filosóficos estritamente técnicos, como artigos sobre a Crítica da Razão Pura de Kant e sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel.

  • C.

    do levantamento do conhecimento prévio dos próprios alunos acerca de algum movimento social de protesto ou de lutas por alguma causa.

  • D.

    de um rigoroso exercício de lógica, no qual os alunos aprenderiam a identificar as diferenças e relações entre uma coisa e outra analisando os termos das sentenças.

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