Questões sobre Geral

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As Orientações Pedagógicas/MG sugerem como estratégia na iniciação ao problema da verdade e da objetividade o levantamento de uma discussão sobre algum tema, como o aborto e globalização, por exemplo. O professor deve, então, fazer com que os alunos, ao se depararem com a pluralidade de opiniões,

  • A.

    mantenham uma postura democrática e tolerante, aceitando a pluralidade de opiniões, sem questionálas.

  • B.

    percebam que toda discussão é inútil, já que cada um pensa algo diferente dos demais.

  • C.

    mantenham as suas posições e tenham convicção no que eles pensam, não se deixando convencer pelos demais.

  • D.

    procurem fundamentar as suas posições e tomem consciência do problema do critério que deve justificar as afirmações.

Em suas obras sobre a questão da técnica, Heidegger

  • A.

    propõe uma ecologia humanista, que foque no humano em detrimento ao meramente natural.

  • B.

    antecipa a ideia de um desenvolvimento sustentável, propondo que o crescimento econômico da economia de mercado possa se harmonizar com a preservação do meio ambiente.

  • C.

    antecipa aspectos de uma crítica à sociedade tecnológica que deram sustentação à chamada deep ecology (ecologia profunda) nos anos sessenta e setenta.

  • D.

    postula que não há como falar filosoficamente sobre a técnica, tendo em vista ser esta um tópico da ciência, que não faz parte do humanismo filosófico defendido pelo próprio Heidegger.

Segundo as Orientações Pedagógicas/MG concernentes ao problema da indução, a principal diferença entre a inferência indutiva e a dedutiva é que, enquanto a indução

  • A.

    produz uma conclusão que extrapola o que está contido nas premissas, ampliando o conhecimento, a dedução produz uma conclusão que apenas explicita o que estava contido nas premissas.

  • B.

    trabalha sempre com relações de ideias, a dedução apenas lida com fatos obtidos da experiência.

  • C.

    é um procedimento exclusivo do senso comum, que se atém apenas ao que a experiência mostra, a dedução é o procedimento que propriamente caracteriza a ciência, que sempre produz conhecimentos necessários e universais.

  • D.

    chega a conclusões tautológicas, apenas repetindo o conteúdo do que já era conhecido, a dedução produz conhecimentos inéditos.

Peter Medawar ressalta em Os Limites das Ciências as dificuldades que a ciência tem apresentado tanto para encaminhar quanto para responder as questões postas a ela ao longo da história. Medawar enfatiza que a articulação entre a política e a ciência tem demonstrado que as políticas de Estado interferem decisivamente no percurso do desenvolvimento científico. A partir disso, é correto afirmar que

  • A.

    as decisões de Estado são deliberações que representam demandas ideológicas e, por isso, podem conter intencionalidades distantes do ideal científico.

  • B.

    as políticas de Estado referentes ao desenvolvimento científico visam instaurar o bem estar da sociedade.

  • C.

    o desenvolvimento de pesquisas científicas não reconhece fronteiras (Estados), posto que se destina a favorecer toda a humanidade.

  • D.

    o contexto do mundo contemporâneo tem fortalecido o vínculo da ciência com os projetos de Estado, distanciando as pesquisas científicas dos interesses do mercado.

As Orientações Pedagógicas/MG sugerem, relativamente ao problema da indução, que o professor levante para os seus alunos as seguintes questões: Pode existir experiência sem teoria? Todo conhecimento provém da experiência? Os fatos científicos são simplesmente constatados? Em que condições uma experiência é científica? A teoria pode prescindir da experiência? Pode-se ter razão contra os fatos? A experiência pode confirmar uma ideia falsa? De maneira geral, o objetivo destas perguntas é o de estimular os alunos a refletirem sobre

  • A.

    a influência das ciências nas escolhas individuais.

  • B.

    a interferência da experiência pessoal no desenvolvimento das ciências.

  • C.

    o quanto as ciências e as suas inovações tecnológicas facilitam a vida das pessoas, tornando as tarefas do cotidiano mais cômodas.

  • D.

    a relação do conhecimento científico com o seu método e a ideologia da neutralidade da ciência.

No mundo contemporâneo, tem se ressaltado a preocupação com as atitudes do presente e as suas implicações para o futuro. Entretanto, o problema acerca da noção de alteridade já se fazia presente nos diálogos de Platão. Problematizar a relação com o outro torna-se um imperativo por influência do pensamento liberal que, por sua vez, converge para a compreensão de que o limite de toda ação está posto na relação com o direito do outro. Assim, se faz necessário, pensar a dimensão do outro sujeito como

  • A.

    interrelação que anula as individualidades, aniquilando o ideal de coletividade.

  • B.

    condição de possibilidade da própria existência do sujeito, pois, no outro, estão as referências para a construção da subjetividade.

  • C.

    convivência necessária ao fortalecimento da noção de equidade.

  • D.

    instância do discurso divergente que deve ser negado e contraditado.

  • A.

    concepção segundo a qual a ciência constitui a única forma possível de conhecimento verdadeiro vigorou em toda a história da humanidade.

  • B.

    concepção de muitos segundo a qual a ciência é a forma de conhecimento objetivo por excelência enraíza- se no positivismo.

  • C.

    ciência produz conhecimentos cuja validade se restringe apenas à comunidade científica.

  • D.

    ciência surgiu somente com o positivismo, corrente filosófica do século XIX.

A concepção que Heidegger apresentava sobre a metafísica leva a pensar que

  • A.

    a investigação metafísica busca fundamentalmente a contemplação da natureza do ser primordial, Deus ou o primeiro motor imóvel.

  • B.

    a metafísica é uma ferramenta que pode ser utilizada como um mecanismo ontológico de ascensão contemplativa, da opinião em direção ao conhecimento teorético de todas as coisas.

  • C.

    a metafísica se preocupa com as causas fundamentais dos entes particulares, de maneira a fornecer uma visão sistemática sobre cada um dos entes, classificados taxionomicamente a partir dessas mesmas causas do Ser.

  • D.

    aquele que questiona, na investigação metafísica, está envolvido com a questão de modo que pode ser surpreendido, pois ele é um ente em meio aos entes e implicitamente transcende os entes como um todo.

Com o advento da Idade Moderna, começam a ocorrer mudanças, como:

I. A técnica passa a se vincular à ciência.

II. A filosofia começa a perder a primazia para a ciência.

III. A matemática passa a ser mais valorizada em detrimento da lógica.

IV. A teologia começa a se tornar o principal objeto de estudos.

V. A física passa a investigar as finalidades internas a cada ser natural.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    I e V.

Kant estabelece três princípios da constituição republicana que fundamentariam os regimes calcados em uma ordem democrática. Esses três princípios são:

  • A.

    Liberdade para todos os membros da sociedade; construção de legislações específicas para classes sociais diferentes; igualdade, como cidadãos, perante a lei.

  • B.

    Liberdade para todos os membros da sociedade; dependência de todos e de cada um a uma legislação comum; igualdade, como cidadãos, perante a lei.

  • C.

    Construção de legislações específicas para classes sociais diferentes; separação dos poderes; devido processo legal.

  • D.

    Construção de legislações específicas para sujeitos que sejam hipossuficientes; liberdade para todos os membros da sociedade; proteção das minorias étnicas contra legislações discriminatórias.

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