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As doutrinas políticas de G. W. F. Hegel e Karl Marx traçam o destino histórico da humanidade sem, contudo, convergirem acerca da origem e natureza do Estado, é INCORRETO dizer que:
o Estado é a instituição jurídica que visa à equidade e à segurança dos cidadãos,emMarx.
a soberania do Estado é depositária do interesse universal do todo social,emHegel.
o Estado, na visão de Hegel, tem como papel o arbítrio dos conflitos da sociedade civil, que é também a esfera do mercado.
o fim da história é o momento da realização do Espírito Absoluto por meio da obra do Estado, em Hegel.
a sociedade civil, entendida como o conjunto das relações econômicas, funda o Estado, e não o contrário, na visão de Marx.
Um dos desafios do professor ao ensinar filosofia política ao aluno do Ensino Médio é
levar o aluno a compreender todas as teorias políticas mais importantes em seus mínimos detalhes.
formar o aluno para que ele possa se tornar no futuro um político capaz de desempenhar suas funções públicas com sucesso.
procurar desfazer os preconceitos do aluno em relação à política e à figura do político em geral.
fazer com que o aluno se desinteresse ao máximo da política e se concentre apenas em sua formação individual.
As ciências humanas surgiram depois que as ciências naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, é INCORRETO afirmar que:
as ciências humanas, assim como as ciências naturais, para nascerem, tiveram que se libertar da esfera da metafísica.
o historicismo estuda os fatos humanos com base no método da observação-experimentação, usado nas ciências naturais.
as ciências naturais e as ciências humanas, no século XIX, tiveram como fonte científica comum a teoria evolucionista (darwinismo).
as ciências sociais (Antropologia e Sociologia), ao surgirem, apoiaram-se nas teorias naturais para os estudos dos fatos humanos.
a separação entre sujeito e objeto do conhecimento é a base da ideia de objetividade, tanto nas ciências naturais, como nas ciências humanas.
Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1), Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta da natureza das coisas, o filósofo quer dizer que a lei
não possui validade universal para todos os cidadãos, mas, pelo contrário, é apenas individual.
não é arbitrária na medida em que mantém uma estreita relação com os costumes do povo.
é absolutamente universal e, nessa medida, é válida para todos os povos.
é inteiramente arbitrária na medida em que é criada unicamente pelo rei.
metafísica.
religião.
ciência.
política.
Filosofia - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Aristóteles afirma, na Metafísica, que a sabedoria não deve ser apenas a ciência ou o conhecimento das causas, mas o conhecimento das causas primeiras e mais universais. Nesse contexto, a filosofia surge como um retorno à sabedoria devido ao
desejo de expressar verdades científicas que expressem o formalismo da razão.
espanto (pathòs) primitivo acerca do qual se especula sobre a natureza (physis).
impulso racionalista que obedece às exigências da vida na pólis.
conflito entre a perspectiva mítica e a explicação dos fenômenos a partir da própria natureza.
Ao longo da história da filosofia, uma das discussões mais ricas e complexas é aquela a respeito da relação liberdade e determinismo. De acordo com as Orientações Pedagógicas para o Ensino da Filosofia/MG, a forma mais adequada de se mostrar ao aluno como essa relação pode ser pensada no seio da vida cotidiana é
levantar fatos do cotidiano (colhidos por exemplo, de jornais ou revistas) e discutir em que medida neles as ações humanas são livres ou não.
distribuir aos alunos textos de filósofos e artigos especializados sobre o tema e exigir deles um fichamento.
realizar um intenso trabalho de memorização de trechos de obras de filósofos consagrados.
expor e resumir oralmente aos alunos os textos mais importantes de filósofos consagrados.
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A questão acerca do conhecimento tem sido uma das principais temáticas da filosofia ao longo da história. As posições divergentes sobre esse assunto tem demonstrado que os pensadores, de modo geral, admitem discutir o conhecimento a partir das suas próprias perspectivas histórico-sociais. Tendo em vista a pertinência do tema para a filosofia, pode-se afirmar que
o conhecimento advém do interesse dos pensadores pré-socráticos em investigar a realidade.
a filosofia moderna corresponde ao período mais favorável para a discussão dos aspectos do conhecimento.
a perspectiva dos sofistas encerra qualquer pretensão de se conter o conhecimento verdadeiro.
o conhecimento, como desvelamento da verdade, refere-se ao caráter não aberto de certas escolas filosóficas antigas.
Descartes se destaca na história do dualismo porque foi o primeiro filósofo a
indicar que as ideias são sempre provenientes da experiência.
afirmar que a alma é de natureza distinta da do corpo.
mostrar como as paixões são originadas exclusivamente a partir da mente, sem nenhuma conexão com o corpo.
identificar claramente a mente com a consciência e a distingui-la de sua sede corporal, o cérebro.
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A democracia ateniense assegurava aos cidadãos o exercício da função legislativa. Segundo os relatos de Platão, Sócrates vivenciou os dois lados do exercício da cidadania, ora como integrante da Ekklesia, ora como réu. Esse aspecto peculiar da vida política ateniense indica que
a democracia permitia que as distorções da vida coletiva fossem suprimidas.
os cidadãos podiam e deviam participar da elaboração das leis que regiam os destinos da cidade.
o exercício das funções que garantem a manutenção do Estado de Direito, como modelo participativo, cabe a todos na cidade.
a filosofia socrática apresenta-se como uma apologia à Democracia.
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