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pensamentos positivos auxiliam muitas vezes no processo de cura de doenças graves.
o bem-estar psíquico de uma pessoa é principalmente obtido através da boa alimentação e da prática regular de atividade física.
as sensações, como a dor, por exemplo, são resultados de alterações físicas de nosso corpo.
todos os pensamentos de uma pessoa podem ser codificados por uma análise físico-química de seu cérebro.
Filosofia - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas definem-se por serem aquelas que
especulam sobre os valores que definem o modo de agir dos homens.
são pertinentes ao uso da racionalidade como fator que distingue os homens dos demais seres vivos.
abordam as coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.
possibilitam a adequação do uso da razão com vistas à transformação da realidade.
as suas conclusões forem inferidas a partir de uma base ampla de experimentos.
os conhecimentos que a compõem forem fundamentados em princípios verdadeiros.
os seus princípios forem avaliados periodicamente pelos cientistas.
a sua constituição for motivada por uma atitude cética.
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Com base na ideia de jogos de linguagem explorado por Ludwig Wittgenstein, analise os enunciados que seguem.
I O significado de uma palavra é determinado pelas regras que governam seu uso em contextos linguísticos específicos.
II A linguagem espelha o mundo, pois ela funciona como uma moldura da realidade.
III Os jogos de linguagem estão imersos em formas de vida. Palavras só possuem significado no fluxo da vida.
Com relação aos itens anteriores, é correto afirmar que as afirmativas
II e III dizem respeito à ideia de Jogos de Linguagem de Wittgenstein.
I e II dizem respeito à teoria da figuração de Wittgenstein.
I e III dizem respeito à ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein.
II e III dizem respeito, respectivamente, à ideia de Jogos de Linguagem e da teoria da figuração.
os conteúdos das ideias que estão na nossa mente são provenientes das impressões sensoriais.
as quimeras, como a montanha de ouro e o cavalo virtuoso, mostram como a mente é capaz de produzir ideias que não têm nenhuma relação com a experiência.
a mente, por ser presa à experiência sensorial, não tem nenhum poder sobre as suas ideias ou concepções.
o papel da mente na constituição do conhecimento é nulo.
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Ao pensar em como a coação poderia contribuir para a liberdade, Kant estabeleceu um imperativo no sentido de que a restrição da liberdade de cada indivíduo se harmonizasse com a liberdade de todos os outros, segundo uma lei universal da liberdade. Esse imperativo é o
categórico da ética, que é hipotético.
do direito.
da moral, que é hipotético e categórico ao mesmo tempo.
da coisa em si.
a observação empírica não conduz a conhecimentos científicos.
as conclusões alcançadas pelo conhecimento científico são perenes, devido ao grande número de casos que as fundamentam.
a indução a partir de dados da experiência não pode jamais dar origem a um enunciado universal.
as conclusões às quais o conhecimento científico chega são falsas.
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À medida que Descartes desenvolve sua ideia de um sistema de conhecimento, observamos surgir um componente importante, a saber, a ênfase na unidade do sistema, de maneira a ser possível propor a noção de que todas as coisas que se incluem no alcance do conhecimento humano, estão interligadas. Nesse sentido, é possível pensar que a concepção cartesiana de ciência busca
uma visão fragmentada, dividida em pacotes epistêmicos que espelham um modelo disciplinar de conhecimento.
um critério distintivo de refutabilidade para a definição do que é e do que não é cientifico.
uma articulação englobando todos os objetos de cognição humana.
uma metodologia de verificação lógica para atestar a verdade ou a falsidade de proposições científicas através da dúvida metodológica.
A objetividade, de maneira geral, se define como
a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.
o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.
a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.
o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.
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A filosofia patrística (Século I ao Século VII d.C.) refere-se à predominância do pensamento cristão em relação à tradição de pensamento antigo. Os filósofos desse período introduziram novas concepções à medida que intencionavam defender a evangelização e a própria religião cristã. Desse modo, uma das concepções trazidas por eles foi a ideia de
um Deus Demiurgo (artífice) responsável pela criação e manipulação da realidade.
criação a partir do nada, contradizendo a visão da antiguidade que supunha a geração de todas as coisas.
divindade representando a potencialização das virtudes humanas, apresentando-se como modelo de perfeição.
livre arbítrio possibilitando entender a vontade de Deus como semelhante à vontade dos homens.
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