Questões sobre Geral

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  • A.

    pensamentos positivos auxiliam muitas vezes no processo de cura de doenças graves.

  • B.

    o bem-estar psíquico de uma pessoa é principalmente obtido através da boa alimentação e da prática regular de atividade física.

  • C.

    as sensações, como a dor, por exemplo, são resultados de alterações físicas de nosso corpo.

  • D.

    todos os pensamentos de uma pessoa podem ser codificados por uma análise físico-química de seu cérebro.

Aristóteles converge seu pensamento para a sistematização do conhecimento humano. Para tanto, ele classifica os campos de investigação da filosofia em ciências produtivas, ciências práticas e em ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas. Assim, segundo a classificação feita por ele, as ciências teóricas definem-se por serem aquelas que

  • A.

    especulam sobre os valores que definem o modo de agir dos homens.

  • B.

    são pertinentes ao uso da racionalidade como fator que distingue os homens dos demais seres vivos.

  • C.

    abordam as coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações.

  • D.

    possibilitam a adequação do uso da razão com vistas à transformação da realidade.

  • A.

    as suas conclusões forem inferidas a partir de uma base ampla de experimentos.

  • B.

    os conhecimentos que a compõem forem fundamentados em princípios verdadeiros.

  • C.

    os seus princípios forem avaliados periodicamente pelos cientistas.

  • D.

    a sua constituição for motivada por uma atitude cética.

Com base na ideia de “jogos de linguagem” explorado por Ludwig Wittgenstein, analise os enunciados que seguem.

I O significado de uma palavra é determinado pelas regras que governam seu uso em contextos linguísticos específicos.

II A linguagem espelha o mundo, pois ela funciona como uma moldura da realidade.

III – Os jogos de linguagem estão imersos em formas de vida. Palavras só possuem significado no fluxo da vida.

Com relação aos itens anteriores, é correto afirmar que as afirmativas

  • A.

    II e III dizem respeito à ideia de Jogos de Linguagem de Wittgenstein.

  • B.

    I e II dizem respeito à teoria da figuração de Wittgenstein.

  • C.

    I e III dizem respeito à ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein.

  • D.

    II e III dizem respeito, respectivamente, à ideia de Jogos de Linguagem e da teoria da figuração.

  • A.

    os conteúdos das ideias que estão na nossa mente são provenientes das impressões sensoriais.

  • B.

    as quimeras, como a montanha de ouro e o cavalo virtuoso, mostram como a mente é capaz de produzir ideias que não têm nenhuma relação com a experiência.

  • C.

    a mente, por ser presa à experiência sensorial, não tem nenhum poder sobre as suas ideias ou concepções.

  • D.

    o papel da mente na constituição do conhecimento é nulo.

Ao pensar em como a coação poderia contribuir para a liberdade, Kant estabeleceu um imperativo no sentido de que a restrição da liberdade de cada indivíduo se harmonizasse com a liberdade de todos os outros, segundo uma lei universal da liberdade. Esse imperativo é o

  • A.

    categórico da ética, que é hipotético.

  • B.

    do direito.

  • C.

    da moral, que é hipotético e categórico ao mesmo tempo.

  • D.

    da coisa em si.

  • A.

    a observação empírica não conduz a conhecimentos científicos.

  • B.

    as conclusões alcançadas pelo conhecimento científico são perenes, devido ao grande número de casos que as fundamentam.

  • C.

    a indução a partir de dados da experiência não pode jamais dar origem a um enunciado universal.

  • D.

    as conclusões às quais o conhecimento científico chega são falsas.

À medida que Descartes desenvolve sua ideia de um sistema de conhecimento, observamos surgir um componente importante, a saber, a ênfase na unidade do sistema, de maneira a ser possível propor a noção de que todas as coisas que se incluem no alcance do conhecimento humano, estão interligadas. Nesse sentido, é possível pensar que a concepção cartesiana de ciência busca

  • A.

    uma visão fragmentada, dividida em pacotes epistêmicos que espelham um modelo disciplinar de conhecimento.

  • B.

    um critério distintivo de refutabilidade para a definição do que é e do que não é cientifico.

  • C.

    uma articulação englobando todos os objetos de cognição humana.

  • D.

    uma metodologia de verificação lógica para atestar a verdade ou a falsidade de proposições científicas através da dúvida metodológica.

A objetividade, de maneira geral, se define como

  • A.

    a liberdade que cada indivíduo possui de emitir a sua opinião, independentemente de seu credo e origem social.

  • B.

    o referencial que permite uma escolha racional entre explicações distintas a propósito de um objeto dado.

  • C.

    a interferência de valores na constituição do conhecimento científico.

  • D.

    o assentimento exclusivo ao que as autoridades afirmam ser verdadeiro.

A filosofia patrística (Século I ao Século VII d.C.) refere-se à predominância do pensamento cristão em relação à tradição de pensamento antigo. Os filósofos desse período introduziram novas concepções à medida que intencionavam defender a evangelização e a própria religião cristã. Desse modo, uma das concepções trazidas por eles foi a ideia de

  • A.

    um Deus Demiurgo (artífice) responsável pela criação e manipulação da realidade.

  • B.

    criação a partir do nada, contradizendo a visão da antiguidade que supunha a geração de todas as coisas.

  • C.

    divindade representando a potencialização das virtudes humanas, apresentando-se como modelo de perfeição.

  • D.

    livre arbítrio possibilitando entender a vontade de Deus como semelhante à vontade dos homens.

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