Questões sobre Geral

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Com relação às filosofias patrística e escolástica, julgue os itens subsequentes.

Segundo Santo Agostinho, as faculdades da alma são a memória, a inteligência e a vontade, as quais correspondem, respectivamente, ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Descartes, nas Meditações, afirma que a vontade pode conduzir-nos ao erro e ao mal. A explicação dada pelo autor para tais desvios da ontade reside no fato de

  • A. o entendimento ser imperfeito devido a sua finitude.
  • B. a liberdade da vontade ser limitada em seu exercício.
  • C. a vontade e o entendimento não poderem atuar conjuntamente.
  • D. a vontade ultrapassar o poder do entendimento de julgar o que não conhece com clareza e distinção.

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

Se um professor de geografia for explicar aos seus alunos o que é uma ilha e, em vez de ensinar exclusivamente com conceitos racionais, utilizar uma maquete como suporte didático, é correto afirmar que o professor promoverá o conhecimento de forma empírica, tal como preconizado por Bacon no início da época moderna.

  • C. Certo
  • E. Errado

Kant, na Crítica do Juízo, ao tratar do primeiro momento do juízo de gosto, segundo a qualidade, considera o belo como o objeto de sentimento de prazer ou de desprazer. Para o autor, do ponto de vista da qualidade, o juízo de gosto é

  • A. emitido a propósito de um objeto atrativo.
  • B. motivado pela emoção diante de uma obra de arte autêntica.
  • C. um julgamento a respeito da satisfação proporcionada pelo sublime.
  • D. a faculdade de julgar um objeto ou um modo de representação de uma forma desinteressada.

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

Hegel defende a ideia de que os indivíduos devem agir de forma que o princípio de sua ação possa ser tomado como princípio universal da ação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hegel concebe a arte como a relação entre a idéia e a forma sensível, e reconhece as três fases da arte: simbólica quando essa relação ainda não atingiu o equilíbrio definitivo do ideal artístico, clássica quando conquista a unidade concreta e viva desses dois elementos e romântica quando a relação dialética desses dois elementos atinge o limite em que o infinito da idéia realiza-se, mas dissolve-se a cada instante. O autor deduz as modalidades de arte, de acordo com os três períodos acima mencionados, da seguinte forma:

  • A. arquitetura, no período simbólico; escultura, no clássico; pintura, música e poesia, no romântico.
  • B. escultura, no período simbólico; pintura, música e poesia, no clássico; arquitetura, no romântico.
  • C. música, pintura e poesia, no período simbólico; arquitetura, no clássico; escultura, no romântico.
  • D. escultura, poesia e música, no período simbólico; pintura, no clássico; arquitetura, no romântico.

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

O materialismo dialético de inspiração marxista postula que a única realidade é a matéria e suas forças, nas quais a evolução contínua e progressiva produz as sociedades humanas e as suas civilizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Embora o homem participe tanto do reino da natureza quanto do reino da cultura, esses reinos são caracterizados diferentemente pelos pensadores do século X III porque a

  • A. cultura é o domínio do determinismo e a natureza, da escolha.
  • B. natureza é o reino da necessidade causal e a cultura, o domínio da finalidade livre.
  • C. natureza é o reino dos valores e a cultura, o da regularidade dos fenômenos sociais.
  • D. cultura é o reino da ordem e da conexão universal e a natureza, do domínio da historicidade.

Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

Marx adota a explicação da evolução elaborada pela regra hegeliana que propõe tese, antítese e síntese, a fim de analisar a luta de classes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Platão insiste mais explicitamente na República e no Teeteto, na diferença entre conhecimento e opinião, porque esta baseia-se nas aparências e aquele apreende o que é. Tal distinção deve-se ao fato de

  • A. as opiniões participarem do não-ser.
  • B. o conceito ser uma abstração especulativa de caráter imanente.
  • C. o conceito ser produto da generalização indutiva de casos particulares.
  • D. o conceito constituir-se como a unidade da multiplicidade, existente e apreendido em si mesmo.
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