Questões sobre Geral

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Julgue os próximos itens, relativos à filosofia moderna.

O pensamento de Descartes expresso no aforismo “Penso, logo existo” inaugura novo momento na epistemologia filosófica: a passagem do modernismo para a contemporaneidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A crítica de Aristóteles da dicotomia entre o mundo sensível e o inteligível, estabelecida por Platão, torna problemática a concepção aristotélica do conhecimento das essências no âmbito do próprio mundo sensível. Aristóteles soluciona a referida questão por meio de um uma)

  • A. procedimento intelectual transcendente ao mundo sensível.
  • B. intuição intelectual imediata da essência imanente às coisas sensíveis.
  • C. processo de construção sintética das espécies pertencentes ao gênero e ao ser, em potência e em ato.
  • D. processo de justaposição de elementos, apto para obter o conhecimento da essência das coisas sensíveis.

Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes.

Popper reconhece um sistema como empírico ou científico quando esse sistema se apresenta como passível de comprovação pela experiência, tendo-se como critério de demarcação a falseabilidade do sistema, e não sua verificabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Guilherme de Ockham, considerado o iniciador do nominalismo, concebia os universais como:

  • A. conceitos existentes em si e por si mesmos conhecidos.
  • B. palavras instituídas por convenção, dotadas de significação das coisas.
  • C. posições para a explicação do que é singular, com o propósito de duplicar os entes.
  • D. conceitos situados nas próprias coisas, de modo a propiciar a apreensão das essências por um processo de abstração.

Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes.

De acordo com Feyerabend, para se atingir o conhecimento, é necessário seguir com rigor científico o método escolhido, visto que apenas com o estabelecimento de regras prévias pode-se buscar o conhecimento científico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de

  • A. tanto a razão quanto a revelação procederem de um só e mesmo Deus.
  • B. os intelectuais explicarem a verdade pela razão e os ignorantes, pela fé.
  • C. a Teologia e a Filosofia serem saberes racionais que procedem do dogma cristão.
  • D. somente o conhecimento racional proporcionado pela Filosofia poder alcançar igualmente a verdade pela fé.

Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes.

A moral é a ética epistemologicamente considerada, pois a moral é ciência e a ética, costume.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após ter colocado em dúvida o mundo sensível e a matemática, e provado, posteriormente, a existência de um Deus veraz, Descartes pôde recuperar a existência do mundo exterior. Esse mundo foi concebido pelo autor como um mundo

  • A. inteligível, constituído por essências qualitativas imutáveis.
  • B. sensível, tal como se nos apresenta dotado de todas as qualidades.
  • C. exterior criado por Deus, dotado de qualidades apreendidas algebricamente.
  • D. de pura substancialidade geométrica, quantificável e submetido às leis matemáticas.

Com relação à filosofia da ciência, à epistemologia contemporânea e à filosofia da moral, julgue os itens seguintes.

As artes plásticas são as comumente entendidas como arquitetura, escultura e música.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hume afirma, no Ensaio sobre o entendimento humano, que a idéia de causalidade é ilegítima, porque não corresponde a sensação alguma. Para o filósofo, a referida idéia deve-se a (à)

  • A. uma ficção caprichosa do espírito metafísico.
  • B. existência de um determinismo oculto a reger a verdadeira realidade.
  • C. crença no mundo criado por Deus, cujas causas reais são por nós ignoradas.
  • D. uma regularidade dos fenômenos, produto da associação de idéias por semelhança e por contigüidade.
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