Questões sobre Geral

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É correto afirmar que, de acordo com a autora,

  • A.

    a educação deve restaurar os métodos tradicionais de ensino a fim de resgatar o valor da autoridade.

  • B.

    o desafio da educação contemporânea é traduzir em recursos midiáticos a tradição da filosofia.

  • C.

    o diálogo entre a tradição e o mundo da mídia representa a grande oportunidade de renovação dos métodos escolares.

  • D.

    enquanto a educação não superar seus métodos tradicionais, ela não trará inteligibilidade para o mundo da mídia contemporânea.

  • E.

    o valor da tradição humanista em educação reside no seu potencial formador de um espírito capaz de pensar o presente.

Todos os filósofos têm em si o defeito comum de partirem do homem do presente e acreditarem chegar ao alvo por uma análise dele. Sem querer, paira diante deles 'o homem', como uma aeterna veritas, como algo que permanece igual em todo torvelino, como uma medida segura das coisas. Tudo o que o filósofo enuncia sobre o homem, entretanto, nada mais é, no fundo, do que um testemunho sobre o homem de um espaço de tempo muito limitado. Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos.

É correto afirmar que a citação acima apresenta uma visão bastante característica

  • A.

    do jusnaturalismo dos séculos XVII e XVIII.

  • B.

    do pensamento sofístico de Protágoras.

  • C.

    do materialismo histórico e dialético de Marx.

  • D.

    do iluminismo kantiano.

  • E.

    do perspectivismo de Nietzsche.

O mito da caverna (Platão, A República) descreve um grupo de pessoas que viveu durante toda a vida confinado em uma caverna, preso por grilhões, vendo a vida apenas por sombras refletidas por um facho de luz. Um dos integrantes do grupo constrói uma ferramenta capaz de romper suas amarras para ver o mundo tal como era. Seu encantamento com a descoberta é grande, percebendo que passou seus dias vendo o mundo por meio de sombras e não como era de fato. Decide, então, que só voltaria a habitar a caverna se lhe obrigassem.

A dialética INCORRETA apresentada nesta alegoria é:

  • A.

    movimento ascendente de libertação do nosso olhar que nos libera da cegueira para vermos a luz das idéias.

  • B.

    a contradição que nos revela um sujeito que se manifesta e se transforma pela contradição de seus predicados.

  • C.

    a única maneira pela qual podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição.

  • D.

    o movimento pelo qual indaga-se permanentemente a realidade.

  • E.

    a única maneira pela qual não podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.

  • A.

    Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.

  • B.

    Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.

  • C.

    Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.

  • D.

    Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.

  • A.

    A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.

  • B.

    Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.

  • C.

    O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.

  • D.

    O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.

  • A.

    Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.

  • B.

    Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.

  • C.

    Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.

  • D.

    Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.

  • A.

    O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.

  • B.

    Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.

  • C.

    A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.

  • D.

    O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.

Texto para as questões de 26 a 30

 

Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.

Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.

  • A.

    Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.

  • B.

    Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.

  • C.

    Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".

  • D.

    A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que

  • A.

    o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.

  • B.

    a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.

  • C.

    a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.

  • D.

    tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.

A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.

  • A.

    Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.

  • B.

    Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.

  • C.

    A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.

  • D.

    Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

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