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Acerca do pensamento filosófico e da relação entre ciência e filosofia, assinale a opção correta.
O conceito de ciência de Galileu toma por base a criação do universo tal como se encontra no livro do Gênese.
A expressão "revolução socrática", relacionada à filosofia na Grécia antiga, refere-se à atitude de passividade no sofrimento como algo até mesmo desejável, na medida em que, para Sócrates, seria melhor sofrer a injustiça do que cometê-la.
Ptolomeu aprofundou as descobertas de Copérnico com auxílio do telescópio.
O método indutivo é aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou mais geral.
A respeito da questão ética, assinale a opção correta.
As virtudes naturais podem pertencer também a desonestos, mas as morais ou adquiridas requerem escolha racional motivadas por um esforço de perfeição moral.
A moral é a ciência do agir humano epistemologicamente considerada, enquanto a ética trata dos costumes e do comportamento do ser humano em geral.
Kant, na sua teoria moral, estabelece que se deve agir tomando por base os costumes sociais mais acertados da comunidade em que se vive; desse modo, minimizam-se os erros e maximizam-se os acertos.
O pirronismo é uma teoria ética que entende dever ser o prazer o fundamento primordial de toda ação humana.
Para que filosofia? — as evidências do cotidiano
e a atitude filosófica.
Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos afirmações como "onde há fumaça, há fogo", ou "não saia na chuva para não se resfriar". Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo, "esta casa é mais bonita do que a outra" e "Maria está mais jovem do que Glorinha".
Em uma disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode gritar ao outro: Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu, e alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: "Vamos ser objetivos, cada um diga o que viu e vamos nos entender".
E se, em vez de afirmarmos que gostamos de alguém porque possui as mesmas idéias, os mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferíssemos analisar: O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade? Como se poderiam melhor entender e ensinar essas questões filosóficas?
Considerando o ensino da Filosofia e suas indagações na atualidade e a temática abordada no texto, assinale a opção correta.
A tradução do saber filosófico para o estudante diz respeito a questões de oratória e de como se apresentar adequadamente ao público.
O conhecimento ilustrativo e enciclopédico da filosofia é o fundamento do conhecimento de todas as coisas pelas suas causas últimas.
A importância do conhecimento filosófico decorre do esclarecimento dos conceitos e do entendimento da realidade.
A filosofia tem como função primordial ser caminho para a teologia e para o entendimento da divindade.
Considerando as estratégias didáticas para o ensino da filosofia, assinale a opção correta.
O professor deve manter um nível constante de exposição doutrinária, pois exemplificações podem confundir a essência teórica.
Nos tempos atuais, com o uso dos meios eletrônicos de comunicação, torna-se obsoleto o emprego de livros para o estudo da filosofia.
É recomendável a análise de questões atuais para exemplificar a temática filosófica abordada nas aulas.
O fundamento das indagações finalísticas impede a metafísica de abordagens práticas, devendo a estratégia didática se adaptar a esse contexto.
Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se
preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.
A respeito da metodologia e da contribuição das aulas de Filosofia para o desenvolvimento do senso crítico, é correto afirmar que
estudar a História da Filosofia não é fazer filosofia, ou seja, conhecer como os filósofos tentaram resolver os seus problemas ilustra e informa, mas não forma o senso crítico.
cartazes, flanerógrafos, projetores e retro-projetores são meios que podem ser usados nas aulas de filosofia, mas não nas atividades extra-classe, pois esses meios convidam à dispersão.
o desenvolvimento do senso crítico opera-se nas teorias filosóficas e não, nas teorias metafísicas, pois as teorias filosóficas falam da própria realidade e as metafísicas falam sobre a realidade.
a crítica, como algo negativo, deve sempre ser exercida sobre a opinião dos alunos, e não, sobre a opinião dos filósofos consagrados, que são os mestres da doutrina.
A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.
A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.
A respeito dos assuntos filosóficos abaixo abordados, assinale a opção correta.
A epistemologia é o estudo dos textos sagrados da filosofia contidos nas cartas do novo testamento.
A estética, a ética e a criteriologia ou gnoseologia fazem parte da filosofia prática.
Baumgarten foi o filósofo que criou a teoria da mônada, substância simples que agregada a outras constitui as coisas de que a natureza se compõe.
David Hume, filósofo empírico escocês, entre outras noções filosóficas, estudou e redefiniu a noção de causalidade.
No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de Rousseau consiste
na liberdade orientada pela razão.
em abandonar-se à voz dos instintos.
no desenvolvimento do senso estético.
em cultivar a instrução livresca.
no constrangimento físico e moral.
Do ponto de vista de Russell, semelhante hábito mental deve ser substituído por meio
dos interesses da moral.
da educação estética.
da investigação lógica da linguagem.
da atitude científica.
do engajamento político.
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