Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do pensamento político de Maquiavel, Montesquieu e Kant, julgue os itens que se seguem.

A teoria dos três poderes, formulada por Montesquieu, defende que os Poderes Legislativo, Executivo e Moderador correspondem às funções do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens

Derrida trabalha com a concepção positiva de construção ao formular conceitos exatos que servem para interpretar a realidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens

Wittgenstein fundamentou o conhecimento da realidade e das teorias científicas a partir da lógica, e não da epistemologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens

O pensamento elaborado por Foucault, segundo o qual as estruturas epistêmicas correspondem ao paradigma geral que estrutura, em determinada época, os múltiplos saberes científicos, contribuiu para a elaboração da ideia de que o período denominado século da razão (séculos XVII/XVIII) defendeu-se da loucura simplesmente enclausurando os loucos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

a das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.

Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    Para abordar os problemas do real ou interpretá-lo, os filósofos gregos começaram a servir-se da distinção entre sujeito e objeto e das relações entre ambos, do princípio da causalidade, do raciocínio dedutivo e do indutivo e das ciências matemáticas.

  • B.

    A alquimia, ciência oculta que pretendia transformar o ouro em metais, constituía instrumento da lógica

  • C.

    Os filósofos gregos consideraram fundamental proceder à observação empírica do real antes de interpretá-lo por meios racionais.

  • D.

    Foi na Grécia Antiga que nasceu o método científico baseado no encontro da especulação com o empirismo.

A partir da compreensão do uso da história da filosofia para o ensino apresentada no texto acima, assinale a opção correta.

  • A.

    O estudo da história da filosofia é, na seqüência dos filósofos, por si mesma educativa.

  • B.

    É preciso aproximar o aluno aos clássicos da filosofia para que apreenda os conteúdos fundamentais da filosofia.

  • C.

    O estudo da história da filosofia é a história de indivíduos atormentados.

  • D.

    O que a história da filosofia ensina é a compreender o tormento, a inquietude por maior conhecimento e reflexão que moveu os filósofos desde a Antiguidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...