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Acerca do pensamento político de Maquiavel, Montesquieu e Kant, julgue os itens que se seguem.
A teoria dos três poderes, formulada por Montesquieu, defende que os Poderes Legislativo, Executivo e Moderador correspondem às funções do Estado.
A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens
Derrida trabalha com a concepção positiva de construção ao formular conceitos exatos que servem para interpretar a realidade.
A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens
Wittgenstein fundamentou o conhecimento da realidade e das teorias científicas a partir da lógica, e não da epistemologia.
A respeito das ideias de Wittgenstein, Foucault e Derrida, julgue os próximos itens
O pensamento elaborado por Foucault, segundo o qual as estruturas epistêmicas correspondem ao paradigma geral que estrutura, em determinada época, os múltiplos saberes científicos, contribuiu para a elaboração da ideia de que o período denominado século da razão (séculos XVII/XVIII) defendeu-se da loucura simplesmente enclausurando os loucos.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
a das diretrizes do currículo do ensino médio é a inclusão da disciplina de filosofia como obrigatória em todos os seus três anos.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
As propostas pedagógicas das escolas devem assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para os conhecimentos de filosofia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
No ensino médio, o estudo da filosofia explica como aplicar praticamente a tecnologia do método à história e à sociologia.
Com relação ao ensino de filosofia e às orientações oficiais e legais de sua inclusão no ensino médio, julgue os itens de 115 a 120.
Realizar a contextualização sociocultural do conhecimento filosófico implica tanto estudar a origem específica do conhecimento filosófico quanto estudá-lo nos planos pessoal-biográfico, sociopolítico, histórico, cultural, sociocientífico e tecnológico.
Acerca do assunto tratado no texto acima, assinale a opção correta.
Para abordar os problemas do real ou interpretá-lo, os filósofos gregos começaram a servir-se da distinção entre sujeito e objeto e das relações entre ambos, do princípio da causalidade, do raciocínio dedutivo e do indutivo e das ciências matemáticas.
A alquimia, ciência oculta que pretendia transformar o ouro em metais, constituía instrumento da lógica
Os filósofos gregos consideraram fundamental proceder à observação empírica do real antes de interpretá-lo por meios racionais.
Foi na Grécia Antiga que nasceu o método científico baseado no encontro da especulação com o empirismo.
A partir da compreensão do uso da história da filosofia para o ensino apresentada no texto acima, assinale a opção correta.
O estudo da história da filosofia é, na seqüência dos filósofos, por si mesma educativa.
É preciso aproximar o aluno aos clássicos da filosofia para que apreenda os conteúdos fundamentais da filosofia.
O estudo da história da filosofia é a história de indivíduos atormentados.
O que a história da filosofia ensina é a compreender o tormento, a inquietude por maior conhecimento e reflexão que moveu os filósofos desde a Antiguidade.
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