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Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou sua própria construção, o que exige que o professor pense certo. Com relação aos pressupostos filosóficos subjacentes a essa afirmativa e ao texto, assinale a opção correta.
Pensar certo é uma postura exigente, difícil e penosa que o professor tem de assumir diante dos outros e com os outros, em face do mundo e dos fatos.
Pensar certo é ter a certeza de que todas as ações humanas estão predeterminadas pelo destino, que a interferência do indivíduo pouco mudará a realidade.
Pensar certo é agir com espontaneidade, a ponto de todas as ações serem pautadas pelo espontaneísmo.
Pensar certo é fácil, pouco exigente e complementa a atitude autoritária do professor, que cada vez menos necessita da rigorosidade metódica.
A partir do saber fundamental "mudar é difícil, mas é possível" é que se deve programar a ação político-pedagógica. Com base nesse pressuposto e considerando, ainda, o texto de Paulo Freire, assinale a opção correta.
O educador deve assumir uma postura neutra diante do real, pois a função da educação é estudar e constatar a realidade, para compreendê-la e admirá-la como obra da construção humana.
O educador deve tomar consciência de que não é apenas objeto da história, mas também sujeito. No mundo da história, da cultura e da política, deve constatar a realidade não para se acomodar, mas para mudar.
Para que se possa transformar o mundo por meio da educação é preciso pregar a rebelião e instigar a revolta nas camadas populares, pelo fato de estas serem profundamente injustiçadas.
O educador deve respeitar o saber dos grupos com que trabalha. Porém, não pode permitir que estes predominem, por ter consciência de que aquilo que pensa, em face de sua formação, é melhor para o grupo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
Desde o final do século XIX, tem-se observado uma reabilitação da sofística. Historiadores da filosofia, a partir de então, consideram os sofistas fundadores da pedagogia democrática mestres da arte da educação do cidadão.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A sofística é uma arte e uma ciência. Além de um modo de ensinar, ela designa uma doutrina, tal qual a dos filósofos, diferindo da destes apenas por seus desdobramentos práticos e por suas implicações políticas.
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item a seguir.
A formação da pólis, a cidade-Estado, é a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia.
Julgue os itens que se seguem acerca de controle estatístico de qualidade.
W. Eduards Deming introduziu uma importante estrutura para a implementação da qualidade e para o aumento da produtividade. Essa estrutura baseia-se em 10 pontos conhecidos como "os dez mandamentos de Deming".
Texto para as questões de 26 a 30
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta.
Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado.
Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania.
Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo.
Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.
Texto para as questões de 26 a 30
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
Com relação ao confronto entre doutrinas democráticas, assinale a opção correta.
A democracia iniciou-se na Grécia antiga, como ideal do melhor governo, e continua com a mesma estrutura até hoje.
Fascismo, nazismo e integralismo são doutrinas socialistas totalitárias, opostas ao moderno sentido de democracia.
O contrário de democracia é a plutocracia, em que há o governo dos melhores e a preponderância dos ricos.
O marxismo não é uma doutrina comunista e sim, socialista, pois Karl Marx estudou uma doutrina sobre o bem-estar da sociedade.
Texto para as questões de 26 a 30
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
Com relação à autonomia e à liberdade, assinale a opção correta.
Para Kant, a liberdade é a dependência do querer da causalidade fenomênica e a sua capacidade de determinar-se pela pura razão, isto é, em desobediência à lei moral.
Para Sartre, porque a essência precede a existência, o homem é totalmente livre, sendo tal qual ele projetou ser.
Tendo em vista a liberdade de pensamento e de ação, um indivíduo pode pensar mal do outro sem razão suficiente, mas não pode suspeitar.
Para Hegel, a liberdade é a autodeterminação da subjetividade, que implica uma vontade livre não apenas em si (no sentido geral), mas para si (no sentido individual).
Texto para as questões de 26 a 30
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
Com relação ao correto uso da moral, assinale a opção correta.
O saber ético trata do agir do ser humano, tendo em vista qualquer fim que se proponha a executar materialmente.
Segundo o pensamento aristotélico-tomista, a ciência moral considera as ações humanas ordenadas para a realização do fim último, entendido como a busca da felicidade pela plena realização da natureza humana.
A alienação moral é uma das possibilidades morais da ética, sendo válido o seguinte princípio moral: "Não há princípio moral", fundamentado na liberdade humana.
O saber ético trata da aquisição do conhecimento teológico transcendental, considerando o homem um ser religioso.
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