Lista completa de Questões de Filosofia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 26 a 30
Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade — e não um simples regime de governo — é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos.
Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes.
Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político.
Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude.
Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política".
A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.
A filosofia é entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental, ou seja, as causas primeiras de todas as coisas. Com relação ao conhecimento e às ciências, em confronto com a filosofia, é correto afirmar que
o mito, tanto na Grécia antiga como atualmente, encerra o sentido da filosofia, que é dar uma explicação para tudo, mesmo que, para isso, tenha que construir idéias fantasiosas e irracionais.
a filosofia serve-se também do senso comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde.
a filosofia é a ciência que fundamenta as opiniões dos indivíduos, não importando se elas são ilógicas ou inconseqüentes.
tanto a filosofia como a teologia são conhecimentos causais, racionais, teóricos, universais e teleológicos.
A respeito da ciência e da tecnologia, em confronto com a filosofia, assinale a opção correta.
Theodor Adorno entende que o ser humano passou por três estados: o teológico, o metafísico e o positivo.
Desde Hegel, a forma de organização política ideal é aquela em que o poder cabe aos técnicos, aos dirigentes das indústrias e aos altos funcionários.
A filosofia moral nada tem a ver com a ciência nem com a tecnologia.
Criticando o homem possuidor de uma visão unidimensional, Marcuse entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.
A respeito da relação entre filosofia e estética, assinale a opção correta.
Um dos objetivos da arte é explorar novas formas de expressão.
A pintura é arte tridimensional, pois além da altura e da largura, possui a profundidade de campo.
A arte só é arte se for mimética, ou seja, se copiar a natureza, não tendo valor estético aquela arte que pretende ser essencialmente ideal.
Tomás de Aquino define o belo como o que mais se aproxima das qualidades da divindade.
Considerando as seguintes premissas: "Nenhum bípede é quadrúpede; Ora, algum cavalo é quadrúpede; Logo..." A conclusão correta, pela regras do silogismo, é que
Considerando as seguintes premissas: "Se Pedro não ama ao próximo que ele vê, ele não ama a Deus que ele não vê; Ora, Pedro ama a Deus que ele não vê", assinale a opção correta.
O silogismo é do tipo categórico, portanto dedutivo.
O silogismo é da primeira figura e do terceiro modo.
A conclusão formal e materialmente correta é: Pedro não ama a Deus que ele não vê.
A conclusão formalmente correta do silogismo supra é: Pedro ama o próximo que vê.
Com respeito à correlação entre filosofia e ciência, assinale a opção correta.
O conhecimento científico busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
O conhecimento mítico aparece quando se tem uma massa em crise, que resulta em uma emotividade que conduz a conclusões metódicas e racionais.
A ciência é um conhecimento metódico e racional; a filosofia é um conhecimento sem método e supra-racional.
Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas.
Considerando o texto acima, assinale a opção correta.
Embora Derrida julgue que a desconstrução não é um método, a mesma pode ser empregada para o entendimento da realidade.
Schopenhauer faz filosofia destruindo os conceitos; por isso se diz que ele faz filosofia a marteladas.
Kant entende que as entidades não devem ser multiplicadas sem necessidade; a esse princípio costuma-se chamar de navalha de Kant.
O iluminismo francês inspira-se em Protágoras ao entender que o homem é a medida de todas as coisas, não só daquelas que são o que são mas daquelas que são o que não são.
Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas.
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
Tendo em vista a dialética, Hegel entende que a missão da filosofia está em conceber o que é, porque o que é, é a razão, ou seja, o que é racional é real e o que é real é racional.
O monismo de Espinoza caracteriza-se pela noção de um Deus pessoal e religioso, não sendo um princípio metafísico.
A estética transcendental, para Kant, trata da Teoria do Belo e das Belas Artes.
Sartre, ao entender que a existência precede a essência, acredita na preexistência de uma divindade que a tudo criou e da qual se originou a própria existência.
Texto para as questões de 37 a 39
As contribuições mais duradouras dos grandes filósofos são as ferramentas de pensamento, os métodos e abordagens que inventam ou descobrem e que, muitas vezes, sobrevivem às teorias e sistemas que constroem ou aos que procuram demolir com essas ferramentas.
Ainda considerando o texto, assinale a opção correta.
Martin Heidegger retoma a valorização da visão ontológica da filosofia ao entender que a linguagem é a morada do ser e o homem é o pastor do ente.
A ética de Epicuro funda-se no valor da pessoa como tal e na virtude como ato heróico.
Platão dizia "só sei que nada sei" e tinha como lema "homem, conhece-te a ti mesmo".
Teilhard de Chardin adotou a maiêutica como método para a interpretação da realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...