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Sobre a moral de nobres e moral de escravos, na Genealogia da Moral, de Nietzsche, pode-se dizer que, segundo o autor,
a confluência de ambas se dá uma moral prescritiva.
a moral de escravos é fruto do ressentimento.
a moral dos nobres é uma redenção cristã.
a moral dos nobres se constrói por oposição à moral dos escravos.
a moral de escravos é ativa no seu fundamento.
Para Pierre Duhem, "o físico nunca pode submeter ao controle da experiência uma hipótese isolada, mas somente todo um conjunto de hipóteses; quando a experiência está em desacordo com as suas previsões, ela lhe ensina que pelo menos uma das hipóteses que constituem esse conjunto está errada e deve ser modificada, mas ela não lhe mostra aquela que deve ser modificada". Essa abordagem da confirmação empírica pode ser adequadamente caracterizada como
dedutiva.
narrativa.
probabilista.
reducionista.
genealógica.
Em sua filosofia das ciências empíricas, Karl Popper sustenta que todas as proposições científicas são hipóteses refutáveis pela experiência. Desse ponto de vista, segue-se que
o método científico é indutivo.
as proposições científicas não são verdadeiras nem falsas.
a certeza não é objetivo das ciências empíricas.
as melhores teorias cientificas são apenas prováveis.
as hipóteses científicas são simples convenções.
No livro Idéias para uma Fenomenologia Pura e para uma Filosofia Fenomenológica, de Husserl, podem ser distinguidas duas direções de investigação. Se uma delas pode ser chamada de orientação natural, a outra, em contrapartida, pode ser nomeada como orientação fenomenológica. Segundo o autor, podemos associar as duas orientações, respectivamente,
à ciência e à teologia.
ao objeto puro e simples e ao objeto intencional.
à lógica formal e à metafísica.
à crítica do conhecimento e à psicologia.
às ciências naturais e ao dogmatismo.
Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein considera uma linguagem que se refere apenas às experiências privadas de um falante, que só este pode conhecer. Em sua análise, Wittgenstein conclui que essa linguagem privada
pode ser traduzida em uma linguagem pública.
é a primeira linguagem que aprendemos.
é inteligível apenas ao próprio falante.
não é uma linguagem possível.
é a linguagem das leis do pensamento.
"O homem está condenado a ser livre."
(Jean-Paul Sartre)
Assinale a alternativa que expressa a idéia dessa frase de Sartre.
As ações humanas seguem um padrão de rigorosa necessidade.
A liberdade humana é uma crença produzida pela imaginação.
O homem é totalmente livre, e não pode deixar de sê-lo, porque não possui qualquer essência que o predetermine.
O homem é livre em alguns de seus atos e determinado em outros.
A natureza humana comporta um destino ao qual o homem não pode furtar-se.
Assinale a alternativa que expressa a concepção de metafísica formulada por Merleau-Ponty no texto.
A metafísica é uma ciência exata.
A metafísica é impossível como conhecimento objetivo.
A metafísica é o coroamento de todo o sistema do saber.
A metafísica é um método para solucionar questões que estão além das fronteiras da ciência.
A metafísica é uma constante interrogação pela qual o homem enfrenta os paradoxos que estão envolvidos no conhecimento e na ação.
A metafísica pode ser entendida, segundo Heidegger, como
a história do esquecimento do ser.
o estudo das categorias aristotélicas.
a análise da língua grega.
o desenvolvimento da física.
a história do desvelamento do ser.
"Na época das técnicas de reprodução, o que é atingido na obra de arte é a sua aura", escreve Benjamin, em A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica. Isso se dá, segundo o texto, porque a técnica de reprodução, entre outras coisas,
deixa de captar todos os detalhes do objeto reproduzido.
não respeita o material original da obra.
promove um abalo da tradição, ao multiplicar as cópias do objeto ou evento.
desvia-se das intenções do autor da obra.
não universaliza suficientemente o objeto reproduzido.
Considerando esses dois trechos da Dialética do Esclarecimento, assinale a alternativa que expressa as idéias aí apresentadas.
O esclarecimento resulta da ciência contemporânea.
A economia mercantil burguesa é imune ao mito.
O esclarecimento elimina a alienação.
A dominação também mitifica.
O domínio sobre a natureza não é objetivo do esclarecimento.
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