Questões de Filosofia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Esse argumento do cético acadêmico Arcesilau, dirigido contra o estóico Zenão e sua definição de sábio, pressupõe algumas teses. Observe agora as afirmações a seguir:
I. Há uma distinção entre conhecimento e opinião na definição de sábio.
II. É possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
III. O sábio vive imune às paixões.
IV. Não é possível ao sábio distinguir o verdadeiro do falso.
V. Onde há opinião, não há sabedoria.

Dentre as afirmações acima, estão pressupostas no argumento apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    I, IV e V.

  • E.

    I, II e V.

Assinale a afirmação que expressa corretamente a definição de virtude contida na passagem acima.

  • A.

    A virtude é produto do hábito.

  • B.

    A virtude é uma técnica.

  • C.

    A virtude é conhecimento.

  • D.

    A virtude é o meio-termo entre dois vícios.

  • E.

    Não há diferença entre virtude e vício.

Das afirmações que seguem, assinale aquela que, segundo a doutrina epicurista, está em conflito com as teses defendidas por Epicuro no trecho transcrito.

  • A.

    A felicidade consiste na saúde corporal e na tranqüilidade da alma.

  • B.

    Bem e mal residem nas sensações e a morte é a privação das sensações.

  • C.

    Felizes e imortais, os deuses punem os maus e recompensam os bons.

  • D.

    O adequado conhecimento dos desejos permite evitar os que são inúteis.

  • E.

    A conduta sábia busca o prazer e evita a dor.

Essa é uma das principais teses do estoicismo.

Considere agora estas afirmações:
I. O mundo é um ser vivo, racional, animado e inteligente.
II. As naturezas dos homens são partes da natureza do todo.
III. Deus é causa do movimento do mundo.
IV. Corpo e alma se relacionam de modo incognoscível ao homem.
V. A alma humana é um fragmento da alma do Mundo.

Dentre as afirmações acima, fornecem fundamentação metafísica para a citada tese de Zenão apenas

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II, IV e V.

  • D.

    I, II e V.

  • E.

    I, II e IV.

Assinale o conceito aristotélico que fundamenta essas características da poesia.

  • A.

    Reprodução.

  • B.

    Verificação.

  • C.

    Versificação.

  • D.

    Argumentação.

  • E.

    Imitação.

Em virtude dessa descoberta do cético pirrônico, assinale qual deverá ser seu procedimento para manter-se no estado de tranqüilidade.

  • A.

    Afirmar que as coisas são como aparecem.

  • B.

    Negar que as coisas são como aparecem.

  • C.

    Opor a todo argumento um argumento igual.

  • D.

    Manter-se em absoluto silêncio e completamente inativo.

  • E.

    Recusar-se a reconhecer os dados sensíveis.

Assinale a afirmação que está em conflito com os comentários acima.

  • A.

    Não há diferença natural entre o justo e o injusto.

  • B.

    Existe um bem natural.

  • C.

    Ninguém é naturalmente justo.

  • D.

    Natureza e lei se complementam.

  • E.

    A lei reprime as paixões.

Assinale a afirmação que expressa o conteúdo do texto.

  • A.

    O conhecimento da unidade nos corpos é obtido pela observação dos mesmos.

  • B.

    A unidade dos corpos é um elemento intelectual do conhecimento que somente pode estar presente no espírito.

  • C.

    A unidade dos corpos é conhecida ao examinarmos como eles se situam em termos de espaço e tempo.

  • D.

    Não há unidade dos corpos, mas apenas pluralidade e diversidade.

  • E.

    A unidade dos corpos depende do ponto de vista que assumimos em relação a eles.

A afirmação que expressa o conteúdo do texto é:

  • A.

    Na hierarquia proposta por Santo Agostinho, o intelecto é superior aos sentidos e essa superioridade deve servir de critério para julgarmos as coisas e os acontecimentos.

  • B.

    A sucessão temporal das coisas particulares é o que deve sobretudo reter nossa atenção quando desejamos conhecer a verdade.

  • C.

    Como cada coisa possui a sua particularidade no espaço e no tempo, devemos conhecer as coisas de modo separado da totalidade.

  • D.

    O objeto do amor humano deve ser buscado na diversidade das coisas temporais.

  • E.

    Não existe qualquer critério superior às coisas singulares a partir do qual possamos avaliá-las.

Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.

  • A.

    Tudo ocorre por intermédio de causas naturais e de acordo com o encadeamento físico das causas e efeitos, por meio do qual podemos conhecer os modos pelos quais se constituem os eventos, sem recorrer a qualquer causa extranatural.

  • B.

    Deus, como criador do universo, é a única causa atuante, qualquer que seja o gênero de eventos ou relações, de modo que o conhecimento de qualquer efeito no mundo supõe que o relacionemos diretamente com Deus como causa primeira e única.

  • C.

    Nosso conhecimento, devido às suas limitações, não alcança qualquer relação de causalidade e assim nada podemos saber acerca de como se determinam os eventos do mundo.

  • D.

    As causas são entidades ideais que só existem na mente.

  • E.

    Deus é a causa primeira de tudo que existe, o que não impede que exista um sistema de causalidade segunda, a partir do qual podemos conhecer, de maneira relativamente autônoma, o sistema do mundo existente.

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