Questões de Filosofia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Assinale a afirmação que expressa a doutrina da alma em Tomás de Aquino.

  • A.

    A alma é a forma do corpo, entendendo-se por isso uma funcionalidade biopsíquica que não sobrevive ao corpo.

  • B.

    A alma é forma substancial do corpo, portanto sua essência, e essa diferença autoriza a afirmar a imortalidade da alma.

  • C.

    Alma e corpo são completamente distintos a ponto de não podermos compreender como estariam unidos na condição atual do homem.

  • D.

    O que chamamos de alma é apenas a função intelectiva da matéria.

  • E.

    A alma é imanente ao corpo no sentido de uma forma que tão-somente organiza a matéria.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a concepção de conhecimento em Tomás de Aquino.

  • A.

    Conhecemos todas as coisas exclusivamente em Deus e por Deus.

  • B.

    O conhecimento é exercido pela alma e, portanto, é exclusivamente intelectual ou conceitual.

  • C.

    Devido à nossa condição sensível, estamos restritos unicamente ao conhecimento empírico.

  • D.

    O processo de conhecimento inclui primeiramente a percepção sensível e depois a abstração intelectual.

  • E.

    Qualquer conhecimento verdadeiro só pode ser fornecido pela fé.

O método científico, tal como caracterizado por Galileu, consiste basicamente em

  • A.

    experiências sensatas e demonstrações necessárias.

  • B.

    induções por enumeração e argumentos transcendentais.

  • C.

    intuições evidentes e silogismos categóricos.

  • D.

    amostragens aleatórias e inferências estatísticas.

  • E.

    observações diretas e cálculo diferencial e integral.

Assinale a afirmação correta quanto ao conhecimento em Descartes.

  • A.

    As percepções sensíveis são fundamento do conhecimento.

  • B.

    O instrumento privilegiado do conhecimento é o silogismo.

  • C.

    O preceito de clareza e distinção é a primeira regra do método de conhecimento.

  • D.

    A união substancial é critério de objetividade.

  • E.

    O paradigma de conhecimento é a lógica formal.

Na quarta parte do Discurso do Método, dentre as características da essência de Deus listadas, a mais genérica é a

  • A.

    eternidade.

  • B.

    onisciência.

  • C.

    onipotência.

  • D.

    perfeição.

  • E.

    imutabilidade.

Nas Meditações, Descartes apresenta o exemplo do pedaço de cera, que sofre modificações ao aproximar-se do fogo. Uma das conclusões obtidas nessa análise de Descartes é que

  • A.

    a quantidade de movimento na matéria nem sempre se conserva.

  • B.

    todo corpo é uma substância pensante.

  • C.

    a natureza da cera é conhecida apenas pelos sentidos exteriores.

  • D.

    a concepção que se tem da cera realiza-se na faculdade da imaginação.

  • E.

    só concebemos os corpos pelo entendimento.

Indique a conjunção de características que define o conhecimento em Leibniz.

  • A.

    Realismo; atomismo; ceticismo.

  • B.

    Inatismo; determinismo; finalismo.

  • C.

    Contingência; empirismo; criticismo.

  • D.

    Imaterialismo; ocasionalismo; convencionalismo.

  • E.

    Dialética; materialismo; logicismo.

Assinale a definição correta de idéia segundo Locke.

  • A.

    Idéia é sempre uma intuição intelectual.

  • B.

    Idéia é uma representação metafísica da realidade.

  • C.

    Idéia é conhecimento virtual presente no espírito.

  • D.

    Idéia é tudo que se encontra na mente.

  • E.

    Idéia é representação inata que possibilita o conhecimento.

A alternativa que expressa as idéias expostas no texto é:

  • A.

    A sociedade civil consiste na união de homens livres por natureza, para que todos em conjunto possam melhor desfrutar de suas propriedades.

  • B.

    Somente quando unidos numa sociedade civil os homens podem desfrutar da liberdade.

  • C.

    É o poder vigente na sociedade civil que institui a propriedade, razão pela qual deve prover os meios de sua preservação e proteção.

  • D.

    Liberdade e propriedade não existem no estado de natureza, e essa seria a principal razão que levaria os homens a unir-se na sociedade civil.

  • E.

    Os laços que unem os indivíduos na sociedade civil provêm de mecanismos de coerção, e não da livre concordância de todos.

Considere estas afirmações:
I. Uma idéia não pode ser causa de outra idéia.
II. As idéias dos sentidos independem da vontade de quem as percebe.
III. Toda idéia deve ter uma causa.
IV. A mente pode ser ativa e passiva.

Considerando-se a doutrina de Berkeley, estão pressupostas nesse raciocínio, dentre as afirmações acima, apenas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    I e IV.

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