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Confrontando-se as diferenças entre o orçamento tradicional e o orçamento-programa, não se pode afirmar que
o orçamento tradicional é o processo de elaboração do orçamento em que é enfatizado o objeto de gasto.
o orçamento-programa é o responsável por apresentar os propósitos, objetivos e metas para as quais a administração terá de prover os fundos necessários.
a integração planejamento-orçamento é uma característica básica do orçamento-programa.
o orçamento tradicional compatibiliza as programações anuais com os planos.
o orçamento-programa parte da previsão de recursos para que sejam definidos as atividades e os projetos que serão executados.
Na parceria público-privada existem diferentes tipos de riscos a serem assumidos pelos seus participantes. Identifique o risco associado ao risco de operação de um projeto e indique a opção correta.
Risco associado à eventualidade de ocorrência de um fato que possa implicar na perda parcial ou total do capital, como guerras, ataques terroristas, terremotos.
Decisão, por parte do governo, de cancelar um contrato de concessão, com indenização paga em títulos da dívida pública de longo prazo.
Aumento real de 30% do custo da energia elétrica adquirida por uma concessionária, com dificuldade de repassar integralmente o aumento, devido à elasticidade preço da demanda.
Atraso na realização das obras contratadas por uma administradora de rodovias, que se comprometeu diante do poder público a iniciar suas operações em uma certa data.
Existência de uma longa recessão, contrariando a expectativa de um crescimento da economia de 4% ao ano no período de 20 anos de uma concessão.
A ''Carta de Brasília'', de fevereiro de 2003, versa sobre as reformas tributária e previdenciária, priorizando pontos importantes de ação para a reforma da previdência. Marque a única opção não contemplada por essa Carta, com relação à previdência social.
Reafirmar a preservação dos direitos dos que já alcançaram as condições de elegibilidade, na forma da lei.
Para o Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo INSS, preservar as atuais regras.
Buscar recuperar o teto do Regime Geral da Previdência Social, que vem sendo reduzido em relação ao número de salários mínimos.
Viabilizar as condições para a contribuição dos inativos e pensionistas aos Regimes Próprios e para a alíquota maior de contribuição dos servidores públicos a esses regimes.
Na chamada ''Carta de Brasília'' de fevereiro de 2003, autoridades federais e estaduais acordaram em divulgar seus pontos de convergência com relação à Reforma Tributária. Escolha, entre os pontos abaixo, aquele que não está de acordo com a referida Carta.
A reforma deverá ser neutra para os entes da federação, objetivando a ampliação da base e maior eficiência na arrecadação.
A contribuição patronal para o financiamento da Seguridade Social será cobrada, total ou parcialmente, sobre a receita líquida; a transição para essa modalidade será imediata.
A Constituição definirá o novo ICMS (IVA) como imposto estadual unificado em todo o país.
Deverá ser promovida a redução gradual da incidência cumulativa das contribuições sociais, a partir da experiência do PIS.
As mudanças deverão trazer maior progressividade e promover maior justiça do sistema tributário, por meio da redução da carga sobre a cesta básica, e de revisão dos tributos diretos.
A Constituição de 1988, ao introduzir mudanças nas relações intergovernamentais, aprofundou o processo de descentralização fiscal iniciado no final da década de 70. Com relação ao sistema federativo do Brasil, aponte a opção não pertinente.
Entre 1985 e 1990, a autonomia federalista se beneficiou com a decisão de dar aos estados o privilégio de tributar petróleo, telecomunicações e energia elétrica, aumentando assim sua base tributária.
Com a nova Constituição, a percentagem de impostos federais que compõem o FPE (Fundo de Participação dos Estados) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) subiu, atingindo 22,5% em1993.
A descentralização fiscal atingiu o auge na metade dos anos 80.
A deterioração das condições econômicas após a abertura do mercado brasileiro à competição externa não permitiu que os estados e municípios exercessem plenamente a outonomia supostamente concedida pela descentralização política e fiscal.
Após a Constituição de 1988, a falta de planejamento quanto à transferência de responsabilidades de gastos públicos foi especialmente destacada no que diz respeito aos estados, que não tiveram uma especificação de atribuições.
A curva de taxas de juros é útil para a precificação de títulos de renda fixa em geral porque ela
cota diretamente os preços de títulos de renda fixa com prazos de vencimento diferentes.
fornece as taxas de desconto para a avaliação de fluxos de caixa com vencimentos diferentes.
reflete diretamente os prêmios por risco de crédito, implícitos nas cotações de títulos usados para construir a própria curva.
tende a ser uma curva ascendente, isto é, quanto maior o prazo de vencimento, maior a taxa de juros cotada.
supõe que todas as taxas de juros são independentes dos prazos de vencimento.
O risco de mercado de um título de renda fixa é
sempre igual a zero, porque o preço de um título de renda fixa não depende do comportamento do mercado de ações.
sempre igual a zero, caso não tenha risco de crédito.
decorrente da sensibilidade do preço do título à variação da taxa de juros de mercado.
igual à duração do título.
sempre maior do que o risco de mercado de uma ação.
Finanças Públicas - Princípios Teóricos de Tributação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Segundo a teoria da tributação, aponte a opção falsa no que concerne aos tributos diretos e indiretos.
Finanças Públicas - Princípios Teóricos de Tributação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Com relação à teoria da tributação, aponte a opção não pertinente.
Os contribuintes com capacidade de pagamento semelhante devem pagar a mesma quantia de imposto.
Uma das formas de avaliar a eqüidade no sistema tributário é chamada princípio de capacidade de pagamento.
Um imposto sobre o valor adicionado, tipo IVA, não é a forma mais eficiente de tributação sobre as vendas, pois não é um imposto neutro.
A eqüidade horizontal e a neutralidade econômica são perfeitamente compatíveis, na medida em que ambas requerem uma tributação abrangente e uniforme sobre toda a renda.
No sistema de tributação em conformidade com o benefício, cada contribuinte é tributado de acordo com sua demanda por serviços públicos.
Finanças Públicas - Sistema Tributário Brasileiro - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"O sistema tributário não deve provocar distorções na alocação de recursos comprometedores da eficiência do sistema econômico." Essa é a definição do conceito tributário de:
especificidade;
simplicidade;
eqüidade;
progressividade;
neutralidade.
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