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Finanças Públicas - Alternativas de Financiamento dos Encargos do Governo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As receitas na administração pública são utilizadas para a execução de despesas com o intuito de atender ao seu funcionamento e às demandas da sociedade. Na execução dessas receitas e despesas, ocorrem interferências e mutações no patrimônio das entidades públicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Operação de crédito por antecipação de receita é um exemplo de receita extra-orçamentária.
A disciplina Finanças Públicas pode ser definida como o estudo da:
obtenção, criação, gestão e dispêndio, pelo Estado, dos meios materiais e serviços visando à satisfação das necessidades coletivas;
sistemática impositiva de mecanismos de controle, transparência e fidedignidade das informações prestadas pelos gestores públicos;
natureza jurídica das relações travadas entre particulares e o Estado no exercício do poder de polícia;
avaliação do cumprimento das metas previstas nos instrumentos de planejamento orçamentário;
sistemática de controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres dos entes federados.
São objetivos da regulação:
bem-estar do consumidor, melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, universalização e qualidade dos serviços;
bem-estar do consumidor, melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, redução dos preços e tarifas;
melhoria da eficiência alocativa-distributiva e produtiva dos mercados e sistemas econômicos, universalização e qualidade dos serviços, redução dos preços e tarifas;
universalização e qualidade dos serviços, redução dos preços e tarifas, maximização do lucro dos concessionários;
maximização do lucro dos concessionários, bem-estar do consumidor, abertura dos mercados.
A dívida pública consolidada, conforme inc. I, art. 29 da LRF, corresponde ao montante total das obrigações financeiras do Ente, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito, para amortização em prazo superior a doze meses. O demonstrativo contábil que permite identificar o total da dívida pública de determinado Ente no final de um exercício é:
Balanço Orçamentário;
Balanço Financeiro;
Balanço Patrimonial;
Demonstração das Variações Patrimoniais;
Comparativo da Despesa Autorizada com a Realizada.
Com relação à dívida pública brasileira, não é pertinente afirmar que:
Finanças Públicas - Financiamento, Déficit e Dívida do Setor Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Uma importante mudança ocorreu nas contas correntes da administração pública brasileira na década de 80, quando de uma situação superavitária o governo passou a ter constantes déficits. Identifique qual das afirmações não é correta quanto à questão da dívida pública brasileira.
Em 1981, o estoque da dívida pública líquida equivalia a mais de 20% do PIB.
No ano de 1999, o estoque da dívida pública interna líquida alcançou o patamar de 37% do PIB.
Até 1991, a dívida externa era o principal componente da dívida pública brasileira.
Na análise da evolução da dívida pública mais recente é necessário levar em conta os passivos ocultos ("esqueletos") e o efeito de redução de dívida associado às privatizações.
A dívida pública brasileira até a segunda metade dos anos 90 era superior, como percentagem do PIB, à de diversos países desenvolvidos e com economias estáveis.
"O total dos financiamentos obtidos ou a serem tomados pelo setor público, junto a terceiros, em determinado período" é uma definição adequada ao conceito de:
superávit primário;
resultado primário;
déficit fiscal;
déficit corrente;
necessidades de financiamento do setor público.
Com relação às classificações do gasto público no Brasil, assinale a opção correta.
A classificação consoante a natureza econômica divide as despesas em três categorias: de consumo, de consumo durável e de capital.
A lei permite que classificação funcional possa ser modelada para atender às necessidades específicas de cada ente da Federação, a cada exercício financeiro.
Os programas, na atual sistemática, se classificam em duas categorias: de atividade-fim e de atividade-meio.
É lícito utilizar, dependendo da situação, o mesmo elemento de despesa associado a diferentes grupos de despesa para a formação da classificação da natureza da despesa.
A classificação institucional é uma subdivisão da classificação funcional.
Finanças Públicas - Imposto Sobre a Renda Pessoal - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Um país X adotou a tributação sobre a renda sob a forma de alíquotas crescentes conforme o aumento do nível de renda. Um país Y fixou uma única alíquota para a tributação sobre a renda. Comparando-se os dois países, pode-se afirmar que a tributação sobre a renda no país X adota o conceito de:
regressividade;
progressividade;
simplicidade;
indiferença;
neutralidade.
No princípio do benefício, os impostos são vistos como preços públicos pagos pelo cidadão. Sob esse princípio identifique a opção pertinente.
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