Questões de Finanças Públicas do ano 0000

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Classicamente, as receitas públicas são classificadas em receitas derivadas, compulsórias e facultativas. Além dessas, são identificadas também como receitas públicas:

  • A.

    as receitas crediárias, de transferências e decorrentes da atividade regulatória do Estado.

  • B.

    as receitas derivadas da atividade regulatória do Estado e as receitas pecuniárias.

  • C.

    as receitas crediárias e as receitas de economia privada.

  • D.

    as receitas crediárias, pecuniárias e de transferências.

  • E.

    as receitas de transferências e as receitas patrimoniais

O Orçamento da União para o exercício de 2001 foi elaborado com base no disposto pelo Decreto no 2829/98 e a Portaria no 42/99 do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e a Lei no 101/99, chamada de Lei de Responsabilidade Fiscal. Com relação à despesa, identifique a função que não pertence à Função de Produção.

  • A. Comércio e Serviços
  • B. Energia Elétrica
  • C. Ciência e Tecnologia
  • D. Organização Agrária
  • E. Indústria

No tocante à Lei de Responsabilidade Fiscal, identifique a chamada "Regra de Ouro".

  • A.

    A transparência na gestão fiscal é o principal instrumento para o controle social

  • B.

    As penalidades alcançam todos os responsáveis dos Três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e todo cidadão será parte legítima para denunciar.

  • C.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal é importante para o país, porque representa um enorme avanço na forma de administrar os recursos públicos

  • D.

    A contratação de operações de crédito em cada exercício fica limitada ao montante da despesa de capital.

  • E.

    Nenhum ato que provoque aumento da despesa de pessoal, nos Poderes Legislativo e Executivo, poderá ser editado nos 180 dias anteriores ao final da legislatura ou mandato dos chefes do Poder Executivo.

No tocante ao papel do Estado na atividade econômica, diz-se que o setor público deve cumprir, fundamentalmente, as três seguintes funções:

  • A. distributiva, fiscalizadora e alocativa
  • B. distributiva, fiscalizadora e estabilizadora
  • C. distributiva, alocativa e estabilizadora
  • D. fiscalizadora, alocativa e estabilizadora
  • E. fiscalizadora, normativa e estabilizadora

Com relação aos sistemas de tributação, identifique a opção falsa.

  • A.

    O sistema regressivo tem a característica básica de tributar mais fortemente as camadas mais baixas de renda.

  • B.

    O sistema regressivo não tem nenhum efeito sobre o estado da distribuição da renda na sociedade.

  • C.

    O sistema progressivo torna a distribuição menos desigual após a sua aplicação.

  • D.

    No sistema proporcional, o percentual do imposto a ser pago permanece inalterado, independentemente do nível de renda.

  • E.

    Através do sistema progressivo, aplicam-se maiores percentuais de impostos para as classes de renda mais alta.

O critério de classificação das contas públicas é de grande importância para a compreensão do orçamento. Várias são as razões pelas quais deve existir um bom sistema de classificação no orçamento. Assinale a opção errada.

  • A.

    Desenvolver a organização política e, de modo especial, restaurar as atribuições do poder legislativo.

  • B.

    Proporcionar uma contribuição efetiva para o acompanhamento da execução do orçamento.

  • C. Determinar a fixação de responsabilidades
  • D. Facilitar a formulação de programas
  • E.

    Possibilitar a análise dos efeitos econômicos das ações governamentais.

De acordo com os fundamentos e técnicas dos enfoques tributários, o princípio da capacidade de pagamento admite que

  • A.

    os impostos são vistos como preços pagos pelos serviços.

  • B.

    os impostos devem equivaler aos benefícios totais usufruídos pelos indivíduos, a partir dos gastos públicos.

  • C.

    os impostos não precisam ser equivalentes aos benefícios totais recebidos, mas apenas proporcionais a estes.

  • D.

    ainda que defensável do ponto de vista lógico, não existem meios práticos que permitam operacionalizar o critério da capacidade de pagamento.

  • E. a abordagem do benefício é irrelevante.

Segundo os princípios teóricos da tributação, assinale a única opção correta.

  • A.

    A eqüidade tributária entende que todos os indivíduos devem pagar justa contribuição ao governo.

  • B.

    A carga tributária de um país é dita regressiva quando onera todos os segmentos sociais na mesma proporção.

  • C.

    O princípio do benefício afirma que os tributos devem incidir sobre os mais ricos.

  • D.

    Segundo o princípio da capacidade de pagamento, as pessoas devem ser tributadas de acordo com a vantagem que recebem das despesas governamentais.

  • E.

    O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é caracterizado como um imposto direto.

No que diz respeito ao federalismo fiscal, não se pode afirmar que

  • A.

    constitui uma técnica administrativa que possibilita o exercício do poder em territórios de grande amplitude.

  • B.

    baseia-se no estabelecimento de governos de âmbitos regional e municipal.

  • C.

    pressupõe a livre negociação entre as partes, com objetivo de garantir certo grau de autonomia e delinear a divisão das funções a serem cumpridas pelos diversos níveis administrativos.

  • D.

    impede de a nação acomodar um amplo leque de preferências individuais.

  • E.

    é um método de organização administrativa nacional.

A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Identifique a opção que aponta a abrangência do Setor Público definida nessa Lei.

  • A.

    As Administrações Diretas da União, dos Estados e Distrito Federal e dos Municípios.

  • B.

    Os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Tribunais de Contas da União e dos Municípios; e as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias e empresas.

  • C.

    A Administração Indireta da União.

  • D.

    A Administração Direta da União e seus fundos, fundações, autarquias e empresas estatais dependentes.

  • E.

    Os poderes Executivo, Legislativo (inclusive os Tribunais de Contas), Judiciário, Ministério Público, as respectivas Administrações Diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, da União, Estados e Distrito Federal, e Municípios.

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