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Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, a federação brasileira foi tomando um perfil que não se ajusta às necessidades e aos desafios do país. Os traços mais marcantes desse perfil podem ser resumidos em quatro focos. Identifique a opção que não é pertinente a esse perfil.
Um acentuado equilíbrio horizontal na repartição dos recursos fiscais, revelado por um decrescente hiato entre a disponibilidade de recursos orçamentários per capita e as necessidades de atendimento das demandas da população desassistida.
Um crescente antagonismo nas relações entre estados, entre eles e seus municípios, e entre ambos e o governo federal, que se manifesta sob a forma de guerras fiscais.
Uma indesejável simetria no desenho e gerenciamento das políticas públicas, principalmente as sociais, que decorre da centralização do seu financiamento.
Uma forte instabilidade nas relações intergovernamentais, decorrente do caráter das transferências negociadas.
Uma autonomia formal de estados e municípios para instituírem e legislarem sobre os tributos de sua competência, conforme o previsto na Constituição Federal, mas sendo cerceado pela ampliação de tributos federais.
Com base na teoria da tributação, identifique a única opção incorreta.
A eficiência de um sistema tributário refere-se aos custos que impõe aos contribuintes.
A eqüidade de um sistema tributário diz respeito à justiça na distribuição da carga tributária entre a população.
Ao considerar alterações na legislação tributária, os formuladores de políticas econômicas enfrentam um dilema entre eficiência e eqüidade.
Segundo o princípio do benefício, é justo que as pessoas paguem impostos de acordo com o que recebem do governo.
A eqüidade vertical afirma que os contribuintes com capacidades de pagamento similares devem pagar a mesma quantia.
O Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) é uma forma moderna de tributação de vendas. Aponte a única opção incorreta no tocante a esse tipo de imposto.
O IVA é um imposto que apresenta grau de progressividade.
O IVA é um imposto neutro em relação à estrutura organizacional das empresas.
O IVA tributa apenas o valor adicionado em cada estágio da produção e da distribuição.
O IVA inibe estímulos à transferência de funções do estágio tributado para os estágios não tributados.
Uma desvantagem do IVA consiste na necessidade de se evitarem ou minimizarem isenções e diferenciações de alíquotas, para um bom funcionamento do imposto.
O Sistema de Planejamento Integrado, também conhecido, no Brasil, como Processo de Planejamento- Orçamento, consubstancia-se nos seguintes instrumentos: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. No que diz respeito à Lei de Diretrizes Orçamentárias, aponte a única opção falsa.
Tem a finalidade de nortear a elaboração dos orçamentos anuais.
Contém as metas e prioridades da administração pública federal.
Dispõe sobre as alterações na legislação tributária.
Compreende o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento da seguridade social.
Estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
A receita pública caracteriza-se como um ingresso de recursos ao patrimônio público. Assinale a opção que não é considerada como receita corrente:
receita de contribuições.
receita da conversão, em espécie, de bens e direitos.
receita patrimonial.
receita agropecuária.
receita industrial.
Entre as opções abaixo, indique a despesa que não corresponde à classificação das despesas de Inversões Financeiras, segundo a Lei 4.320, de 1964.
Toda aquisição de bens já em utilização.
Aquisição de títulos representativos de capital de empresas ou entidades de qualquer natureza, desde que não importe constituição ou aumento de capital.
Concessão de empréstimos, que só podem ser realizados mediante lei.
Dotações destinadas ao pagamento de bonificações a produtores de determinados gêneros ou materiais.
Depósitos compulsórios.
O cálculo das Necessidades de Financiamento do Governo Central (NFGC) é baseado em metodologia aceita internacionalmente pelas principais entidades governamentais e financeiras. Para se obter o conceito de resultado primário são consideradas apenas as receitas:
provenientes da privatização.
obtidas no mercado financeiro.
genuínas
de operações de crédito.
decorrentes de aplicação financeira.
Identifique a única afirmativa correta com relação à Lei de Responsabilidade Fiscal.
O resultado do Banco Central, apurado após a constituição ou reversão de reservas, não constitui receita do Tesouro Nacional.
O montante previsto para as receitas de operações de crédito poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.
Considera-se como Despesa Total com Pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias.
A operação de crédito irregular impede a obtenção de garantias, o recebimento de transferências voluntárias e contratação de novas operações de crédito.
É permitida pela Lei a assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e serviços.
Utilizando conceitos básicos de finanças públicas, assinale a única opção correta em relação ao déficit público.
A diferença entre o déficit primário e o déficit operacional está em que o primeiro considera as despesas e receitas financeiras.
Enquanto o país conviveu com elevadas taxas de inflação, o déficit nominal foi menor do que o déficit primário.
O déficit nominal é sempre menor do que o déficit operacional.
O déficit público é a única causa de expansão da base monetária.
A diferença entre o déficit operacional e o déficit nominal está em que o segundo não considera o imposto inflacionário como receita real do governo.
O déficit do setor público brasileiro representou uma significativa parcela do PIB durante a década de 80, tendo aumentado sistematicamente durante este período. Entre as razões que explicam esse comportamento, não se encontra o (a)
incremento das despesas do setor público em decorrência do grande aumento do número de funcionários
devolução dos recursos obtidos do arresto dos ativos financeiros do público, pelo governo federal
aumento significativo das dívidas públicas externa e interna
diminuição das receitas do governo em virtude do fraco desempenho da economia ao longo da década
incapacidade do governo de pagar o serviço da dívida, motivando a capitalização dos juros não pagos
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