Questões de Finanças Públicas do ano 0000

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Assinale a única opção que é pertinente ao orçamento tradicional e não ao orçamento-programa.

  • A.

    Os principais critérios classificatórios são unidades administrativas e elementos.

  • B.

    Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.

  • C.

    A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento.

  • D.

    A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.

  • E.

    Existe utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.

A partir do ano 2000, o Orçamento Público no Brasil foi elaborado com base nas modificações dispostas pelo Decreto nº 2829/98 e na Portaria nº 42/99 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O eixo principal dessas modificações foi a interligação entre o planejamento governamental (PPA) e o Orçamento (LOA). Identifique o principal instrumento de ligação entre os dois.

  • A. função
  • B. programas
  • C. subprogramas
  • D. projetos
  • E. operações especiais

Quanto à natureza econômica da receita e da despesa, o orçamento brasileiro a partir de 2000 passou a apresentar duas contas. Assinale a opção correta.

  • A. operações de crédito e juros da dívida pública
  • B. inversões financeiras e receita de contribuição
  • C. poupança e déficit
  • D. corrente e capital
  • E. receita tributária e despesa de pessoal

Identifique, segundo o Orçamento Fiscal do Brasil, Lei no 9.969, de 11/05/2000, a opção que não é verdadeira, com relação à classificação de despesa.

  • A. Pessoal e Encargos Sociais
  • B. Amortização da Dívida
  • C. Investimentos
  • D. Inversões Financeiras
  • E. Amortização de Empréstimo

A análise de custo-benefício é uma técnica usada para avaliar projetos governamentais. Assim sendo, identifique a afirmativa correta entre as opções abaixo.

  • A.

    É a técnica que substitui o processo político.

  • B.

    É uma técnica não operacional para a determinação dos méritos das ações alternativas do governo.

  • C.

    É a técnica que permite identificar os benefícios e os custos de um projeto para então estimá-los em unidades comparáveis.

  • D.

    É uma técnica que permite a geração de um volume apreciável de gastos em projetos complementares.

  • E.

    É a única técnica que permite a quantificação de custos e benefícios, independente de uma taxa apropriada para descontar estimativas futuras do cálculo dos respectivos valores atuais.

Com relação ao conceito de déficit público e seu financiamento, identifique a opção falsa.

  • A.

    O déficit público é equivalente à diferença entre o valor dos investimentos e a poupança do governo em conta corrente.

  • B.

    O financiamento do governo é feito pela emissão de dívida.

  • C.

    O déficit operacional exclui, do cálculo do déficit nominal, as correções monetária e cambial.

  • D.

    O déficit primário não considera as receitas e despesas financeiras.

  • E.

    O déficit nominal engloba toda e qualquer demanda por recursos provenientes do setor público, inclusive o pagamento de juros nominais sobre a dívida.

O processo brasileiro de desestatização passou por fases distintas. Na primeira fase do Programa Nacional de Desestatização brasileiro (1990-1993), a privatização gerou impacto positivo e reduzido devido a quatro importantes fatores. Identifique qual dos fatores mencionados não corresponde a essa fase.

  • A.

    Seleção de setores privatizáveis, pouco dinâmicos e de escasso interesse do capital privado.

  • B.

    Desencadeamento do processo num momento de recessão e de grande instabilidade macroeconômica, limitando o valor potencial dos ativos.

  • C.

    Necessidade reduzida de investimentos nos segmentos privatizados, porque havia sobrecapacidade produtiva a nível mundial.

  • D.

    Execução do programa com nítida motivação distributiva, do sistema financeiro e poupadores em geral para o Tesouro Nacional.

  • E.

    vAceitação de dívida pública interna não mobiliária pelo valor de face como meio de pagamento.

A Lei de Responsabilidade Fiscal é um código de conduta para os administradores públicos, que obedecerão às normas e limites para administrar as Finanças Públicas brasileiras. Assinale a opção não pertinente à responsabilidade na gestão fiscal.

  • A.

    Ação planejada e transparente.

  • B.

    Prevenção de riscos e desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas.

  • C.

    Desvinculação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

  • D.

    Cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas propostas nos orçamentos.

  • E.

    Obediência a limites e condições quanto à renúncia da receita e à geração de despesas.

De acordo com a Teoria das Finanças Públicas, assinale a única opção incorreta.

  • A.

    Os bens públicos são aqueles cujo consumo ou uso é indivisível ou "não-rival".

  • B.

    O sistema de mercado só funciona adequadamente quando o princípio da "exclusão" no consumo pode ser aplicado.

  • C.

    No caso de ocorrência de monopólio natural, a intervenção do governo se dá pela regulação de tal monopólio ou pela responsabilidade direta da produção do bem ou serviço referente ao setor caracterizado pelo monopólio natural.

  • D.

    A existência de externalidades justifica a intervenção do Estado.

  • E.

    A crescente complexidade dos sistemas econômicos no mundo como um todo tem levado a uma redução da atuação do Governo.

Indique qual das seguintes afirmações não corresponde a uma descrição da evolução da dívida pública no Brasil desde 1980.

  • A.

    A dívida líquida do setor público chegou a ser mais de 50% do PIB, em meados da década de 80.

  • B.

    A dívida pública dos estados e municípios, na segunda metade dos anos 90, ainda não tinha importância relativa ao total da dívida do setor público.

  • C.

    Em alguns anos, o acúmulo de créditos domésticos tornou negativa a dívida interna líquida do governo central.

  • D.

    De um modo geral, a partir de meados da década de 80 até meados dos anos 90, a dívida externa líquida do setor público foi perdendo importância relativa.

  • E.

    O período de 1981 a 1984 foi caracterizado pela elevação da relação dívida / PIB, devido a um contexto de forte déficit fiscal e estagnação da economia.

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