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Uma das preocupações importantes no desenho de sistemas tributários em regimes federativos é assegurar o necessário equilíbrio entre a repartição de competências impositivas e autonomia dos entes federados. Aponte a opção falsa no tocante ao federalismo fiscal.
A federação reforça a descentralização e a descentralização amplia os espaços da democracia.
O governo central deve procurar equalizar ou amenizar as desigualdades fiscais entre as jurisdições, por meio de transferências intragovernamentais.
A descentralização dos recursos e do poder para administrá-los afeta a capacidade de o Estado atuar com a finalidade de evitar a concentração regional de renda.
A partilha de competências tributárias é um instrumento poderoso de incentivo à cooperação.
A descentralização de recursos aumenta as dificuldades de coordenação de política fiscal, com riscos para o atingimento das metas de equilíbrio macroeconômico.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) instituída pela Constituição de 1988 é o instrumento norteador da Lei Orçamentária Anual (LOA). A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 04 de maio de 2000, atribuiu à LDO a responsabilidade de tratar também de outras matérias. Indique qual opção não representou uma responsabilidade adicional às criadas pela LRF.
A avaliação de riscos fiscais
A fixação de critérios para a limitação de empenho e movimentação financeira.
A publicação da avaliação financeira e atuarial dos regimes geral de previdência social e próprio dos servidores civis e militares.
O estabelecimento de prioridades e metas da administração pública federal.
O estabelecimento de metas fiscais.
O Estado brasileiro interveio de diversas formas na economia. Com relação a essa intervenção, indique qual das afirmações abaixo é a correta.
Desde a sua origem, serviços públicos básicos, como telecomunicações e energia elétrica, estiveram em mãos do Estado.
Apenas depois de diversas tentativas fracassadas de interessar o setor privado, é que surgiu uma siderurgia brasileira estatal.
A ação do Estado brasileiro ao longo do processo de industrialização representou uma tentativa constante de usurpar a iniciativa privada, levando à formação de um Estado "todo poderoso".
A década de 60 foi marcada pela criação de grandes empresas estatais, como a Eletrobrás e a Petrobrás.
O marco do controle de preços, da produção e do comércio exterior por parte do Estado, no Brasil, data do inicio dos anos 40.
O Orçamento-programa é definido como um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução. No Brasil, a Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito. O orçamento- programa não permite:
estabelecer o conjunto de metas e prioridades da Administração Pública Federal.
proporcionar interdependência e conexão entre os diferentes programas do trabalho.
atribuir responsabilidade ao administrador.
atribuir recursos para o cumprimento de determinados objetivos e metas
identificar duplicidade de esforços.
Com base na Constituição Federal de 1988, identifique a opção correta com relação aos créditos adicionais.
Os créditos adicionais são classificados em crédito complementar, crédito especial e crédito extraordinário.
Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites dos seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.
O crédito especial destina-se ao reforço de categoria de programação orçamentária já existente.
O crédito extraordinário destina-se às despesas para as quais não haja categoria de programação orçamentária específica, visando atender objetivo não previsto no orçamento.
É vedada a abertura de crédito especial ou extraordinário sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.
Identifique a única opção correta pertinente aos princípios orçamentários.
Com base no princípio da universalidade, o orçamento deve ser uno.
O princípio da anualidade enfatiza que o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas referentes aos três poderes da União.
O princípio da exclusividade afirma que o conteúdo orçamentário deve ser divulgado por meio de veículos oficiais de comunicação, para conhecimento público e para a eficácia de sua validade
O princípio da especificação estabelece que o montante da despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o período.
O princípio da não-afetação afirma que é vedada a vinculação de receita de impostos a órgãos, fundos ou despesas, excetuadas as afetações que a própria Carta Magna determina.
No que diz respeito ao orçamento base zero, assinale a única opção incorreta.
O orçamento base zero é um processo operacional de planejamento e orçamento que exige de cada administrador a fundamentação da necessidade dos recursos totais solicitados, e, em detalhes, lhe transfere o ônus da prova, a fim de que ele justifique a despesa.
O processo de orçamento base zero baseia-se na preparação de pacotes de decisão.
Um pacote de decisão é a identificação de uma função ou operação distinta numa forma de avaliação e comparação com outras funções.
Em pacote de decisão deverá ser preparado no nível de esforço máximo, corrente e de expansão.
Os pacotes de decisão serão submetidos ao Colégio de Decisão, que é o nível organizacional que os classifica.
No tocante aos objetivos da política orçamentária, indique a única opção correta.
Utilizar instrumentos que promovam a alocação de recursos por parte do governo, objetivando principalmente a oferta de determinados bens e serviços que são necessários e desejados pela sociedade e que não são providos pelo sistema privado
Estimar benefícios através do valor presente dos incrementos na capacidade em auferir rendimentos gerados pela educação.
Controlar o aumento do gasto público e contê-lo dentro dos limites considerados adequados pelo governo.
Utilizar mecanismos fiscais que não visem à redistribuição de renda e da riqueza
Assegurar o ajustamento da alocação dos recursos no mercado financeiro privado.
Identifique qual opção não é um atributo básico dos Programas de Gestão de Políticas Públicas, no Orçamento de 2003 do Governo Federal
denominação
objetivo
indicador(es)
órgão(s) e unidades orçamentárias
unidade responsável pelo programa
As unidades orçamentárias, no Orçamento Brasileiro de 2003, são responsáveis pela apresentação da programação orçamentária detalhada da despesa por programa, ação orçamentária e localizador de gasto. Seu campo de atuação, como agente, no processo de elaboração compreende, exceto:
estabelecimento de diretrizes no âmbito da Unidade Orçamentária.
estudos de adequação da estrutura programática do exercício.
estabelecimento de prioridades das ações dentro dos programas sob sua responsabilidade.
definição de critérios de distribuição dos referenciais monetários para detalhamento das propostas orçamentárias por programas e ações das unidades administrativas.
orientação, coordenação e supervisão técnica dos órgãos setoriais de orçamento
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