Questões sobre Geral

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O critério de classificação das contas públicas é de grande importância para a compreensão do orçamento. Várias são as razões pelas quais deve existir um bom sistema de classificação no orçamento. Assinale a opção errada.

  • A.

    Desenvolver a organização política e, de modo especial, restaurar as atribuições do poder legislativo.

  • B.

    Proporcionar uma contribuição efetiva para o acompanhamento da execução do orçamento.

  • C. Determinar a fixação de responsabilidades
  • D. Facilitar a formulação de programas
  • E.

    Possibilitar a análise dos efeitos econômicos das ações governamentais.

De acordo com os fundamentos e técnicas dos enfoques tributários, o princípio da capacidade de pagamento admite que

  • A.

    os impostos são vistos como preços pagos pelos serviços.

  • B.

    os impostos devem equivaler aos benefícios totais usufruídos pelos indivíduos, a partir dos gastos públicos.

  • C.

    os impostos não precisam ser equivalentes aos benefícios totais recebidos, mas apenas proporcionais a estes.

  • D.

    ainda que defensável do ponto de vista lógico, não existem meios práticos que permitam operacionalizar o critério da capacidade de pagamento.

  • E. a abordagem do benefício é irrelevante.

Segundo os princípios teóricos da tributação, assinale a única opção correta.

  • A.

    A eqüidade tributária entende que todos os indivíduos devem pagar justa contribuição ao governo.

  • B.

    A carga tributária de um país é dita regressiva quando onera todos os segmentos sociais na mesma proporção.

  • C.

    O princípio do benefício afirma que os tributos devem incidir sobre os mais ricos.

  • D.

    Segundo o princípio da capacidade de pagamento, as pessoas devem ser tributadas de acordo com a vantagem que recebem das despesas governamentais.

  • E.

    O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é caracterizado como um imposto direto.

No que diz respeito ao federalismo fiscal, não se pode afirmar que

  • A.

    constitui uma técnica administrativa que possibilita o exercício do poder em territórios de grande amplitude.

  • B.

    baseia-se no estabelecimento de governos de âmbitos regional e municipal.

  • C.

    pressupõe a livre negociação entre as partes, com objetivo de garantir certo grau de autonomia e delinear a divisão das funções a serem cumpridas pelos diversos níveis administrativos.

  • D.

    impede de a nação acomodar um amplo leque de preferências individuais.

  • E.

    é um método de organização administrativa nacional.

A Lei Complementar de 04/05/2000 estabeleceu normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Identifique a opção que aponta a abrangência do Setor Público definida nessa Lei.

  • A.

    As Administrações Diretas da União, dos Estados e Distrito Federal e dos Municípios.

  • B.

    Os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Tribunais de Contas da União e dos Municípios; e as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias e empresas.

  • C.

    A Administração Indireta da União.

  • D.

    A Administração Direta da União e seus fundos, fundações, autarquias e empresas estatais dependentes.

  • E.

    Os poderes Executivo, Legislativo (inclusive os Tribunais de Contas), Judiciário, Ministério Público, as respectivas Administrações Diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes, da União, Estados e Distrito Federal, e Municípios.

Assinale a única opção que é pertinente ao orçamento tradicional e não ao orçamento-programa.

  • A.

    Os principais critérios classificatórios são unidades administrativas e elementos.

  • B.

    Na elaboração do orçamento, são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício.

  • C.

    A estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento.

  • D.

    A alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas.

  • E.

    Existe utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e dos resultados.

A partir do ano 2000, o Orçamento Público no Brasil foi elaborado com base nas modificações dispostas pelo Decreto nº 2829/98 e na Portaria nº 42/99 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O eixo principal dessas modificações foi a interligação entre o planejamento governamental (PPA) e o Orçamento (LOA). Identifique o principal instrumento de ligação entre os dois.

  • A. função
  • B. programas
  • C. subprogramas
  • D. projetos
  • E. operações especiais

Quanto à natureza econômica da receita e da despesa, o orçamento brasileiro a partir de 2000 passou a apresentar duas contas. Assinale a opção correta.

  • A. operações de crédito e juros da dívida pública
  • B. inversões financeiras e receita de contribuição
  • C. poupança e déficit
  • D. corrente e capital
  • E. receita tributária e despesa de pessoal

Identifique, segundo o Orçamento Fiscal do Brasil, Lei no 9.969, de 11/05/2000, a opção que não é verdadeira, com relação à classificação de despesa.

  • A. Pessoal e Encargos Sociais
  • B. Amortização da Dívida
  • C. Investimentos
  • D. Inversões Financeiras
  • E. Amortização de Empréstimo

A análise de custo-benefício é uma técnica usada para avaliar projetos governamentais. Assim sendo, identifique a afirmativa correta entre as opções abaixo.

  • A.

    É a técnica que substitui o processo político.

  • B.

    É uma técnica não operacional para a determinação dos méritos das ações alternativas do governo.

  • C.

    É a técnica que permite identificar os benefícios e os custos de um projeto para então estimá-los em unidades comparáveis.

  • D.

    É uma técnica que permite a geração de um volume apreciável de gastos em projetos complementares.

  • E.

    É a única técnica que permite a quantificação de custos e benefícios, independente de uma taxa apropriada para descontar estimativas futuras do cálculo dos respectivos valores atuais.

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