Questões sobre Geral

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Com relação à análise custo-benefício de projetos e programas governamentais, identifique a opção incorreta.

  • A.

    O valor econômico dos benefícios tangíveis de um projeto em um mercado de competição perfeita é avaliado pelos preços de mercado e os benefícios precisam ser ajustados adequadamente.

  • B.

    Se os benefícios excedem os custos, o projeto pode conduzir a uma mais eficiente alocação de recursos.

  • C.

    A análise de custo-benefício não é um substituto para o processo político, uma vez que é um método de escolha para projetos alternativos, depois que o valor dos benefícios é determinado.

  • D.

    Na identificação e mensuração de custos e benefícios, a questão mais importante refere-se ao tratamento das externalidades.

  • E.

    Benefícios reais de um projeto são aqueles derivados de seus usuários finais.

O processo de privatização no Brasil pode ser dividido em três fases: a que ocorreu ao longo dos anos 80, a que foi de 1990 a 1995 e a que se iniciou em 1995. Com relação ao processo de privatização no Brasil, aponte a única opção falsa.

  • A.

    A primeira fase correspondeu a um processo de "re-privatização", cujo principal objetivo foi o saneamento financeiro da carteira do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

  • B.

    A segunda fase privilegiou a venda de empresas dos setores industriais, como a siderurgia, petroquímica e fertilizantes.

  • C.

    A terceira fase caracterizou-se, principalmente, pela privatização dos setores públicos, com destaque para os setores de energia elétrica e telecomunicações.

  • D.

    A terceira fase apresentou como ponto importante o lançamento do Plano Nacional de Desestatização (PND).

  • E.

    A partir de 1990, o processo de privatização esteve inserido em uma estratégia geral de governo, que contemplava a promoção das chamadas "reformas de mercado".

A principal justificativa para a existência de governos, segundo a teoria das finanças públicas, é a necessidade de que algum agente forneça de forma exclusiva e continuada aqueles bens e serviços considerados "públicos". "Bens públicos" são bens e serviços

  • a.

    de primeira necessidade, isto é, sem os quais a população não poderia sobreviver, como água, alimentos, roupas e habitação.

  • b.

    cujo consumo ou uso por um indivíduo ou grupo exclui ou prejudica o consumo ou uso dos mesmos bens e serviços pelos demais integrantes de uma mesma sociedade e, portanto, devem ser produzidos por um agente público.

  • c.

    cujo consumo ou uso por um indivíduo ou grupo não exclui ou prejudica o consumo ou uso dos mesmos bens e serviços pelos demais integrantes de uma mesma sociedade e, portanto, só podem ser produzidos por um agente público.

  • d.

    estratégicos para a segurança de um país e que, portanto, não poderiam ser produzidos ou fornecidos por agentes privados.

  • e.

    tradicionalmente fornecidos ou produzidos pelo governo de um país e cuja transferência para a iniciativa privada implicaria em perda de qualidade e/ou elevação excessiva do custo para a população.

Julgue os itens a seguir, relativos ao planejamento estratégico e organizacional.

Uma das verdades sobre planejamento e administração estratégicos, segundo Alfred Chandler, é que a estratégia segue a estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as definições mencionadas, identifique qual é pertinente ao princípio orçamentário do equilíbrio.

  • A.

    Todas as receitas e despesas devem estar contidas numa só lei orçamentária.

  • B.

    Todas as receitas e todas as despesas devem constar da lei orçamentária pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.

  • C.

    A lei orçamentária não poderá conter matéria estranha à fixação das despesas e à previsão das receitas.

  • D.

    Os valores autorizados para realização das despesas no exercício deverão ser compatíveis com os valores previstos para a arrecadação das receitas.

  • E.

    O orçamento deve ser claro e de fácil compreensão.

O documento que inscreve as despesas realizadas pela Administração Pública, apresentando as informações do credor, a descrição e o valor da despesa, bem como a dotação utilizada, denomina-se

  • A.

    nota de dotação.

  • B.

    nota de empenho.

  • C.

    nota de lançamento.

  • D.

    nota de movimentação de crédito.

  • E.

    nota de programação financeira.

A programação orçamentária, com base nas metas fiscais, admite vários processos na elaboração do orçamento. Identifique qual é o processo que expressa financeira e fisicamente os programas de trabalho de governo, possibilitando a integração do planejamento com o orçamento, a quantificação de objetivos e a fixação de metas, as relações insumo, produto e a avaliação de resultados.

  • A.

    orçamento de desempenho

  • B.

    orçamento-programa

  • C.

    orçamento base-zero

  • D.

    orçamento tradicional

  • E.

    orçamento com teto fixo

De acordo com as técnicas da elaboração orçamentária, assinale a única opção falsa em relação ao processo ascendente de decisão.

  • A.

    Apresenta a vantagem de as unidades, por conhecerem melhor o meio onde estão situadas, apresentarem maior realismo de programação.

  • B.

    No processo ascendente, os objetivos são estabelecidos pelos órgãos inferiores da hierarquia e são aprovados pela cúpula.

  • C.

    Apresenta a tendência de concentrar recursos em programas de ampliação apenas qualitativa, por ausência de objetivos.

  • D.

    No processo ascendente, órgãos operacionais geralmente têm visão limitada na determinação dos objetivos.

  • E.

    Apresenta riscos da falta de adesão das unidades executoras.

As ações do governo que podem ser classificadas como categorias de programação orçamentária são de três naturezas diferentes. Marque a opção certa.

  • A.

    atividade, projetos e programa

  • B.

    atividade, projeto e operações especiais

  • C.

    operações especiais, funções e projetos

  • D.

    funções, sub-funções e operações especiais

  • E.

    projetos, programas e operações especiais

A receita pública é a soma dos recursos percebidos pelo Estado. Classicamente, as receitas públicas não podem ser classificadas em

  • A.

    receitas derivadas.

  • B.

    receitas originárias.

  • C.

    receitas diretas.

  • D.

    receitas compulsórias.

  • E.

    receitas facultativas.

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