Lista completa de Questões de Finanças Públicas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Finanças Públicas - Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne a administração financeira e orcamentária, julgue os próximos itens.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é constituída por três orçamentos: fiscal, que se refere aos Poderes, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta; da seguridade social, que abrange os órgãos vinculados à saúde, à previdência social e à assistência social da administração direta e indireta; e de investimento nas empresas, que compreende os investimentos realizados pelas empresas em que o poder público detém a maior parte do capital social e tem direito a voto.
Finanças Públicas - Classificação e Estrutura das Despesas Governamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito de orçamento e finanças públicas, julgue os itens a seguir.
Depois de emitido empenho, ele não poderá ser cancelado unilateralmente pela administração pública, sob pena de se incorrer em enriquecimento sem causa.
Finanças Públicas - Evolução das Funções do Governo e Crescimento do Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos princípios fundamentais de supervisão bancária estabelecidos no Acordo da Basiléia, assinale a opção correta.
Finanças Públicas - Evolução das Funções do Governo e Crescimento do Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da aplicabilidade das normas constantes do Acordo da Basiléia, assinale a opção correta.
No âmbito de suas atribuições legais, o BACEN pode tomar uma série de medidas cautelares com relação a irregularidades apuradas, entre as quais não se inclui
Finanças Públicas - Carga Fiscal Ótima - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A carga fiscal ou carga tributária bruta corresponde à relação entre a totalidade de tributos pagos pela sociedade e o PIB. Quanto ao seu resultado, a carga fiscal será
ótima, quando gerar uma melhor distribuição de renda na sociedade.
ótima, quando não alterar a distribuição de renda na sociedade.
regressiva, quando provocar uma maior concentração de renda na sociedade.
progressiva, quando obedecer aos princípios da neutralidade e da equidade.
Finanças Públicas - Categorias de Tributo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da classificação quanto ao tipo do tributo, o ICMS é, essencialmente,
direto e regressivo.
indireto e progressivo.
indireto e regressivo.
direto e progressivo.
No que se refere às finanças públicas, julgue os itens que se seguem.
Compete a lei complementar dispor sobre finanças públicas e sobre os limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios.
Finanças Públicas - Evolução das Funções do Governo e Crescimento do Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A conta única do Tesouro Nacional constitui importante instrumento de controle das finanças públicas, uma vez que permite a racionalização da administração dos recursos financeiros, reduzindo a pressão sobre o caixa do Tesouro, além de agilizar os processos de transferência e descentralização financeira e os pagamentos a terceiros. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A conta única é mantida no Banco do Brasil.
Os recursos pagos ao governo federal por meio de documento de arrecadação de receitas federais (DARF) na rede bancária não necessitam ser imediatamente depositados na conta única.
As parcelas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES) correspondentes às contribuições para a previdência social devem ser excluídas da conta única.
Em nenhuma hipótese, recursos de fundos, autarquias e fundações públicas federais podem ser aplicados no mercado financeiro.
Recursos recebidos por órgãos públicos em moeda estrangeira devem ser obrigatoriamente convertidos para a moeda nacional, pelo câmbio do dia do recebimento, e recolhidos à conta única.
Finanças Públicas - Evolução das Funções do Governo e Crescimento do Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência o texto acima e considerando o estudo das finanças públicas sobre as funções do Estado, assinale a opção correta.
O governo pode realizar ajustamento na redistribuição da renda e da riqueza do país utilizando instrumentos como transferências, impostos e subsídios. Por exemplo, o Estado pode tributar indivíduos de alta renda e utilizar os recursos captados para o financiamento de programas para a parcela de baixa renda da população.
A chamada função estabilizadora exercida pelo governo visa o provimento de bens públicos para todos os consumidores, em face das imperfeições inerentes à própria lógica de mercado, que determina o tipo e a quantidade de bens públicos a serem ofertados à população.
O orçamento público é um importante instrumento da política de estabilização econômica. Por isso, não se recomenda a realização de mudanças nas receitas e nas despesas públicas, visando o controle da inflação e do crescimento econômico.
A atividade do Estado na alocação de recursos justifica-se naquelas situações em que são utilizadas as receitas orçamentárias para provisão de bens que tenham as características de bens privados, mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado.
A oferta do serviço público de justiça eleitoral é um exemplo de um bem semipúblico, inerente à função estabilizadora exercida pelo governo de assegurar condições democráticas no país e estabilidade política.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...