Questões de Fisioterapia

Lista completa de Questões de Fisioterapia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Alguns testes especiais são característicos à anatomia e às condições patológicas de cada articulação. Tomando como exemplo a articulação do ombro, a aplicação do teste de Yergason determina

    A) a instabilidade do úmero (luxação anterior do ombro).

    B) a presença de rupturas na bainha rotatória com limitação da abdução.

    C) a estabilidade do tendão da porção longa do bíceps no sulco bicipital.

    D) a presença de bursite subescapular, com limitação da rotação interna.

    E) a presença de tendinite do supraespinhoso com limitação da elevação do ombro.

Considerando que a gestação provoca inúmeras adaptações mecanoposturais nas mulheres, sobretudo no terceiro trimestre gestacional, julgue os itens a seguir. 
A incontinência urinária e a dor lombar são frequentes em gestantes, geralmente causadas pela compressão do nervo ciático pelo músculo piriforme.

Diferentes patologias podem comprometer a medula espinhal (ME) e, em razão da sua localização, estrutura anatômica, tratos e vias envolvidas, as manifestações clínicas são bastante variadas. Assim, podemos dizer que, numa lesão medular que compromete o neurônio motor inferior, a manifestação clínica apresentada é

    A) lesão da coluna posterior da medula, hiperreflexia e clônus.

    B) lesão da coluna anterior da medula, paralisia e atrofia muscular.

    C) lesão do trato espinotalâmico lateral da medula, parestesia e Babinsk.

    D) lesão do trato espinotalâmico posterior da medula, e hipotomia muscular.

    E) lesão do trato corticoespinhal anterior e hiperreflexia.

Considerando que a gestação provoca inúmeras adaptações mecanoposturais nas mulheres, sobretudo no terceiro trimestre gestacional, julgue os itens a seguir. 
A diástase abdominal muda o padrão de contração normal dos músculos retos abdominais e faz com que a gestante realize movimentos rotacionais do tronco para se movimentar e levantar-se da cama.

Os nervos do membro superior originam-se do plexo braquial, estendem-se da região cervical para a axila e fornecem fibras motoras e sensoriais. O plexo braquial é formado pela união dos ramos ventrais dos nervos espinhais de C5 a C8 e T1, e situa-se entre os músculos escalenos anterior e médio. Assim, percebemos que o plexo braquial não inerva somente o membro superior, mas também os músculos das regiões cervical e torácica e, ainda, alguns da região dorsal. Sobre essas relações anatômicas (raízes nervosas e músculos inervados), está CORRETO o que se afirma na alternativa:

    A) A raiz de C7 emite o primeiro nervo intercostal, que acompanha a primeira costela e inerva os músculos intercostais.

    B) Os ramos ventrais de C8 e T1 se unem para formar o troco superior, responsável pela inervação do músculo deltoide.

    C) Os ramos dorsais de C6 e C7 formam o tronco médio, responsável pela inervação da musculatura flexora do 4.º e 5.º dedos das mãos.

    D) As raízes de C5, C6 e C7 formam o nervo torácico longo, que se dirige para inervar o músculo Serrátil anterior.

    E) As raízes de C7 e T1 emitem os ramos que formam o nervo axilar, responsável pela inervação dos músculos flexores do cotovelo.

Considerando que a gestação provoca inúmeras adaptações mecanoposturais nas mulheres, sobretudo no terceiro trimestre gestacional, julgue os itens a seguir. 
A anteversão pélvica na gestante dá-se pelo padrão de encurtamento dos músculos oblíquos internos e externos.

Muitas vezes os membros inferiores são acometidos por doenças vasculares que causam desde um pequeno desconforto até processos inflamatórios e infecciosos que interrompem a locomoção do paciente. Uma patologia vascular das veias caracterizada por edema, calor, eritema e estase (estagnação com formação de coágulo), pode ser interpretada como

    A) varizes.

    B) trombose venosa profunda.

    C) veias varicosas.

    D) flebite.

    E) linfadenopatia periférica.

Considerando que a gestação provoca inúmeras adaptações mecanoposturais nas mulheres, sobretudo no terceiro trimestre gestacional, julgue os itens a seguir. 
A nutação sacral normalmente é acompanhada pelo fechamento dos ilíacos, por uma hiperlordose lombar e por uma anteversão pélvica.

A ação muscular que desencadeia o ciclo da marcha exige a participação integrada de vários músculos, cada um executando sua ação, ora como agonistas ora como antagonistas dos movimentos necessários para que o aparelho locomotor trabalhe fisiologicamente. Para uma adequada reabilitação da marcha, devemos analisar a função (principal ação) de cada músculo dos membros inferiores. Após analisar as alternativas abaixo e identificar a relação das informações contidas em cada uma delas, marque a que apresenta as informações corretas.

    A) O músculo glúteo máximo aduz e roda medialmente a coxa, mantém o nível da pelve, quando o membro ipsilateral está sustentando o peso, e o lado oposto avança durante a fase de balanço da marcha.

    B) O músculo extensor longo do Hálux trabalha em ação conjunta com o fibular longo na realização da extensão do Hálux, dorsiflexão e fraca eversão do tornozelo, no momento de impulso na marcha.

    C) O músculo gastrocnêmio realiza a flexão plantar do tornozelo independentemente da posição do joelho e estabiliza a perna sobre o pé na fase de apoio.

    D) O músculo tibial posterior flete os quatro dedos laterais, faz a flexão plantar do tornozelo e sustenta os arcos longitudinais do pé.

    E) O músculo bíceps femoral flete a perna e roda-a lateralmente quando o joelho está fletido; estende a coxa ao iniciar a marcha.

Um paciente de 20 anos de idade sofreu traumatismo raquimedular em nível torácico T6 após acidente automobilístico há um ano. Desenvolveu paraplegia em membros inferiores, tornando-se cadeirante. Atualmente trabalha como programador de sistemas e passa longos períodos sentado na própria cadeira de rodas. Há aproximadamente quatro meses, apareceu uma ulceração em nádega direita que tem aumentado de tamanho, apesar do acompanhamento médico. O paciente foi, então, encaminhado para fisioterapia com diagnóstico de úlcera de pressão grau III, com uma ferida aberta crônica de 4 cm de diâmetro em região da tuberosidade isquiática direita. Ao exame clínico, não se observou ferida infectada.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O laser de baixa intensidade está indicado para esse paciente e deve ser aplicado dentro da ferida para gerar cicatrização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...