Questões de Fisioterapia

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Conhecida como joelho de corredor, um problema comum entre os maratonistas, a sobrecarga no joelho pode ocorrer em esportes que incluem corrida, como o basquete. A sensibilidade e a dor ao redor da patela, ou sob ela, resultam do desequilíbrio do músculo quadríceps. Também pode ser causada por um golpe na patela ou flexão extrema do joelho, por exemplo, durante o agachamento ao levantar peso. A situação clínica descrita no texto acima se aplica a qual patologia?

    A) Condromalácia patelar.

    B) Ruptura do ligamento cruzado anterior.

    C) Bursite pré-patelar.

    D) Tendinite do quadríceps.

    E) Ruptura do menisco medial.

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O diafragma pélvico, formado pelo músculo isquiococcígeo, dá suporte às vísceras pélvicas.

Durante uma aula de fisiologia humana, o professor colocou em debate o caso clínico da paciente M.P.S, 72 anos de idade, sexo feminino, hipertensa de longa data, com controle medicamentoso. Ela procurou o médico do ESF do seu bairro para renovar a receita do seu remédio para o controle da pressão arterial (propranolol). Na consulta, comentou que iniciou atividade física, caminhada três vezes por semana, mas que não estava se sentindo bem. Relatou que parecia que seu coração não estava conseguindo “bater o suficiente” para suportar o exercício. Após minutos de suposições e discussões, o professor explicou que isso ocorreu devido ao uso do seu remédio, que bloqueia um receptor e provoca uma redução do débito cardíaco.

Após ler o caso clínico, ao qual o texto acima se refere, faça uma análise das alternativas abaixo e marque a que corresponde aos receptores bloqueados pelo medicamento propranolol.

    A) Receptores nicotínicos.

    B) Receptores muscarínicos.

    C) Receptores ?1.

    D) Receptores ?2.

    E) Receptores ?1.

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O músculo isquioesponjoso ajuda a manter as vísceras pélvicas em posição e contrapõe-se à contração abdominal.

Paciente asmático realiza um exame de espirometria. O resultado esperado é

    A) a redução da capacidade vital forçada (CVF), diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e aumento da capacidade residual funcional (CRF).

    B) o aumento do volume de reserva expiratória (VRE), diminuição da capacidade residual funcional (CRF) e diminuição do espaço morto anatômico.

    C) a redução do volume de reserva inspiratório (VRI), aumento do volume corrente (VC) e aumento da capacidade vital forçada (CVF).

    D) o aumento da capacidade vital forçada (CVF), diminuição da capacidade residual funcional (CRF) e aumento do volume corrente (VC).

    E) a redução do volume de reserva expiratória (VRE), aumento do volume expiratório final (VEF) e redução do espaço morto fisiológico.

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Para reeducação muscular, o biofeedback por EMG está indicado para melhorar a resistência muscular e a coordenação da MAP.

As artérias dos membros superiores são supridas por nervos simpáticos. Fibras pós-ganglionares dos gânglios simpáticos entram em nervos que formam o plexo braquial e são distribuídas para as artérias digitais através de ramos originados do plexo. Quando acometidas, as artérias podem apresentar crises intermitentes de isquemia dos dedos caracterizada por cianose e não raro acompanhadas por parestesias e dor, que costumam ser causadas pelo frio e estímulos emocionais. O distúrbio pode resultar de uma anormalidade anatômica ou de uma doença de base. Quando a causa do distúrbio é de origem idiopática ou primária, é denominada

    A) síndrome de De Quervain.

    B) doença arterial periférica.

    C) síndrome de Raynaud.

    D) isquemia de Volkmann.

    E) síndrome compartimental.

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios dinâmicos de grande amplitude de movimento e com resistência poderiam ser realizados no “trapézio” do pilates, para reeducação postural dessa paciente na fase inicial do tratamento fisioterapêutico.

Quando falamos em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) geralmente associamos ao transtorno no desenvolvimento neurológico que impacta nas habilidades de comunicação (verbal ou não), sociais e comportamentais (atitudes e interesses repetitivos e restritos).Entretanto, um outro aspecto tão importante quanto os demais, também pode ser comprometido e merece atenção: a habilidade motora. Esse é um aspecto que vai além do olhar voltado aos movimentos repetitivos realizados pelos autistas, como os de braços e pernas.

De acordo com a habilidade motora, associe a numeração de 1 a 4, de acordo com os parênteses:

(1) Habilidades motoras brutas (2) Tônus Muscular. (3) Marcha. (4) Planejamento motor.

( ) Está relacionado a maneira como caminhamos, a criança com TEA pode apresentar um padrão diferenciado e andarem na ponta dos pés. Normalmente, este distúrbio começa com uma idade média entre 18 e 24 meses de vida, quando costumam a aprender a andar

( ) No caso desse tipo de habilidade que responde pela flexibilidade do corpo, as crianças com autismo costumam ser mais enrijecidas, o que pode se tornar um obstáculo para a realização de movimentos, o que pode ocasionar em problemas de equilíbrio e quedas frequentes.

( ) Outro ponto que pode ser considerado nevrálgico para uma criança com TEA diz respeito a habilidade que consiste na capacidade do cérebro em entender uma ação motora, descobrir como fazê-la e dar ordem aos músculos e as partes do corpo corretas a executarem essa atividade. Para quem está no espectro, uma simples tarefa de se movimentar de um lado para o outro de uma sala, por exemplo, pode ser desafiadora, devido à dificuldade de idealizar e executar esta ação. A intervenção deste profissional deve ser projetada para atender às especificidades de cada pessoa com TEA, organizando o tratamento de maneira a estimular a reduzir a ansiedade do indivíduo e encorajá-lo, facilitando o aprendizado motor.

( ) São definidas como capacidade de realizar movimentos usando os membros superiores e inferiores (braços, pernas, tronco e pés). As crianças com autismo, em média, apresentam um atraso nesta área de desenvolvimento de em média seis meses, em relação àquelas chamadas “neurotípicas”, ou seja, que estão fora do espectro.

A sequência CORRETA é:

    A) 1 - 2 -4 -3.

    B) 3 - 2 -4 -1.

    C) 2 - 3 -4 -1.

    D) 4 - 2 -3 -1.

    E) 1 - 4 -2 -3.

Uma mulher de 45 anos de idade foi encaminhada à fisioterapia para fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (MAP). Apresenta incontinência urinária de esforço e tem sensação de períneo caído. Sua história clínica conta com três partos vaginais e uma histerectomia total por um câncer de colo de útero há três anos. Paciente fisicamente ativa, ela quer retomar as atividades físicas de musculação e pilates. À avaliação, notam-se fraqueza significativa da MAP, resistência muscular diminuída, falta de consciência corporal para contração da MAP e postura em retroversão pélvica com retificação da lordose lombar e abdome protruso.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Exercícios hipopressivos estão indicados para melhorar o controle voluntário dos músculos da MAP.

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