Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Wisner (1987), sobre os EPI (equipamentos de proteção individual), é correto afirmar, EXCETO:
São uma solução ruim, pois não suprimem os fatores prejudiciais ou desfavoráveis do ambiente de trabalho.
Servem para suprimir os fatores prejudiciais do ambiente de trabalho.
Seu uso pode ser perigoso em determinadas situações de trabalho.
São a solução ideal para suprimir os fatores prejudiciais ou desfavoráveis das condições de trabalho.
Conforme Wisner (1987), estão corretas as seguintes afirmações, EXCETO:
A ergonomia de correção difere-se da ergonomia de mudança, porque o custo da segunda estará contabilizado no orçamento geral das organizações, assentando a intervenção em bases mais realistas.
A ergonomia de concepção difere-se da ergonomia de mudança, porque as transformações ergonômicas da segunda são mais radicais que na primeira.
A ergonomia de concepção difere-se da ergonomia de mudança, porque as transformações ergonômicas da primeira são menos realistas que a segunda.
A implementação da ergonomia de concepção tem baixo custo e sua ação pode ser mais eficaz que as ergonomias de correção e de mudança.
Assinale a afirmativa CORRETA.
A epicondilite lateral acomete os tendões dos músculos extensores do punho, ao nível do cotovelo.
A epicondilite medial acomete os tendões dos músculos extensores do punho, ao nível do cotovelo.
A degeneração do ligamento ulnar e a síndrome do interósseo tentam explicar a epicondilite lateral.
A epicondilite lateral acomete os tendões dos músculos extensores do punho, ao nível do punho.
Assinale a alternativa CORRETA com relação à Síndrome do Canal Cubital.
É a compressão do nervo radial na altura do cotovelo, atrás do epicôndilo medial e entre as duas cabeças do flexor radial do carpo.
É a compressão do nervo ulnar na altura do cotovelo, atrás do epicôndilo medial e entre as duas cabeças do flexor radial do carpo.
É a compressão do nervo ulnar na altura do cotovelo, atrás do epicôndilo medial e entre as duas cabeças do flexor ulnar do carpo.
É a compressão do nervo mediano na altura do cotovelo, atrás do epicôndilo medial e entre as duas cabeças do flexor mediano do carpo.
Conforme Lima et al (1998) podem ser considerados fatores determinantes dos LER/DORT, EXCETO:
Fatores biomecânicos que envolvem posturas, força, compressão mecânica, repetitividade, habilidade.
Fatores psicológicos, tais como, estresse, atitude negativa em relação à vida, desprazer dentro e fora do trabalho.
Hábitos e atividades da vida extratrabalho: hobbies, dupla jornada da mulher, tabagismo, estado civil.
Organização do trabalho: posto de trabalho desorganizado, presença de objetos que atrapalham a realização das atividades, inadequação da disposição dos objetos.
Conforme capítulo sobre análise ergonômica realizada em um restaurante universitário (Lima et al, 1998), os autores afirmam que a instituição de reuniões periódicas com os funcionários é importante porque, EXCETO:
estabelece canais de comunicação e de discussão sobre os problemas detectados.
permite maior transparência sobre a natureza dos conflitos, possibilitando uma mudança eficaz e definitiva da situação de trabalho.
possibilita a tomada de consciência, por parte do trabalhadores, de seu papel nas mudanças das condições de trabalho.
possibilita a tomada de consciência, por parte do trabalhadores, de sua responsabilidade na gestão da situação de trabalho.
Conforme afirmam Cândido e Neves apud Lima et al (1998), o fato de a incidência de LER/DORT ser maior no gênero feminino justifica-se principalmente:
devido a diferenças anatômica e fisiológica de homens e mulheres: os músculos das mulheres não possuem o mesmo potencial de desenvolvimento dos homens.
devido a diferenças anatômica e fisiológica de homens e mulheres: a mulher possui menor número de fibras musculares e menos capacidade de armazenar e converter o glicogênio em energia útil.
devido ao fato de as mulheres serem introduzidas em atividades industriais repetitivas, já que estas possuem mais habilidade que os homens.
devido à posição secundária que as mulheres ocupam em casa e na fábrica, cuja exigência por produção tende a ser mais acelerada e menos remunerada.
Com relação à análise ergonômica do trabalho em situações complexas, Wisner (1987) determina como observações metodológicas necessárias, EXCETO:
a sazonalidade das ocorrências com relação ao período de observação.
operações e tarefas, que se relacionam, por exemplo, aos gestos de ação e aos passos seguidos pelo trabalhador na execução da atividade.
locais onde se realiza o trabalho: deve-se enfatizar o posto de trabalho onde é realizada a tarefa, pois pode-se prejudicar a realização de atividades que não se relacionam com o posto estudado, caso os locais de circulação sejam modificados.
variações semanais: é preciso estudar pelo menos um dia de pouco movimento e um dia de muito movimento.
Ao comentar o emprego de "Listas de Controle" (ou check lists) para analisar condições de trabalho, Wisner (1987) afirma que tais listas, EXCETO:
são a forma mais completa para se diagnosticarem os problemas presentes nas situações de trabalho.
sofrem uma abordagem muito fracionada do posto de trabalho e não podem satisfazer os partidários da abordagem cognitiva.
objetivam não omitir nenhum dos múltiplos aspectos da situação de trabalho.
podem ser consideradas como protocolos de avaliação das condições de trabalho, de forma que auxiliam na análise das tarefas.
Sobre a observação participante (Wisner, 1987), estão corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
É um tipo de técnica de análise ergonômica em que o pesquisador passa a trabalhar como operário, com o objetivo de compreender melhor a situação estudada.
É um tipo de técnica de análise ergonômica em que o pesquisador passa a acompanhar o trabalhador em suas atividades para que o mesmo coopere com a pesquisa através de seus relatos.
Podem ser úteis para se compreenderem as estratégias e a complexidade das relações sociais dentro do contexto de trabalho diagnosticado.
Podem colaborar com o entendimento do vocabulário utilizado na situação de trabalho estudada, como forma de melhorar a qualidade das descrições das tarefas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...