Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente com 18 anos de idade sofreu uma forte entorse no tornozelo direito durante uma partida de futebol. Foi atendido duas horas depois do trauma e, ao exame clínico, foi constatado edema difuso, hematoma localizado na face lateral interna do pé e um quadro doloroso que impedia a deambulação. O exame traumato-ortopédico descartou luxação da articulação do tornozelo e rompimento de ligamentos. A programação fisioterápica na fase aguda deve constar de:
aplicação de compressas quentes durante as primeiras 48 horas, com indicação de repouso absoluto.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos a serem limitados pelo quadro doloroso durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão suave e repouso absoluto do membro.
aplicação de crioterapia durante 20 minutos em intervalos de 2 em 2 horas durante as primeiras 24 horas, bandagens com pressão intensa e repouso absoluto nas primeiras 72 horas.
aplicação de banho-de-contraste durante as primeiras 48 horas, com indicação de cinesioterapia suave.
incentivo à deambulação precoce, para evitar a fibrose da articulação do tornozelo.
Uma paciente de baixa renda, com idade de 26 anos, no 4º mês de gestação, apresenta um quadro de Paralisia Facial Periférica à esquerda, decorrente de ataque virótico, com todos os sinais característicos da patologia em grau III e com ausência de dor. Foi encaminhada à fisioterapia no mesmo dia em que foi estabelecido o diagnóstico médico. A programação fisioterápica a ser indicada deve ser:
aplicação de laser de Ga/As de 1 Joule no trajeto do nervo facial e massagem superficial suave durante a primeira semana de atendimento.
aplicação de eletroterapia com corrente galvânica interrompida na fase aguda da doença, seguida de exercícios de mímica.
aplicação de eletroterapia com corrente galvânica interrompida na fase aguda da doença, seguida de exercícios de mímica.
massoterapia de alongamento na face afetada e de encurtamento na face sã, seguida de eletroterapia com corrente interferencial tetrapolar.
utilização de órteses de esparadrapo, exercícios voluntários de mímica e orientação para a paciente mascar chicletes, para fortalecer os músculos masseteres.
Para um paciente jovem que foi submetido a uma meniscectomia no joelho direito, a programação fisioterápica mais adequada para a fase aguda do quadro é:
compressas quentes sobre o joelho afetado de 1 em 1 hora, enquanto durar o quadro edematoso, seguidas de movimentos suaves no joelho.
crioterapia sobre o joelho operado e eletroterapia com corrente russa na coxa, com o membro em extensão, para se obter contrações isométricas e evitar atrofia muscular.
utilização de bicicleta estacionária, durante dez minutos, com movimentos suaves do pedal, para se evitar atrofia muscular do membro afetado.
eletroterapia com corrente interferencial tetrapolar sobre o joelho afetado, para se evitar atrofia muscular.
uso precoce dos banhos-de-contrastes, para se evitar a formação de edemas no joelho operado, e mobilização passiva com carga mínima.
Um paciente do sexo masculino, com 18 anos de idade, sofreu fratura incompleta da tíbia esquerda durante a prática de esporte. Após a imobilização por aparelho gessado durante 30 dias, foi encaminhado à fisioterapia. A programação fisioterápica mais adequada é:
eletroterapia nos principais grupos musculares do membro afetado, para hipertrofiar a musculatura.
exercícios isométricos dos grupos extensores, cinesioterapia com carga progressiva dos principais grupos musculares do membro afetado e exercícios para a manutenção dos arcos de movimento.
ultra-som em toda a musculatura extensora e exercícios de coordenação da deambulação.
corrente diadinâmica, para o fortalecimento dos ligamentos do joelho e da panturrilha.
hidroterapia em dias alternados, para hipertrofiar a musculatura, e aplicação de laser de He/Ne para aumentar a irrigação do membro.
Um paciente do sexo masculino, de 45 anos, sedentário, queixa-se de dores lombares, principalmente ao final de uma jornada de trabalho. Ao exame clínico observa-se abdome proeminente, sobrepeso corporal, com IMC > 40. Sinais Vitais: PA = 180 x 120mmHg; Pulso = 90bpm; F.R = 16mpm. Encaminhado à fisioterapia, a programação indicada para o caso é:
aplicação de ondas curtas na região lombar e indicação para perder peso, com o auxílio de um nutricionista.
utilização de bicicleta estacionária, durante 20 minutos por dia, com carga mínima, e aplicação de TENS na região lombar.
orientação para perder peso com o auxílio de um nutricionista, para fazer caminhadas pela manhã ou à tardinha, de maneira progressiva, com controle do pulso e da pressão, hidroterapia e exercícios de fortalecimento abdominal.
orientação para perder peso através de práticas esportivas, para correr moderadamente pela manhã ou à tardinha durante 30 minutos, de maneira progressiva, e para realizar exercícios de fortalecimento abdominal em casa, sempre que dispuser de tempo.
orientação para andar de bicicleta sempre que possível, jogar futebol nos finais de semana (com cuidado para não se machucar), e para evitar a ingestão de cerveja.
Paciente do sexo feminino, com 74 anos de idade, vítima de AVC isquêmico, hospitalizada há 6 meses, apresenta úlcera de decúbito com aproximadamente 40cm de área, na região lombo-sacral. Assinale a opção fisioterápica mais adequada.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação ultravioleta com parâmetros determinados pela DEM. Em seguida, fazer a aplicação de laser de He/Ne, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação infravermelha durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de laser de He/Ne, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação infravermelha durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de laser de Ga/As para combater o quadro doloroso, com tempo livre e com técnica de pincelamento em dias alternados.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação laser de Ga/As, durante 20 minutos. Em seguida, fazer a aplicação de infravermelho, com tempo livre.
Após a decorticação efetuada pelo cirurgião e a limpeza da ferida, aplicar radiação ultravioleta com parâmetros determinados pela DEM. Em seguida, fazer a aplicação de ondas curtas durante 20 minutos.
Paciente do sexo feminino, de 58 anos de idade, 1,52m de altura, 75 Kg, formação escolar elementar, é portadora de Insuficiência Vesical de Esforço. Os sinais vitais estão dentro dos limites de normalidade. Foi indicado tratamento fisioterápico. Assinale a opção mais adequada:
fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, através de caminhadas e técnicas de relaxamento.
aplicação de eletroterapia intravaginal e exercícios isométricos de fortalecimento do assoalho pélvico
orientação para diminuir a ingestão de líquidos, para utilizar fraldões e para realizar exercícios abdominais diários, com o objetivo de fortalecer a musculatura abdominal.
orientação para perder peso imediatamente, e submeter a paciente a eletroterapia com corrente galvânica, para relaxamento dos esfíncteres urinários.
aplicação de TENS e exercícios de fortalecimento abdominal.
Paciente do sexo feminino, com 50 anos de idade, 72 kg de peso, 1,51 de altura, apresenta creptos em ambos os joelhos, com queixas de dores ao deambular e imagem de RX sugestiva de artrose. Ao exame físico, observou-se aumento da temperatura em ambos os joelhos e presença de edema difuso. A programação fisioterápica mais indicada para o caso é:
iniciar um programa de caminhadas durante 30 minutos por dia, seguido de técnicas de repouso em decúbito dorsal, em plano duro, durante 20 minutos. Aplicações de TENS do tipo acupuntural, com técnica cruzada, em ambos os joelhos, durante 30 minutos.
aplicar laser de He/Ne, 1 Joule, em ambos os joelhos, em dias alternados, e aplicar turbilhão com água morna.
aplicar banhos-de-contraste em ambos os membros, por 20 minutos, seguidos de aplicação de TENS do tipo VIF, por 30 minutos.
realizar massoterapia centrípeta em ambos os membros por 20 minutos, técnicas de esvaziamento para evitar a estase venosa e aplicar TENS do tipo modulado.
orientar para perder peso e realizar exercícios hidroterápicos visando ao fortalecimento da musculatura dos MMII, e orientações de AVD e AVP.
Paciente do sexo masculino, com 50 anos de idade, 83 Kg, 1,68m, motorista de táxi, sinais vitais dentro da normalidade, queixa-se de dor em queimação na região posterior da coxa, impedindo o movimento de flexão do tronco quando está em pé. Ao exame físico, constatou-se Manobra de Laségue positiva. A programação fisioterápica mais adequada para o caso é:
infravermelho na região afetada e alongamento da musculatura anterior da coxa.
ultravioleta na região afetada e alongamento da musculatura posterior da coxa.
ultravioleta na região afetada e alongamento da musculatura posterior da coxa.
laser de Ga/As, com tiros de 1 Joule no trajeto do nervo ciático, aplicação de TENS, com técnica radicular e exercícios de alongamento dos ísquio-tibiais.
laser de He/Ne, com tiros de 5 Joules no trajeto do nervo ciático, aplicação de TENS, com técnica local e exercícios de encurtamento dos ísquio-tibiais.
Paciente do sexo feminino, com 32 anos de idade, 1,70m de altura, 62 Kg, sinais vitais normais, apresenta edema difuso em ambos os membros, e está em fase de tratamento de filariose. A pele apresenta-se em bom estado e não há presença de varizes ou pontos dolorosos. Assinale a programação fisioterápica adequada para o caso:
hidroterapia, seguida de caminhadas de 20 minutos, duas vezes ao dia.
massoterapia centrípeta, exercícios de Ratchow-Buerger e meias elásticas de média compressão.
massoterapia centrífuga, manobra de Van Der Mollen e meias elásticas de grande compressão.
massoterapia centrífuga, fonoforese e exercícios de deambulação.
eletroendosmose, meias elásticas de baixa compressão, banho-de-contraste.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...