Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a imagem operatória (Wisner, 1987), estão corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
É a imagem funcional que cada trabalhador tem do dispositivo sobre o qual trabalha.
É a imagem funcional que o ergonomista deve ter do dispositivo sobre o qual o operador trabalha.
Deve ser comparada com o diagrama prescrito pelo "escritório de métodos", para identificar fatores inconvenientes presentes no trabalho.
É importante ser reconhecida para que se possa entender, por exemplo, a ocorrência de incidentes na situação de trabalho.
A cervicobraquialgia caracteriza-se pelas características citadas abaixo, EXCETO:
É consequência de um processo de compressão das raízes nervosas na emergência do forame de conjugação, traduzindo inflamação ou irritação de uma ou mais raízes do plexo braquial ao nível de C5, C6, C7, e mesmo C8.
Pode apresentar causas mecânico-degenerativas, tais, como a protusão do disco intervertebral ou a degeneração dos ligamentos amarelo e longitudinal posterior.
É conseqüência de um processo de compressão das raízes nervosas na emergência do forame de conjugação, traduzindo inflamação ou irritação de uma ou mais raízes do plexo braquial ao nível de C1, C2, C3, e mesmo C4.
Também conhecida como neuralgia cervicobraquial, síndrome radicular de compressão cervical, radiculalgia cervicobraquial.
No diagnóstico da síndrome do supinador, os sintomas da patologia podem ser desencadeados pelos movimentos citados abaixo, EXCETO:
Cotovelo fletido, antebraço pronado, punho totalmente fletido.
Cotovelo fletido a 90o, antebraço pronado, punho totalmente fletido.
Cotovelo e punho estendidos, exercendo extensão contra resistência do dedo médio.
Cotovelo e punho fletidos, exercendo flexão contra resistida do dedo médio.
Estão corretas as alternativas sobre a Síndrome do Desfiladeiro Torácico, EXCETO:
Apresenta sinais e sintomas complexos causados pela compressão do plexo braquial, artéria subclávia e veia subclávia.
Os pacientes apresentam sintomas de queimação nas extremidades.
Os pacientes podem apresentar fraqueza nos músculos do manguito rotator, bíceps e tríceps.
Pacientes apresentam parestesia, dormência e dor ao longo da distribuição do nervo ulnar, inclusive afetando 4o e 5o dedos, quando feita uma compressão baixa (C8-T1).
As afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
O teste de Phalen tem a finalidade de avaliar a compressão do nervo mediano na altura do punho e serve como auxiliar na identificação da Síndrome do Túnel Carpal.
O teste de Jobe avalia especificamente o músculo supra-espinhoso, porém um sinal falso pode surgir na presença de dor à realização do movimento.
O teste de Finkelstein é utilizado para identificar a Síndrome do Túnel Carpal, já que tem a finalidade de avaliar a compressão de nervo mediano na altura do punho.
O teste de Neer é utilizado como complemento para avaliar a existência da síndrome do impacto.
Um paciente portador de DPOC foi submetido a uma cirurgia e apresenta um quadro de infecção respiratória. Nesse paciente, a toilete tráqueo-brônquica constitui fator importante para manter a permeabilidade das vias aéreas e, conseqüentemente, permitir as trocas gasosas, para a remoção das secreções no pós-operatório. Sobre a toilet nesse paciente, podemos afirmar que:
1)A aspiração contínua e por tempo prolongado das secreções tráqueo-brônquicas e orofaríngeas pode levar à hipoxia.
2)No pós-operatório, o repouso prolongado e as posições antiálgicas favorecem o "clearance" muco ciliar, impedindo a retenção de secreções, e reduzem os volumes e capacidades pulmonares.
3)A tosse forte é indicada no pós-operatório, para tratamento da infecção respiratória, evitando atelectasia e facilitando a remoção das secreções, sem fa de igual pressão.
Está(ão)correta(s) apenas:
2.
1.
3.
1 e 3.
2 e 3.
Algumas patologias respiratórias levam os músculos respiratórios a apresentarem reduzida capacidade de gerar força, casos em que, podem ser indicados os treinamentos desses músculos. Sobre o treinament s msculos respiratórios, é correto afirmar que:
o decúbito prono é o mais recomendável para esse treinamento, pois facilita a relação ventilação-perfusão.
no treinamento com carga linear pressórica, a resistência inspiratória independe do fluxo inspiratório do doente.
o treinamento com carga linear pressórica permite uma quantidade de carga inspiratória, independente do fluxo inspiratório do paciente.
para treinar os músculos respiratórios, a carga inspiratória deve ser avaliada. A pressão inspiratória máxima e a carga de treinamento não devem ser superiores a 30% da pressão inspiratória máxima avaliada.
o treinamento da musculatura respiratória deve ser diário e, em pacientes em situação clínica agudizada, deve ser superior a 50% da pressão inspiratória má superior a 30 minutos.
Paciente é atendido na Emergência apresentando um TCE. Apresenta-se comatoso, chocado, com edema cerebral difuso. Após avaliação do estado geral, ele é colocado em ventilação mecânica no modo do. Qual a situação a ser evitada?
Aumentar a PEEP, para manter uma melhor oxigenação pulmonar.
Manter o decúbito elevado, com a cabeceira do leito em 30 a 40°, para evitar o aumento da pressão intraniana.
Manter os níveis da PaCO2 entre 30 a 35mmHg, respeitando os parâm fisiológicos.
Realizar aspirações brônquicas no menor tempo possível,para evitar desconforto.
Fazer uso do sistema de aspiração fechado,evitando-se a despressurização do sistema respiratório.
Um paciente portador de DPOC chega à UTI com um quadro de agudização da patologia decorrente de uma infecção respiratória. Face aos valores gasométricos, pela presença de cianose de extremidade qüência respiratória e quadro de fadiga dos úsculos respiratórios, é colocado em ventilação ecânica. Nesse paciente, objetiva-se:
favorecer o repouso da musculatura inspiratór ia por 24 a 48 horas.
utilizar baixas freqüências respiratórias e baixos volumes correntes, para melhor troca gasosa.
melhorar a gasometria, mantendo os níveis da PCO2 entre 45 e 60 mmHg.
evitar altos fluxos inspiratórios, para diminuir a turbulência da via aérea.
melhorar os níveis dos gases no sangue, em especial manter a PaO2 abaixo de 90mmHg.
Nos pacientes portadores de SARA, é muito importante a escolhados parâmetros adotados para a venação mecânica. Nesses pacientes,pode-se utilizar o modo ventilatório de pressão controlada,que tem como objetivos: 1) Facilitar a reperfusão pumonar. 2) Evitar maior lesão do parênquima pumonar. 3)Garantir volume corrente está(ão) correta(s):
1 e 2.
1.
1.
3.
2 e 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...