Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo feminino, costureira, com 67 anos de idade, 1,50m, 55 Kg de peso e sinais vitais dentro da normalidade refere dor na preensão e apresenta, ao exame físico, sinais sugestivos de periartrite, com presença de nódulos de Eberden e Buchard, estando sob tratamento reumatológico. O tratamento fisioterápico mais adequado é:
compressas geladas e mobilização passiva de todas as falanges dos dedos.
ultra-som pulsátil, de 3 MHz, 1 W/cm2, com técnica subaquática e mobilização passiva das falanges. Orientações para atividades termoterápicas domiciliares duas vezes ao dia.
atividades com bolas de borracha, para fortalecer a musculatura dos dedos, e de coordenação, como jogos de encaixe.
eletroterapia com corrente russa, para aumento da força de preensão e incremento da circulação dos dedos.
ultra-som contínuo, de 1 MHz, 1 W/cm2, com técnica de acoplamento direto e mobilização passiva das falanges. Orientações para atividades termoterápicas no lar duas vezes ao dia.
Um paciente é portador de fratura da vértebra L5 com lesão medular a esse nível. A alternativa que não representa o quadro clínico característico é:
espasticidade nos membros inferiores.
incontinência urinária.
incontinência fecal.
alteração da sensibilidade superficial e profunda dos membros inferiores.
paralisia flácida dos membros inferiores.
Um paciente com 75 anos de idade, submetido a artroplastia total da articulação coxo-femural esquerda, nas primeiras 48 horas de pós-cirúrgico encontra-se com dreno. A conduta fisioterapêutica mais adequada para o caso é:
exercícios de resistência para os membros superiores e tronco, visando ao uso de muletas.
massoterapia superficial e profunda no membro acometido, para esvaziamento do edema.
exercícios de equilíbrio para o tronco.
exercícios de coordenação cruzada para membros superiores e o membro inferior, para auxiliar a marcha.
exercícios isométricos para o membro acometido, exercícios ativos livres para o membro inferior contra-lateral e para os membros superiores.
Paciente de 70 anos, com a Síndrome de Arnold-Chiari, é portadora de artrose bilateral de joelhos e queixa-se de dor. A abordagem fisioterápica mais indicada é:
exercícios de alongamento para os flexores de joelho, caminhadas diárias para prevenção do sobrepeso e massoterapia para proporcionar relaxamento, evitando a fadiga.
exercícios isométricos para o grupo extensor e de alongamento para os flexores dos joellhos, exercícios de coordenação e equilíbrio para melhorar a marcha.
exercícios de iso-stretching para melhorar a musculatura extensora do tronco, acompanhados de alongamentos, tanto do grupo flexor quanto do extensor da articulação coxo-femoral, para melhorar as amplitudes dos movimentos dos joelhos.
exercícios de resistência progressiva para os membros superiores e para a musculatura abdominal, e alongamento do grupo adutor da coxa.
caminhadas diárias para prevenção do sobrepeso, alongamento da musculatura posterior e lateral da coxa, seguido de exercícios de resistência progressiva para o grupo extensor do joelho.
Dentre as várias patologias reumáticas, podemos afirmar que a Espondilite Anquilosante é uma doença que:
1) é mais incidente em crianças, afetando preferencialmente a articulação têmporo-mandibular.
2) acomete exclusivamente a articulação coxo-femoral em adultos.
3)só acomete a articulação sacro-ilíaca, em idosos.
4)é mais incidente em adultos jovens, acometendo,preferencialmente, a coluna vertebral.
Está(ão) correta(s):
1.
1 e 2.
4.
3 e 4.
2 e 3.
Uma paciente de 50 anos, portadora de Lúpus Eritematoso Sistêmico, apresenta osteoporose e um quartralgia mais intenso nos membroinfeores. Quanto ao tratamento fisioterápico indicado para o caso, é correto afirmar que:
1) não se utiliza a cinesioterapia como tratamento. a hidroterapia é um recurso indicado. utilizam as contrações as devem ser evitados. Es ta(s)
2) o fisioterapeuta deve estar atento à fotossensibilidade apresentada por esse tipo de paciente.
3)a hidroterapia é um recurso indicado.
4) os exercícios que concêntricas e excêntrica.
está(ão) correta(s) , apenas:
4.
1.
2 e 4.
1 e 3.
2 e 3.
Uma criança, aos 10 dias de nascida, apresentou diagnóstico de Lesã chenne. Apresenta edema do membro acometido e r à mobilização. Sobre esse caso, assinale a ternativa correta.
Deve-se evitar a mobilização passiva do membro superior acometido.
A terapia através da eletroterapia galvânica não é um recurso recomendável.
Os pais deverão ser orientad manuseio da criança durante o banho e higiene, sobre o posicionam sono e durante a amamentação.
O uso do Sistema em Suspensão torna-se inviável, devido à faixa etária.
inviável, devido à faixa etária.
Uma criança com 10 anos de idade sofre fratura supracondiliana de úmero direito, e após seu período de imobilização, é encaminhada à fisioterapia com dor à mobilização e bloqueio articular. Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.
A cinesioterapia do tipo ativa não surte efeito porque a criança é muito inquieta e não aceitará o tratamento.
Devido à proximidade da placa epifisária e à queixa de dor intensa, o fisioterapeuta deve evitar exercício tipo passivo forçado para quebra de bloqueio articular.
O uso de TENS é suficiente para a sua recuperação.
A massoterapia do tipo superficial é o recurso mais adequado.
a aplicação de ultra-som, para diminuir a dor na articulação do cotovelo e para recuperar a sua amplitude de movimento, é o recurso mais eficaz.
Uma paciente com 45 anos de idade, com diagnóstico de Firomialgia, apresenta queixa de dor mais da na região interescapular. Assinale a iva que corresponde à terapia correta
Uso de Thera-Band, para aumentar a força muscular dos rombóides maior e menor.
Uso da Estimulação Elétrica através da Corrente Farádica, para aumentar a força muscular.
Uso do Sistema em Suspensão, para eliminar a ação da gravidade, e conseqüentemente a diminuição do esforço do músculo trapézio fibras médias.
Exercícios na Roldana de Teto, para aumentar a força muscular do músculo elevador da escápula.
Exercícios de alongamento para a musculatura de tronco, principalmente da região citada.
Para uma paciente com 68 anos de idade, que sofreu fratura de Colles e que, após a imobilização prolongada, é encaminhada à fisioterapia, a opção mais adequada é
uso da imersão com água aquecida associada à cinesioterapia ativa.
massoterapia do tipo profunda.
massoterapia do tipo superficial.
exercícios de alongamento para o músculo peitoral.
exercícios de alongamento para o músculo tríceps braquial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...