Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A classificação funcional do assoalho pélvico de Ortiz é uma importante forma de avaliação e reconhecimento do grau de força da musculatura do assoalho pélvico. O paciente avaliado por essa classificação que obtiver grau 2 como resultado apresenta uma visualização de contração
débil, com palpação reconhecível.
ausente, assim como a palpação.
ausente, porém com a palpação reconhecível.
presente, com resistência mantida à palpação.
presente, sem resistência à palpação.
Uma paciente de sessenta e nove anos de idade que apresenta incontinência urinária de esforço deve, como forma de tratamento específico para controle de esfíncter com hipermotilidade e deficiência esfincteriana, realizar exercícios de
fortalecimento dos músculos ao redor da vagina, reto e uretra.
fortalecimento abdominal associados aos de báscula pélvica.
fortalecimento dos músculos iliopsoas.
treinamento vesical.
báscula pélvica.
Um paciente de três anos de idade apresenta paralisia braquial obstétrica à direita, com sinais de lesão dos nervos ulnar e mediano. Logo após a primeira semana de nascimento, o paciente recebeu tratamento fisioterápico, e, mesmo assim, houve perda funcional do membro acometido. Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.
Exercícios em cadeia cinética fechada são importantes para o ganho de força e a recuperação funcional de todo o membro superior.
Trata-se de lesão do tronco médio do plexo braquial, nível C7.
Uma das características principais desse tipo de paralisia é a ausência de movimentos compensatórios no desempenho motor do membro afetado.
Exercícios terapêuticos para os músculos extensores de punho auxiliarão na recuperação do equilíbrio de tenodese funcional.
Indica-se, para esse caso, a manutenção motora residual apresentada, uma vez que após o segundo ano de idade não existem evidências de reinervação e volta da capacidade de condução nervosa.
A termoterapia por calor, utilizando meio de contato para promover a transmissão térmica, provoca diversos efeitos físicos e químicos nos tecidos atingidos. Para alcançar os níveis ideais de aquecimento e os consequentes efeitos biofísicos e biológicos pretendidos, a temperatura obtida nos tecidos deve estar entre
25 ºC e 35 ºC.
30 ºC e 40 ºC.
40 ºC e 45 ºC.
55 ºC e 60 ºC.
65 ºC e 70 ºC.
João, de quarenta anos de idade, exerce atividade laboral que exige movimentos de flexão e extensão da coluna lombar: carrega uma carga de peso médio em membros superiores a cada movimento. Sua jornada de trabalho é de seis horas ininterruptas. Após comparecer ao setor de fisioterapia referindo dores nas costas, o paciente recebeu o diagnóstico de dor lombar baixa por artrose, compressão discal lombar e distensão muscular paravertebral.
Com base nessa situação, assinale a opção correta acerca das forças compressivas sobre a coluna vertebral e do tratamento mais indicado ao caso.Ao se realizar a flexão de tronco, a força de cisalhamento que age na articulação lombossacra é menor do que quando o paciente está na posição de pé.
Para diminuir as pressões intradiscais na posição de pé, uma das orientações deve ser a do paciente colocar um dos pés na frente do outro e ainda apoiá-lo um pouco acima do nível do solo.
A orientação quando o paciente estiver de repouso deve ser de assumir uma posição de decúbito lateral com os membros estendidos, visando diminuir as forças compressivas sobre as vértebras lombares.
Exercícios de agachamento estão bem indicados para o controle das pressões interdiscais, mesmo na fase aguda, desde que não piorem o quadro já existente.
Os músculos abdominais devem ser bem fortalecidos, pois, ao se contraírem, diminuem a pressão intra-abdominal, assim como a força compressiva sobre a coluna e reduzem, ainda, as atividades dos músculos eretores da coluna.
Considerando o exame físico funcional de um paciente portador da síndrome de Brown-Sequard, é correto afirmar que as características de disfunções físico funcionais apresentadas por região e as consequentes perdas são, respectivamente,
contralateral e controle do motor involuntário abaixo do nível da lesão.
contralateral e tato discriminatório.
contralateral segmentar e sensação de vibração.
ipsilateral e propriocepção consciente.
ipsilateral, sensações de dor e temperatura.
A recomendação de exercícios para idosos com cardiopatia deve ser precedida de exames que garantam segurança para a realização das atividades físicas propostas. Esses exames incluem o teste de esforço, que
verifica a origem da causa da extrassístole ventricular.
fornece dados de frequência cardíaca e pressão arterial e, ainda, VO2 quando disponível.
verifica a presença de claudicações e compensações motoras.
determina a resistência óssea aos esforços de rotação e cisalhamento.
fornece informações sobre pressão alveolar para correlações de troca.
Na avaliação do pé insensível de um paciente diabético, o fisioterapeuta, visando a prescrição de uma palmilha de descompressão em áreas de maior descarga de peso, deve solicitar exame de
baropodometria.
plantigrafia impressa.
fotogrametria.
bioestesiometria
podoscopia.
Um paciente com uma lesão medular, nível L3, classificação de Frankel 3, necessita de uma órtese para marcha funcional. Nesse caso, o fisioterapeuta deverá indicar um modelo tipo
órtese joelho-tornozelo-pé, com joelho livre.
órtese quadril-joelho-tornozelo-pé, com joelho travado e quadril livre.
órtese quadril-joelho-tornozelo-pé, com joelho e quadril travados.
órtese tornozelo-pé.
órtese joelho-tornozelo-pé, com joelho travado.
De acordo com a escala de Oxford, um paciente diagnosticado com grau 2 de força muscular manual dos músculos interósseos dorsais da mão direita apresentará disfunção quando realizar movimentos de
abdução dos dedos das mãos.
adução dos dedos das mãos.
flexão metacarpofalangeana.
flexão interfalangeana proximal.
flexão metacarpofalangeana com extensão interfalangeana.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...