Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que diz respeito à disfunção do tendão tibial posterior, assinale a alternativa correta.
Ao exame físico do paciente, o mais notável é a fraqueza muscular no movimento de eversão do tornozelo.
Nos casos mais avançados o paciente com pés planos ficará com um valgo de retropé e adução do antepé.
A disfunção é dividida em cinco estágios e no quarto estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano flexível.
A disfunção é dividida em três estágios e no terceiro estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano rígido.
Ao exame físico é notável a permanência do calcanhar em valgo, ocasionando nitidamente a alteração do arco plantar durante a elevação unilateral do calcanhar.
A massagem do tecido conjuntivo, desenvolvida por Elizabeth Dicke, é um dos recursos de massoterapia utilizados na atualidade.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A massagem do tecido conjuntivo é indicada inclusive para doenças mentais que resultam em dependência psicológica.
A massagem do tecido conjuntivo é uma técnica de movimentos executada nas camadas de tecido conjuntivo da superfície corporal, promovendo a estimulação nervosa do sistema autonômico.
A massagem do tecido conjuntivo utiliza o polegar ou o indicador para exercer pressão intensa em direção perpendicular às fibras massageadas.
O movimento básico da massagem do tecido conjuntivo é caracterizado por uma puxada tangencial na pele e no tecido subcutâneo, devendo causar dor aguda nos tecidos.
A técnica de massagem do tecido conjuntivo utiliza de pequenos movimentos circulares de fricção com um dos três primeiros dedos ou cotovelo em regiões de tensão muscular.
Sobre a abordagem do fisioterapeuta no tratamento da dor, analise as afirmativas a seguir:
1. Agentes físicos como o TENS, aliados a massagens, podem ser utilizados para estimular as fibras aferentes de grande diâmetro.
2. Devem-se evitar determinados recursos fisioterapêuticos como a crioterapia ou o ultrassom quando se deseja diminuir a velocidade de transmissão da fibra nervosa.
3. A utilização de estimulação do viés central mediante processos cognitivos como motivação, desvio da tensão, técnicas de relaxamento, dentre outros, não se mostra um efetivo recurso fisioterapêutico.
4. O reconhecimento pelo fisioterapeuta de que toda a dor, mesmo a psicossomática, é muito real para o paciente auxilia como uma estratégia útil para seu controle.
5. O fisioterapeuta deve estimular o paciente para a realização de atividade física supervisionada com o objetivo de estimular o fluxo sanguíneo, promover a nutrição, aumentar a atividade metabólica e reduzir a rigidez e proteção, sem prejuízo adicional ao paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que caracterizam a lesão.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
Apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
Apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Sobre as correntes de estimulação elétrica utilizadas amplamente como recurso fisioterapêutico, assinale a alternativa correta.
A contração muscular que ocorre em nível tecidual pode ser ativada somente pela excitação das células nervosas.
O tipo e a extensão da resposta da corrente elétrica dependem do tipo de tecido aplicado e e de suas respostas características.
A estimulação elétrica pode estimular diretamente o músculo linfático suave ou o sistema nervoso autonômico sem estimular também um nervo motor.
Na corrente contínua de baixa voltagem, os benefícios terapêuticos estão relacionados aos efeitos polar e vasomotor, à reação ácida em volta do polo negativo e à reação alcalina em volta do polo positivo.
Durante a estimulação elétrica com o objetivo de contração muscular, se as forças musculares altas não são requeridas, a intensidade e a frequência são ajustadas a níveis desejados, a fadiga muscular jamais constituirá um fator limitante.
Sobre iontoforese que é um recurso terapêutico comumente utilizado pelo fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.
A iontoforese é um recurso terapêutico que proporciona a introdução de moléculas inteiras nos tecidos corporais, através da pele, com a utilização da interface de uma corrente elétrica alternada.
A iontoforese é um recurso terapêutico que utiliza a energia acústica para a condução de moléculas inteiras pela pele nos tecidos.
A iontoforese é um recurso terapêutico que envolve a introdução de íons dentro dos tecidos corporais através de uma corrente elétrica contínua.
A iontoforese tem a capacidade de facilitar a administração de compostos carregados e baixo peso molecular que não podem ser efetivamente administrados aplicando-os à pele.
A iontoforese utiliza tradicionalmente a corrente contínua para sua efetivação, sendo a corrente interferencial a mais efetiva modalidade de corrente para esse fim.
A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma abordagem aos exercícios terapêuticos baseada nos princípios da anatomia e da neurofisiologia funcional humana, cabendo ao fisioterapeuta a sua utilização nas mais diversas áreas de atuação fisioterapêutica. Em relação a esse assunto, é correto afirmar:
1. Dois fenômenos neurofisiológicos auxiliam na explicação da facilitação e inibição dos sistemas neuromusculares: a inibição autogênica e a inibição recíproca.
2. A técnica de iniciação rítmica envolve a progressão de um movimento inicial passivo e depois ativo-assistido, seguido por movimentos ativos contra uma resistência por meio de um padrão agonista.
3. O paciente não necessita aprender os padrões da FNP a respeito dos movimentos sequênciais a partir da posição inicial até a posição final, recebendo auxílio do fisioterapeuta quando necessário.
4. O movimento rotacional é um componente crítico de todos os padrões da FNP pois a contração máxima é impossível sem ele.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
A atividade do fisioterapeuta na escola visando o deficiente físico abrange conceitos e áreas múltiplas de atuação profissional. Quanto ao posicionamento adequado do aluno em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:
1. O recurso de adaptação chamado de apoio de cabeça é indicado somente ao aluno com ausência de controle de cabeça e possui a função de posicionar a mesma na linha média e manter a horizontalidade do olhar.
2. Na postura sentado adequada o corpo deve ficar posicionado de tal forma que todo o seu peso seja transferido para uma área de suporte em torno da tuberosidade isquiática do quadril e seus tecidos circunjacentes.
3. Na avaliação fisioterapêutica devem ser observados os aspectos mais importantes como: controle cervical e de tronco, retrações e/ou deformidades músculo-esqueléticas, tônus, reflexos patológicos e condição respiratória.
4. Um posicionamento funcional padrão ao sentar não existe, por isso para cada grupo de aluno com determinada discapacidade física há uma posição adequada à deficiência física presente.
5. O recurso de adaptação chamado de cavalo de abdução é indicado para o aluno com espasticidade acentuada nos membros inferiores que tende a desenvolver uma postura em tesoura com rotação interna, porém que tenha algum grau de flexibilidade para assumir a postura neutra.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Sobre o processo de reabilitação, trabalho em equipe e a fisioterapia, de acordo com Greve (2007), assinale a alternativa correta.
O modelo intradisciplinar é o modelo que mais se aproxima do ideal almejado pelo processo de reabilitação pleno. Nesse modelo as decisões e as condutas são centradas no grupo.
O coordenador da equipe multiprofissional de reabilitação ditará as atribuições do fisioterapeuta, enquanto membro da equipe, propiciando sua participação ativa.
O processo de reabilitação impõe necessariamente um trabalho em equipe interdisciplinar que pode se organizar segundo características de cada instituição, da demanda de pacientes e equipe de trabalho envolvida.
O processo de reabilitação impõe que seu campo de atuação necessita do conhecimento de várias profissões; emprega várias intervenções simultâneas, voltadas tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou moléstia.
Para o fisioterapeuta, o processo de reabilitação necessita do conhecimento de várias áreas de atuação fisioterapêutica, e deverá empregar inúmeros recursos simultaneamente, voltados tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou disfunção presente.
A respeito do recurso fisioterapêutico manual criado pelo Dr. John Upledger chamado de Terapia Craniossacral, assinale a alternativa correta.
Para se entender a Terapia Craniossacral, uma hipótese é a de que os ossos cranianos estão conectados por articulações que são móveis até certo período da vida, e estas podem voltar a ter mobilidade e facilitar a circulação do líquido encefalorraquidiano.
As duas teorias que fundamentam a Terapia Craniossacral são: a teoria do mecanismo receptor de estiramento e a teoria do corpo de granulação da dura-máter.
Na Terapia Craniossacral, os ossos do crânio e do sacro são utilizados como alavancas ósseas para acessar a dura-máter subjacente e liberar quaisquer restrições existentes no organismo.
Segundo o Dr. Upledger, e seus colaboradores: qualquer fisioterapeuta com conhecimento de anatomia humana pode tranquilamente aplicar a Terapia Craniossacral.
O sistema de fáscias é visto como um sistema de unidade global, conectado anatomicamente ao sistema meníngeo, porém não exerce ligação direta sobre ele.
Segundo as normas atuais adotadas para o tratamento inicial do paciente grande queimado, citado em Maciel, et al, 2008, assinale a alternativa correta.
No paciente com lesão profunda que circunda o tórax, a administração de corticoides em aerossolterapia deve ser uma das medidas adotadas pelo fisioterapeuta para redução do processo inflamatório.
Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória.
Na lesão por inalação acima da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória, não havendo a necessidade de elevação da cabeça.
Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se a administração de O2 com concentração máxima de 70% como tratamento.
Na lesão por inalação na região supraglótica, a alta temperatura corporal é uma proteção contra a obstrução repentina da glote.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...