Lista completa de Questões de Fisioterapia do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentro dos critérios para colocar órteses e tentar a deambulação de pacientes que têm ausência completa de função motora, destaca-se peso corporal que não exceda
A fadiga é um dos sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla: 75 a 95% dos casos relatam vivenciar a fadiga, e 50 a 60% relatam a fadiga como o pior dos sintomas. Isso pode causar significativas limitações das atividades, até mesmo naqueles com poucos sintomas. Os exercícios de fortalecimento são importantes para esses indivíduos e devem ser com períodos de
Os pacientes com hemiparesia decorrente de sequela de AVE, têm problemas de movimento-deficiência que levam a limitações funcionais e incapacidade. Estes problemas manifestam-se como perda de mobilidade no tronco e nas extremidades, padrões de movimento atípicos, estratégias compensatórias e movimentos involuntários no lado afetado, que interferem com o movimento funcional normal e acarretam perda da independência na vida diária. Essas deficiências podem ser primárias e secundárias. São deficiências secundárias as alterações
Mariano, 55 anos, recebeu o diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica há 2 semanas e foi encaminhado para fisioterapia. O fisioterapeuta observou em Mariano, respiração com lábios cerrados e uso da musculatura acessória na inspiração. Estes achados revelam ao fisioterapeuta, dificuldade com a
Um dos objetivos do plano de tratamento de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica é promover o relaxamento dos músculos acessórios da inspiração para diminuir a dependência da respiração do tórax superior e a tensão muscular associada à dispneia. O paciente para atingir esse objetivo deve ser posicionado, em posição relaxada decúbito dorsal, sentado e em pé:
Os exercícios isométricos são uma parte importante do programa de reabilitação elaborado para melhorar as habilidades funcionais do indivíduo. Considere os tipos de exercício isométrico coluna I e seus objetivos coluna II:
A relação entre as colunas está correta em
As atividades da amplitude de movimento são administradas para manter a mobilidade das articulações e dos tecidos moles de modo a minimizar a perda de flexibilidade dos tecidos e a formação de contraturas. Os objetivos do exercício passivo são:
Um homem de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi admitido na emergência de um hospital com relato de exacerbação da dispneia em decorrência de infecção viral. No exame físico, apresentou frequência respiratória de 32 irpm e frequência cardíaca de 103 bpm. Em ar ambiente, a gasometria arterial indicou pH = 7,28; PaCO2 = 47 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3- = 25 mEq/L; SaO2 = 82% e Hb = 11 g/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Em razão de a PaO2 e a PaCO2 estarem, respectivamente, abaixo e acima de seus valores de normalidade, é correto afirmar que o paciente apresenta insuficiência respiratória dos tipos I e II.Um homem de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi admitido na emergência de um hospital com relato de exacerbação da dispneia em decorrência de infecção viral. No exame físico, apresentou frequência respiratória de 32 irpm e frequência cardíaca de 103 bpm. Em ar ambiente, a gasometria arterial indicou pH = 7,28; PaCO2 = 47 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3- = 25 mEq/L; SaO2 = 82% e Hb = 11 g/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
A hipoxemia, indicada pela gasometria arterial do paciente, foi causada por desvio de sangue para áreas pulmonares com alta relação ventilação/perfusão.Um homem de sessenta e dois anos de idade, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), foi admitido na emergência de um hospital com relato de exacerbação da dispneia em decorrência de infecção viral. No exame físico, apresentou frequência respiratória de 32 irpm e frequência cardíaca de 103 bpm. Em ar ambiente, a gasometria arterial indicou pH = 7,28; PaCO2 = 47 mmHg; PaO2 = 50 mmHg; HCO3- = 25 mEq/L; SaO2 = 82% e Hb = 11 g/dL.
A respeito desse caso clínico, julgue os seguintes itens.
Em decorrência da PaCO2 elevada, é correto afirmar que o paciente apresenta hiperventilação alveolar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...