Lista completa de Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A avaliação ambiental realizada pelo fisioterapeuta possui como objetivo identificar as barreiras ambientais e ao mesmo tempo desenvolver estratégias propondo otimizar a acessibilidade para a melhora das funções do paciente.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir:
1. A barra fixa na parede pode ser considerada um dispositivo de segurança ou uma alteração estrutural dentre as áreas principais de estratégias de intervenção para modificação do ambiente.
2. As barreiras ambientais podem ser definidas como impedimentos físicos que impossibilitam indivíduos de funcionar de maneira ideal em seus arredores, incluindo riscos quanto à segurança, problemas de acesso e dificuldades com o modelo da casa ou o local de trabalho.
3. Um resultado primário da intervenção da reabilitação é proporcionar que o paciente fique completamente funcional no ambiente e mantenha o estilo de vida que tinha antes da incapacidade.
4. O conhecimento das projeções de prognóstico da incapacidade é fator fundamental na avaliação do local de residência do indivíduo.
5. A autoavaliação a respeito das habilidades ambientais individuais para a realização de tarefas pelo indivíduo deve sempre ser considerada, visto estar livre de falhas por ser a expressão mais exata da situação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Considerando a síndrome do impacto que afeta o manguito rotador, analise as afirmativas a seguir:
1. O impacto clássico do manguito rotador é um impacto mecânico sob o arco coracoacromial, geralmente advindo de abarrotamento subacromial sempre em associação da inflamação da cabeça longa do bíceps.
2. O impacto primário do manguito rotador é um impacto mecânico sob o arco coracoacromial, geralmente advindo de abarrotamento subacromial.
3. O impacto secundário do manguito rotador é uma diminuição relativa no espaço subacromial, causada por microinstabilidade da articulação glenoumeral ou instabilidade escapulotorácica.
4. O impacto posterior ocorre quando os músculos infraespinhal e supraespinhal ficam comprimidos entre o aspecto superior e posterior da glenoide quando o membro superior está na posição elevada.
5. O impacto posterior ocorre quando os músculos redondo menor e subescapular ficam comprimidos entre o aspecto superior e posterior da glenoide quando o membro superior está na posição elevada.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre os testes, dispositivos e exercícios isocinéticos, muito utilizados na atualidade pelos fisioterapeutas, analise as afirmativas a seguir:
1. A velocidade angular durante um teste em dispositivo isocinético não deve variar para que sejam identificados déficits de força.
2. Os dispositivos isocinéticos fornecem uma resistência que acomoda o torque, aplicada por um indivíduo para manter uma velocidade angular constante e pré-selecionada.
3. Em função da resistência de acomodação, um músculo pode ser desafiado a sua capacidade máxima em toda a amplitude de movimento, sendo essa uma das vantagens da utilização dos dispositivos isocinéticos.
4. A intensidade da força muscular isocinética é sempre ser proporcional à corrente elétrica dispendida pelo dispositivo.
5. As forças de cisalhamento articular são mais baixas durante os testes em cadeia cinética fechada em função da contração muscular em dispositivo isocinético.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Duas ondas que se encontram fora de fase, de forma que se produza uma interferência construtiva de ambos sinais, com que suas amplitudes se somam algebricamente.
Assinale a alternativa na qual está explícito a modalidade eletroterapêutica correspondente.
A respeito da avaliação funcional e das estruturas corporais de um bailarino clássico, sob o ponto de vista de um fisioterapeuta, analise as afirmativas a seguir:
1. Para determinar o alcance do potencial de um bailarino para rotação dos quadris deve ser avaliado o alinhamento ósseo através da anteversão ou retroversão femoral e a rotação tibial externa.
2. Para determinar o alcance do potencial de um bailarino para rotação dos quadris deve ser avaliada somente a flexibilidade do trato iliotibial, dos extensores do quadril e dos rotadores externos.
3. O balé antes dos 11 anos de idade é uma atividade apropriada para melhorar o alinhamento da extremidade inferior, em casos de distorções, desde que a as placas de crescimento ósseo não estejam totalmente fechadas.
4. Para a o início da execução de um trabalho com sapatilhas de ponta deve ser considerada apenas a capacidade de manutenção da rotação externa dos quadris.
5. Durante a dança, para a elevação de um parceiro de maneira correta, evitando lesões nas costas, o bailarino deve utilizar os músculos internos - abdominais e extensores da costas, assim como os músculos da extremidade inferior para gerar a força de levantamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os testes de avaliação dos nervos cranianos fornecem ao fisioterapeuta informações sobre a localização da disfunção dentro do tronco cerebral e também informam que nervos cranianos requerem exame aprofundado.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Durante a análise cinemática da marcha, onde está sendo verificada a fase de apoio, em uma análise no plano sagital do tornozelo e pé, assinale a alternativa correta.
De acordo com a escala Burn Specif Health Scale Revised (BSHS-R), validada no Brasil e utilizada para avaliação da qualidade de vida do paciente queimado, assinale a alternativa correta.
Paciente adulto com DPOC chega ao serviço de emergência apresentando dificuldade respiratória moderada; está alerta e cooperativo. Frequência respiratória 26 ciclos respiratórios por minuto. A ausculta pulmonar revela hipoventilação alveolar e sibilos expiratórios. A gasometria arterial em ar ambiente mostra pH de 7,24, PaCo2 de 60 mmHg e PaO2 de 60 mmHg.
Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
Um paciente recebeu ventilação mecânica no modo CMV controlado por volume na semana passada. A condição do paciente agora está clinicamente estável e o desmame começou com SIMV. À medida que a frequência de SIMV é diminuída para menos de 5 respirações por minuto, o paciente começa a usar seus músculos acessórios para respirar, a frequência respiratória aumenta para 30 respirações por minuto e o paciente relata encurtamento da respiração. Os valores dos gases sanguíneos estão aceitáveis e não há sons pulmonares anormais.
Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...