Lista completa de Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de 12 anos de idade, pesando 28kg, necessita de ventilação mecânica assistida. O VC está ajustado a 300 ml, a Pressão de Pico Inspiratório(PPI) é de 25 cm H2O e a PEEP é de 5 cm H2O. O fator compressível para o ventilador é de 2 ml/cm H2O.
Assinale a alternativa correta correspondente ao volume corrente efetivo.
A incontinência urinária de esforço genuína se traduz pela perda involuntária de urina pela uretra, ocorrida quando a pressão intravesical exceder a pressão uretral máxima na ausência de contração do músculo detrusor.
Sobre o tema e o tratamento fisioterapêutico, analise as afirmativas a seguir:
1. A contração voluntária do assoalho pélvico age mais especificamente nas fibras musculares do tipo II, fazendo com que elas se hipertrofiem, potencializando a força de contração perineal.
2. A eletroestimulação perineal fornece impulsos aferentes, reestabelecendo as conexões neuromusculares, melhorando a função da fibra muscular, aumentando seu tônus e alterando seu padrão de ação.
3. Estudos científicos mostram que a eletroestimulação endovaginal possui resultados promissores, sendo capaz de reeducar o assoalho pélvico, porém demonstra melhores resultados quando associada a outros métodos de tratamento conservador.
4. Estudos científicos apontam que o biofeedback, os cones vaginais e a eletroestimulação são complementos para os exercícios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico e que esses recursos complementares devem ser aplicados em sessões alternadas.
5. Para alcançar resultados significativos num programa de fisioterapia do assoalho pélvico é preciso conhecer a função do mesmo e saber como contrair sem relaxar a musculatura com o objetivo de retenção urinária.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
De acordo com as bases físicas que definem o ultrassom como recurso terapêutico, analise as afirmativas a seguir:
1. Potência é a quantidade total de energia ultrassônica no feixe expressa em watts.
2. A intensidade é a medida da velocidade na qual a energia está sendo fornecida por unidade de área.
3. A intensidade temporal de pico é o maior valor no feixe ao longo do tempo.
4. A intensidade espacial de pulso é a intensidade máxima durante o período de funcionamento do ultassom pulsado, indicada em W/cm2.
5. A amplitude descreve a magnitude da vibração da onda. É a distância máxima do equilíbrio que qualquer partícula pode atingir.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Conforme os achados da Esclerose Múltipla (EM), e seus sintomas característicos como a tríade de Charcot, assinale a alternativa correta.
A respeito da Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT), analise as afirmativas a seguir:
1. A SDT refere-se à compressão das estruturas neurovasculares, sendo elas as raízes ou troncos do plexo braquial e artérias axilar ou subclávia.
2. A SDT neurológica verdadeira manifesta-se como uma plexopatia braquial crônica do tronco braquial inferior devido à anomalias anatômicas.
3. A desnervação nos músculos intrínsicos das mãos é evidente na eletromiografia de um indivíduo com SDT de origem traumática por fratura de diáfise de clavícula.
4. Em um indivíduo com SDT devem ser feitos dois testes clínicos para que o índice de falso- positivo seja de apenas 2%.
5. A diminuição ou ausência do pulso radial pela compressão apenas da artéria subclávia indica sinal negativo ao Teste de Adson.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito da avaliação sensorial quanto à percepção de dor e temperatura, analise as afirmativas a seguir:
1. A temperatura ideal para testar a percepção quanto à temperatura ao frio é entre 5 e 10°C, e ao calor, entre 40 e 45°C.
2. As sensações de dor devem ser testadas em pontos na superfície da pele através de estímulos muito próximos um do outro.
3. Os corpúsculos de Krause possuem a função de exacerbar os estímulos dolorosos, colaborando nos testes sensoriais.
4. A via ascendente promove a mediação da dor e da temperatura por meio da via espinotalâmica anterolateral.
5. O aumento gradual da pressão do objeto pontiagudo durante o teste de percepção dolorosa é contraindicado, sendo que o objeto deverá ser agudo suficiente para realizar a deflexão da pele sem perfurá-la.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Relacione as colunas 1 e 2 abaixo, conforme a terminologia para as características clínicas da disfunção cerebelar.
Coluna 1 Terminologia
1. Assinergia
2. Tremor
3. Dismetria
4. Hipotonia
5. Disdiadococinesia
Coluna 2 Características
( ) Redução no tônus muscular. Nota-se diminuição na resistência ao movimento passivo.
( ) Distúrbio na habilidade de julgar a distância ou amplitude de um movimento.
( ) Comprometimento da habilidade de realizar movimentos alternantes rápidos.
( ) Movimento oscilatório involuntário que resulta de contrações alternadas de grupos musculares opositores.
( ) Perda da habilidade de associar os músculos para movimentos complexos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Quanto à eletromiografia e os testes de velocidade de condução nervosa, analise as afirmativas a seguir:
1. Na amplificação do sinal eletromiográfico a largura da banda de frequência delimita os componentes de frequência mais altos e mais baixos que serão processados.
2. O conteúdo de frequência de um sinal eletromiográfico é proporcional à distância de separação intereletrodos.
3. As fasciculações são potencias de ação da unidade motora espontâneos, vistos com a irritação ou degeneração das células do corno posterior, compressão de raízes nervosas e espasmos musculares.
4. Os potencias de ação da unidade motora de fibrilação são classicamente indicativos de distúrbios dos neurônios motores inferiores.
5. Os potencias de unidade motora, quando avaliados quanto à duração, exibem a função de sincronia com a qual as fibras musculares individuais disparam.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto às diretrizes do fortalecimento dos músculos antagonistas aos músculos espásticos, necessário para manter a inibição do tônus e promover a reeducação do movimento nas situações de disfunções neurológicas com alterações de tônus muscular, analise as afirmativas a seguir:
1. Os movimentos devem ser lentos e bem controlados, devendo enfatizar o aumento do controle sobre a amplitude e a direção recém-adquirida.
2. Assim que o movimento ativo no padrão antagonista for possível, será possível tentar ações recíprocas.
3. As contrações do agonista são iniciadas em pequenas amplitudes, com ênfase na reversão do movimento e na volta ao padrão antagonista.
4. Os movimentos assistidos devem sempre acompanhar o treinamento, buscando evitar a hipertonicidade.
5. As contrações do antagonista são iniciadas sempre rápidas e com ritmo controlado.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Conforme as partes do corpo de um paciente que o fisioterapeuta escolhe como sendo ideal para o controle do tônus muscular e do movimento corporal, chamados de pontos-chave de controle, analise as afirmativas a seguir:
1. No ponto-chave de controle cabeça e pescoço, a flexão da cabeça e do tronco diminui a retração do membro superior e a extensão do tronco superior.
2. No ponto-chave de controle cabeça e tronco, a flexão da cabeça e do tronco diminui a retração do ombro e a extensão do tronco e do membro.
3. No ponto-chave de controle úmero, a rotação do úmero e a flexão deste a 45º diminui o tônus de flexão da extremidade superior.
4. No ponto-chave de controle polegar, a abdução e a extensão do polegar juntamente à supinação do antebraço diminui o tônus de flexão do punho e dos dedos.
5. No ponto-chave de controle quadril, a rotação externa e a abdução do fêmur diminui o tônus de extensão do adutor da extremidade inferior.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...