Lista completa de Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das características da doença de Parkinson, analise as afirmativas a seguir:
1. O tremor é o sintoma inicial da doença em cerca de 50% dos pacientes. Consiste em uma oscilação voluntária de uma parte do corpo, ocorrendo a baixa frequência, cerca de 4 a 7 ciclos por segundo.
2. A cifose é a deformidade torácica mais comum, sempre associada à escoliose em função da inclinação lateral para o mesmo lado.
3. Os movimentos de rotação encontram-se reduzidos, resultando em movimentos que são basicamente uniplanares. Os movimentos inconscientes são comprometidos ou perdidos.
4. O combate constante aos efeitos da bradicinesia, rigidez e pobreza de movimentos pode levar à fadiga mental e à perda de motivação.
5. Nos pacientes com a doença desenvolvida, os atos motores repetitivos podem iniciar fortes e aumentar em força a progressão da atividade. A
ssinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto às fraturas da diáfise tibial, analise as afirmativas a seguir:
1. Traumatismos diretos e de baixo impacto em lesão por torção com o pé plantado podem resultar em fraturas oblíquas.
2. Durante a primeira semana do tratamento utilizando-se haste intramedular estaticamente travada em uma fratura instável, pode- -se permitir a sustentação parcial de peso com auxílio de muletas.
3. A sustentação parcial de peso, no tratamento de fraturas expostas com fixador externo, é indicada a partir da quarta semana.
4. Nas fraturas instáveis, as transferências de pé com giro em torno da perna boa, e ambulação com auxílio devem ser iniciadas apenas na segunda semana.
5. As pseudoartroses podem ser tratadas inicialmente sem a sustentação progressiva do peso.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre os cuidados de uma cicatriz proveniente de queimaduras, analise as afirmativas a seguir:
1. Em geral, quando as feridas cicatrizam em menos de 10 a 14 dias, não é necessária a utilização da compressão sob a cicatriz.
2. Curativos ou vestes com pressão constante além de 25 mmHg diminuirão a vascularidade, os mucopolissacarídeos, a deposição de colágeno, e o edema localizado.
3. As cicatrizes devem ser massageadas de modo lento e leve, por cinco a dez minutos, três a seis vezes ao dia.
4. No uso das malhas compressivas, em superfícies côncavas não é indicado o uso de dispositivos auxiliares de compressão, pois eles podem macerar a área da cicatriz.
5. A pressão mostra-se necessária até a maturação completa da cicatriz, podendo chegar a mais de dois anos, quando essa estiver pálida, plana e macia.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Quanto à avaliação da articulação temporomandibular (ATM), analise as afirmativas a seguir:
1. Sob condições normais a relação linha média entre os incisivos superior e inferior pode permanecer alterada nas posições fechadas e abertas.
2. O fisioterapeuta pode apalpar os côndilos da mandíbula durante a abertura e o fechamento da boca para determinar o movimento conjunto dos mesmos.
3. No movimento de retrusão da mandíbula, a retração normal é de 3 a 4 mm e a dor na amplitude final indica lesão intracapsular.
4. A posição de repouso da ATM ocorre quando a língua está contra o palato da boca e os dentes não estão em contato.
5. A amplitude de movimento máxima para a abertura da boca é de cerca de 65mm, medida entre o maxilar e os incisivos mandibulares.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A respeito da inervação e das compressões nervosas na região do ombro, analise as afirmativas a seguir:
1. A síndrome do desfiladeiro torácico refere-se apenas às estruturas nervosas do plexo braquial entre pescoço e axila.
2. A lesão na incisura supraescapular por compressão do nervo supraescapular afeta os músculos supraespinhal e infraespinhal, imitando patologia do manguito rotador.
3. As lesões de nervo axilar são comuns por luxação anterior do ombro e os pacientes apresentam atrofia profunda do deltoide e parestesia da área lateral do braço.
4. O nervo músculocutâneo penetra o músculo coracobraquial, passando por entre bíceps e braquial, inervando-os e promovendo a inervação sensitiva ao antebraço medial.
5. O nervo axilar que se origina a partir dos níveis de C5-C6 das raízes nervosas corre através da corda posterior do plexo braquial, inervando os músculos deltoide e redondo menor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) adequou a definição de Fisioterapia em seu acervo disponível na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), acatando pedido do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) desde o ano de 2007.
A partir do conceito hoje utilizado pelo COFFITO e Bireme, assinale a alternativa correta.
A fisioterapia é conceituada hoje como ciência da saúde.
A fisioterapia mantém seu conceito de profissão auxiliar da área da saúde.
A fisioterapia fundamenta suas ações centralizando o uso de mecanismos cinesiológicos.
aA fisioterapia atua somente nas disfunções do movimento de origem anatômica ou fisiológica.
As disciplinas comportamentais e sociais não estão incluídas na alçada de abrangência de conhecimento da fisioterapia.
Sobre o processo de reabilitação na criança para Borges et al(2005), assinale a alternativa correta.
A família não deve interagir junto ao fisioterapeuta para auxiliar na definição dos objetivos funcionais, motores, cognitivos e sociais da criança.
A família possui fundamental importância no processo de reabilitação, pois é ela que conhece verdadeiramente o dia a dia da criança, suas necessidades, vontades e anseios.
A presença da família, através de, no mínimo, um componente, raramente é fundamental durante a fisioterapia para colaboração ao longo do processo de reabilitação.
O processo terapêutico deve-se restringir ao trabalho relacionado aos atos motores, não devendo se associar a atos de significado funcional.
Quando a intenção for o deslocamento, o brinquedo não é um recurso apropriado como meio motivador para alcance da atividade motora proposta.
A respeito da poliomielite e a atuação fisioterapêutica, analise as afirmativas a seguir:
1. A sobrecarga biomecânica durante a fase residual não acarreta agravamentos com o passar dos anos.
2. A carga, a frequência, a intensidade e as repetições controladas são prejudiciais, podendo levar a perda de função na fase intermediária da lesão.
3. Na fase inicial o descanso/repouso ajuda a diminuir a irritação das células do corno anterior da medula e da musculatura afetada, permitindo a resolução da própria doença.
4. Na fase intermediária a utilização da estimulação elétrica em músculos denervados pode beneficiá-los até a ocorrência da reinervação.
5. Na fade residual deve-se orientar a redução de gastos energéticos e preparar a musculatura para as atividades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Recurso de fisioterapia respiratória definido de acordo com Britto (2009), pela manobra completa baseada na inspiração máxima sustentada, uma ação voluntária que consiste na execução de inspirações profundas imitando o mecanismo do suspiro ou do bocejo.
Assinale a alternativa que define corretamente qual é esse recurso.
Espirometria de incentivo
Aumento do fluxo expiratório
Manobra de padrão inspiratório
Oscilação oral de alta frequência
Compreessão e descompressão torácica
Em relação à ataxia motora e à abordagem da fisioterapia, assinale a alternativa correta.
A atividade compensatória, quando apresentada, deve ser avaliada e treinada buscando sempre a dominância de um movimento ou postura.
O tratamento fisioterapêutico objetiva extinguir a complexidade do ato motor pela diminuição do número de articulações em movimento.
Consegue-se a melhora da ataxia oferecendo- -se durante o tratamento uma base estável ao movimento, com ênfase para o controle de cabeça e das articulações proximais e distais.
Consegue-se a melhora da ataxia oferecendo- -se durante o tratamento uma base estável ao movimento, com ênfase para o controle do tronco e das articulações proximais.
Com a regressão ou estabilidade dos sintomas, as reações posturais de endireitamento, proteção e balance não possuem a necessidade de serem estimuladas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...