Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre iontoforese que é um recurso terapêutico comumente utilizado pelo fisioterapeuta, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A iontoforese é um recurso terapêutico que proporciona a introdução de moléculas inteiras nos tecidos corporais, através da pele, com a utilização da interface de uma corrente elétrica alternada.

  • B.

    A iontoforese é um recurso terapêutico que utiliza a energia acústica para a condução de moléculas inteiras pela pele nos tecidos.

  • C.

    A iontoforese é um recurso terapêutico que envolve a introdução de íons dentro dos tecidos corporais através de uma corrente elétrica contínua.

  • D.

    A iontoforese tem a capacidade de facilitar a administração de compostos carregados e baixo peso molecular que não podem ser efetivamente administrados aplicando-os à pele.

  • E.

    A iontoforese utiliza tradicionalmente a corrente contínua para sua efetivação, sendo a corrente interferencial a mais efetiva modalidade de corrente para esse fim.

A facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) é uma abordagem aos exercícios terapêuticos baseada nos princípios da anatomia e da neurofisiologia funcional humana, cabendo ao fisioterapeuta a sua utilização nas mais diversas áreas de atuação fisioterapêutica. Em relação a esse assunto, é correto afirmar:

1. Dois fenômenos neurofisiológicos auxiliam na explicação da facilitação e inibição dos sistemas neuromusculares: a inibição autogênica e a inibição recíproca.

2. A técnica de iniciação rítmica envolve a progressão de um movimento inicial passivo e depois ativo-assistido, seguido por movimentos ativos contra uma resistência por meio de um padrão agonista.

3. O paciente não necessita aprender os padrões da FNP a respeito dos movimentos sequênciais a partir da posição inicial até a posição final, recebendo auxílio do fisioterapeuta quando necessário.

4. O movimento rotacional é um componente crítico de todos os padrões da FNP pois a contração máxima é impossível sem ele.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

A atividade do fisioterapeuta na escola visando o deficiente físico abrange conceitos e áreas múltiplas de atuação profissional. Quanto ao posicionamento adequado do aluno em sala de aula, analise as afirmativas a seguir:

1. O recurso de adaptação chamado de “apoio de cabeça” é indicado somente ao aluno com ausência de controle de cabeça e possui a função de posicionar a mesma na linha média e manter a horizontalidade do olhar.

2. Na postura sentado adequada o corpo deve ficar posicionado de tal forma que todo o seu peso seja transferido para uma área de suporte em torno da tuberosidade isquiática do quadril e seus tecidos circunjacentes.

3. Na avaliação fisioterapêutica devem ser observados os aspectos mais importantes como: controle cervical e de tronco, retrações e/ou deformidades músculo-esqueléticas, tônus, reflexos patológicos e condição respiratória.

4. Um posicionamento funcional padrão ao sentar não existe, por isso para cada grupo de aluno com determinada discapacidade física há uma posição adequada à deficiência física presente.

5. O recurso de adaptação chamado de “cavalo de abdução” é indicado para o aluno com espasticidade acentuada nos membros inferiores que tende a desenvolver uma postura em “tesoura” com rotação interna, porém que tenha algum grau de flexibilidade para assumir a postura neutra.

 Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Sobre o processo de reabilitação, trabalho em equipe e a fisioterapia, de acordo com Greve (2007), assinale a alternativa correta.

  • A.

    O modelo intradisciplinar é o modelo que mais se aproxima do ideal almejado pelo processo de reabilitação pleno. Nesse modelo as decisões e as condutas são centradas no grupo.

  • B.

    O coordenador da equipe multiprofissional de reabilitação ditará as atribuições do fisioterapeuta, enquanto membro da equipe, propiciando sua participação ativa.

  • C.

    O processo de reabilitação impõe necessariamente um trabalho em equipe interdisciplinar que pode se organizar segundo características de cada instituição, da demanda de pacientes e equipe de trabalho envolvida.

  • D.

    O processo de reabilitação impõe que seu campo de atuação necessita do conhecimento de várias profissões; emprega várias intervenções simultâneas, voltadas tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou moléstia.

  • E.

    Para o fisioterapeuta, o processo de reabilitação necessita do conhecimento de várias áreas de atuação fisioterapêutica, e deverá empregar inúmeros recursos simultaneamente, voltados tanto para as causas como para os efeitos da lesão ou disfunção presente.

A respeito do recurso fisioterapêutico manual criado pelo Dr. John Upledger chamado de Terapia Craniossacral, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para se entender a Terapia Craniossacral, uma hipótese é a de que os ossos cranianos estão conectados por articulações que são móveis até certo período da vida, e estas podem voltar a ter mobilidade e facilitar a circulação do líquido encefalorraquidiano.

  • B.

    As duas teorias que fundamentam a Terapia Craniossacral são: a teoria do mecanismo receptor de estiramento e a teoria do corpo de granulação da dura-máter.

  • C.

    Na Terapia Craniossacral, os ossos do crânio e do sacro são utilizados como alavancas ósseas para acessar a dura-máter subjacente e liberar quaisquer restrições existentes no organismo.

  • D.

    Segundo o Dr. Upledger, e seus colaboradores: qualquer fisioterapeuta com conhecimento de anatomia humana pode tranquilamente aplicar a Terapia Craniossacral.

  • E.

    O sistema de fáscias é visto como um sistema de unidade global, conectado anatomicamente ao sistema meníngeo, porém não exerce ligação direta sobre ele.

Segundo as normas atuais adotadas para o tratamento inicial do paciente grande queimado, citado em Maciel, et al, 2008, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No paciente com lesão profunda que circunda o tórax, a administração de corticoides em aerossolterapia deve ser uma das medidas adotadas pelo fisioterapeuta para redução do processo inflamatório.

  • B.

    Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória.

  • C.

    Na lesão por inalação acima da glote, utiliza- -se como tratamento a fisioterapia respiratória, não havendo a necessidade de elevação da cabeça.

  • D.

    Na lesão por inalação abaixo da glote, utiliza- -se a administração de O2 com concentração máxima de 70% como tratamento.

  • E.

    Na lesão por inalação na região supraglótica, a alta temperatura corporal é uma proteção contra a obstrução repentina da glote.

Analise as afirmativas abaixo sobre o uso das órteses como um recurso fisioterapêutico nos pacientes com queimaduras nas mãos:

1. O paciente que não está desperto ou está relutante para mover a mão requer o uso de uma órtese no período noturno.

2. Nas queimaduras profundas da superfície palmar, quando notadas limitações, o paciente deve utilizar uma órtese com as articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas em extensão máxima, seja essa órtese volar ou dorsal.

3. Somente as órteses dinâmicas devem ser utilizadas no período pós-enxertia em função da baixa carga e do alongamento progressivo dos tecidos.

4. A escala do uso de órteses é determinada pela localização, pela limitação do arco de movimento, e pela habilidade e disposição dos pacientes para usar ativamente a mão lesionada.

5. As órteses estáticas são as mais apropriadas para as lesões agudas porque protegem de melhor maneira os tendões expostos, enxertos frágeis e tecidos em cicatrização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

A Política Nacional de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (2010) possui o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados a seus determinantes e condicionantes.

Assinale a alternativa na qual são citados corretamente os seus eixos de intervenção.

  • A.

    Alimentação saudável; práticas corporais-atividade física; prevenção do tabagismo; redução da mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura da paz; e promoção do desenvolvimento sustentável.

  • B.

    Alimentação saudável; práticas corporais- -atividade física; prevenção e controle do tabagismo; redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da mortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura da paz; prevenção das doenças do sistema cardiocirculatório; e promoção do desenvolvimento sustentável.

  • C.

    Alimentação saudável; práticas corporais- -atividade física; prevenção e controle do tabagismo; redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da mortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura da paz; e incremento do desenvolvimento sustentável.

  • D.

    Alimentação saudável; práticas corporais- -atividade física; prevenção e controle do tabagismo; redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência e estímulo à cultura da paz; e promoção do desenvolvimento sustentável.

  • E.

    Alimentação saudável; práticas corporais- -atividade física; prevenção e controle do tabagismo; redução da mortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas; redução da mortalidade por acidentes de trânsito; prevenção da violência; e promoção do desenvolvimento sustentável.

Segundo Pereira (2008), os indicadores de saúde passam a ser utilizados na prática quando se mostram relevantes. A escolha do indicador mais apropriado depende dos objetivos de cada situação, em especial da questão científica formulada, assim como de aspectos metodológicos, éticos e operacionais.

Assinale a alternativa a qual corresponde aos critérios para a seleção e avaliação de indicadores de saúde.

  • A.

    Reprodutibilidade; representatividade; obediência a preceitos éticos e oportunidade, simplicidade e facilidade de obtenção.

  • B.

    Validade; reprodutibilidade; representatividade; preceitos benevolentes e oportunidade, simplicidade, facilidade de obtenção com custo compatível.

  • C.

    Validade; reprodutibilidade; representatividade; obediência a preceitos éticos e oportunidade, simplicidade, facilidade de obtenção com custo compatível.

  • D.

    Reprodutibilidade; representatividade; validade técnica; preceitos beneficientes e oportunidade, simplicidade, facilidade de obtenção com custo compatível.

  • E. Validade; representatividade; preceitos éticos e oportunidade, facilidade de obtenção com custo compatível.

Conforme dados do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel Brasil, 2010), que desde 2006 através de inquéritos telefônicos nas capitais dos 26 Estados do Brasil e Distrito Federal, mede a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis e subsidia ações de promoção da saúde e de prevenção das doenças, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Houve uma redução significativa entre os homens fumantes no período de 2006 a 2010.

  • B.

    Houve um aumento significativo entre os homens na frequência de consumo abusivo de bebida alcoólica no período de 2006 a 2010.

  • C.

    O maior percentual de adultos que consumiram cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças nas capitais dos Estados brasileiros e Distrito Federal em 2010 foi encontrado em Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.

  • D.

    Dentre as capitais dos Estados brasileiros e Distrito Federal, o maior percentual de adultos que praticam atividade física no tempo livre foi encontrado na cidade do Rio de Janeiro.

  • E.

    Houve um aumento significativo somente entre o sexo masculino na evolução frequência de excesso de peso no período de 2006 a 2010.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...