Lista completa de Questões de Fisioterapia da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos recursos utilizados em fisioterapia respiratória é a tosse. Sobre o mecanismo de reflexo da tosse, assinale a alternativa correta.
Os receptores sensitivos da tosse são somente aqueles sensíveis à estimulação mecânica ou à excitação química.
Os mecanorreceptores para a tosse são numerosos na faringe, próximos à carina, na parte anterior da traqueia, nos brônquios e suas ramificações.
O reflexo da tosse é iniciado por receptores sensitivos que transmitem informação preferente por fibras aferentes vagais, podendo também ser um fenômeno central de origem neurológica.
O reflexo da tosse tem início por neurorreceptores que transmitem informação por fibras deferentes vagais, podendo também ser um fenômeno de origem central.
Estímulos causados pela irritação da mucosa traqueobrônquica, tais como compressão externa, ou tração da traqueia, na maioria das vezes ativam os receptores químicos que possuem localização mais proximal, antes da primeira ramificação brônquica.
Na semiologia respiratória realizada pelo fisioterapeuta, é primordial que o mesmo avalie o padrão ventilatório e suas alterações. Sobre as alterações encontradas no padrão ventilatório através dos diferentes tipos de respiração, assinale a alternativa correta.
Na respiração de Cheyne-Stokes, alternam-se períodos de hiperventilação com períodos de apneia.
A respiração acidótica de Kussmaul caracteriza- se por respiração profunda, identificada por grandes inspirações e curtas expirações.
Na respiração de Biot, a característica principal são os períodos respiratórios contínuos com interrupções graduais de períodos apneicos.
A respiração acidótica de Kussmaul ocorre especialmente em pacientes com acidose respiratória.
Na respiração de Cheyne-Stokes, o diâmetro pupilar também se alterna com a fase respiratória: há midríase durante a apneia e miose durante a hiperventilação.
Assinale a alternativa correta, no que diz respeito aos recursos fisioterapêuticos de diatermia por ondas curtas e micro-ondas de grande utilização na prática clínica do fisioterapeuta.
O aquecimento produzido pela diatermia é proporcional ao quadrado da densidade da corrente e em proporção indireta à resistência do tecido.
A frequência de diatermia por micro-ondas possui frequência muito mais alta e comprimento de onda mais longo do que a diatermia por ondas curtas.
A diatermia por micro-ondas possui melhor penetrância na camada de tecido adiposo comparada à diatermia por ondas curtas.
A diatermia, por gerar calor nos tecidos corporais como um resultado da resistência do tecido à passagem da energia, não pode exercer a função de produzir efeitos não térmicos.
A diatermia consiste na aplicação de energia eletromagnética de alta frequência que é utilizada primariamente para gerar calor nos tecidos do corpo como um resultado da resistência do tecido à passagem da energia, podendo também produzir efeitos não térmicos.
Sobre a luxação de facetas articulares na coluna vertebral cervical, analise as afirmativas a seguir:
1. Os esportes de contato podem ser realizados pelos pacientes sem deficiência neurológica a partir da décima semana pós-lesão.
2. A luxação unilateral da faceta consiste na rotação anterógrada de um lado da vértebra em torno da articulação da faceta contralateral, luxando a faceta ipsilateral.
3. A sustentação completa do peso corporal deve ser iniciada desde o primeiro dia do trauma, em todos os pacientes, com auxílio de órteses ou dispositivos auxiliares.
4. Geralmente essas lesões são decorrentes da combinação de flexão, distração e rotação.
5. Exercícios leves de amplitude de movimentos ativos e passivos para a coluna vertebral cervical podem ser feitos a partir da oitava semana pós-lesão, se a fratura consolidar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Quanto à utilização dos recursos fisioterapêuticos na fase inicial de uma lesão aguda, de acordo com Willian E. (2004), assinale a alternativa correta.
Correntes elétricas podem ser aplicadas com o objetivo de redução da dor.
O ultrassom facilita o processo de cicatrização nessa fase, com média espacial alta, acima de 0,2 W/cm²
A crioterapia aliada a algum tipo de equipamento compressivo não é a melhor escolha nessa fase da lesão.
O laser de baixa potência também mostra-se eficaz na modulação da dor por meio de estimulação pontual da área lesionada.
As correntes elétricas podem ser utilizadas em intensidades que produzem contrações musculares, facilitando o tempo de coagulação.
Quanto às fraturas do olécramo, analise as afirmativas a seguir:
1. Os golpes diretos são as lesões mais comuns nas fraturas do olécramo, seguidos por quedas com a mão espalmada com o cotovelo no chão.
2. No tratamento utilizando-se redução fechada e tala ou aparelho gessado as fraturas devem estar estáveis, sem deslocamento. O cotovelo é mantido em flexão de 90° durante 4 semanas.
3. A amplitude de movimentos ativos para o cotovelo em extensão e em flexão devem ser incentivados pelo fisioterapeuta somente a partir da quarta semana tanto em pacientes com redução aberta ou fechada.
4. Entre a 6a e a 8a semana pós-fratura, se a mesma estiver clínica e radiograficamente consolidada, o paciente poderá realizar sustentação de peso integral.
5. A lesão ou neuropraxia do nervo ulnar é relatada em praticamente 50% dos casos de fratura do olécramo, sendo a estimulação elétrica um excelente recurso durante seu tratamento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. ( X ) São
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
No que diz respeito à disfunção do tendão tibial posterior, assinale a alternativa correta.
Ao exame físico do paciente, o mais notável é a fraqueza muscular no movimento de eversão do tornozelo.
Nos casos mais avançados o paciente com pés planos ficará com um valgo de retropé e adução do antepé.
A disfunção é dividida em cinco estágios e no quarto estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano flexível.
A disfunção é dividida em três estágios e no terceiro estágio ocorre a ruptura do tendão tibial posterior com uma deformidade de pé plano rígido.
Ao exame físico é notável a permanência do calcanhar em valgo, ocasionando nitidamente a alteração do arco plantar durante a elevação unilateral do calcanhar.
A massagem do tecido conjuntivo, desenvolvida por Elizabeth Dicke, é um dos recursos de massoterapia utilizados na atualidade.
Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A massagem do tecido conjuntivo é indicada inclusive para doenças mentais que resultam em dependência psicológica.
A massagem do tecido conjuntivo é uma técnica de movimentos executada nas camadas de tecido conjuntivo da superfície corporal, promovendo a estimulação nervosa do sistema autonômico.
A massagem do tecido conjuntivo utiliza o polegar ou o indicador para exercer pressão intensa em direção perpendicular às fibras massageadas.
O movimento básico da massagem do tecido conjuntivo é caracterizado por uma puxada tangencial na pele e no tecido subcutâneo, devendo causar dor aguda nos tecidos.
A técnica de massagem do tecido conjuntivo utiliza de pequenos movimentos circulares de fricção com um dos três primeiros dedos ou cotovelo em regiões de tensão muscular.
Sobre a abordagem do fisioterapeuta no tratamento da dor, analise as afirmativas a seguir:
1. Agentes físicos como o TENS, aliados a massagens, podem ser utilizados para estimular as fibras aferentes de grande diâmetro.
2. Devem-se evitar determinados recursos fisioterapêuticos como a crioterapia ou o ultrassom quando se deseja diminuir a velocidade de transmissão da fibra nervosa.
3. A utilização de estimulação do viés central mediante processos cognitivos como motivação, desvio da tensão, técnicas de relaxamento, dentre outros, não se mostra um efetivo recurso fisioterapêutico.
4. O reconhecimento pelo fisioterapeuta de que toda a dor, mesmo a psicossomática, é muito real para o paciente auxilia como uma estratégia útil para seu controle.
5. O fisioterapeuta deve estimular o paciente para a realização de atividade física supervisionada com o objetivo de estimular o fluxo sanguíneo, promover a nutrição, aumentar a atividade metabólica e reduzir a rigidez e proteção, sem prejuízo adicional ao paciente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas que caracterizam a lesão.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
Apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
Apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Sobre as correntes de estimulação elétrica utilizadas amplamente como recurso fisioterapêutico, assinale a alternativa correta.
A contração muscular que ocorre em nível tecidual pode ser ativada somente pela excitação das células nervosas.
O tipo e a extensão da resposta da corrente elétrica dependem do tipo de tecido aplicado e e de suas respostas características.
A estimulação elétrica pode estimular diretamente o músculo linfático suave ou o sistema nervoso autonômico sem estimular também um nervo motor.
Na corrente contínua de baixa voltagem, os benefícios terapêuticos estão relacionados aos efeitos polar e vasomotor, à reação ácida em volta do polo negativo e à reação alcalina em volta do polo positivo.
Durante a estimulação elétrica com o objetivo de contração muscular, se as forças musculares altas não são requeridas, a intensidade e a frequência são ajustadas a níveis desejados, a fadiga muscular jamais constituirá um fator limitante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...