Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sabe-se que em um Programa de Prevenção de Perdas Auditivas:
a audiometria deve se constituir num instrumento de vigilância epidemiológica.
todos os profissionais são responsáveis pelo seu setor, não havendo uma coordenação geral.
a primeira medida de atenuação do ruído a ser tomada é a adoção de protetores auditivos.
devido à importância do protetor auditivo, o conforto durante o uso não pode ser utilizado como critério de seleção.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às habilidades envolvidas na interpretação do som ouvido, que constituem o Processamento Auditivo, é correto afirmar que:
a associação está relacionada às habilidades de integração de informações auditivas com informações de outras modalidades sensoriais.
problemas na organização de saída podem ser identificados por linguagem expressiva pobre, articulação imprecisa, disgrafia e disortografia.
o déficit de discriminação causa a dificuldade em aplicar as regras da língua à informação auditiva de entrada.
a associação se processa no nível das áreas corticais terciárias e do Corpo Caloso.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quando há conflito na integração entre as informações vestibulares, visuais e proprioceptivas, aparecem sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal. Nesse contexto, é correto afirmar que:
não há semelhança entre a tontura presente nas vestibulopatias periféricas e a presente nas vestibulopatias centrais.
nas síndromes vestibulares periféricas, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
as manifestações clínicas de uma mesma vestibulopatia podem variar em cada indivíduo, de acordo a personalidade, com o estilo de vida, com a idade e com a resposta aos efeitos.
na labirintopatia, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação à reabilitação do Deficiente Auditivo, sabe-se que:
uma estratégia utilizada é proporcionar comunicação com desconhecidos e em ambientes estranhos, para que seja mais estimulada a produção da fala e para que ele tenha segurança em qualquer situação.
antes de buscar os pais como auxílio é preciso saber se estes têm competência para ensinar lições.
a primeira habilidade a ser desenvolvida é a discriminação auditiva, já que ela prepara para a percepção das pequenas diferenças acústicas do mundo sonoro.
o Método Aurioral não tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos supra-segmentais da fala, pois estes estão relacionados à qualidade vocal, o que não é preponderante ao Deficiente Auditivo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para melhorar seu desempenho, o ideal é que o Deficiente Auditivo faça uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Sobre este fato, é certo afirmar que:
é possível optar entre utilização de AASI ou de Implante Coclear, pois ambos têm o mesmo sistema de funcionamento e, portanto, terão a mesma aplicação.
na presença de um ruído, é possível aos AASI digitais regular a amplificação das freqüências, reduzindo aquelas nas quais o ruído se encontra.
na fase de adaptação, não se pode dar atenção à vontade da criança e, no caso de ela retirar o AASI, este deve ser recolocado imediatamente.
dentre as características eletroacústicas dos AASI, há o ganho, que é a quantidade de amplificação fornecida e que é baseado no nível de desconforto do paciente.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.
Os quatro primeiros meses de vida do bebê são marcados por comportamentos reativos, sendo que o bebê reage ao mundo de forma reflexa e, nessa fase inicial, tenta se comunicar por meio de olhares e expressões faciais de modo intencional.
Dos dois aos oito meses de idade, o bebê vai apresentando maior interesse pelos objetos e pessoas, maiores recursos para interagir e maior domínio motor; nessa fase o bebê ainda não se diferenciou como sujeito e ainda não apresenta comportamentos comunicativos intencionais propriamente ditos.
Aos doze meses de idade, a criança já apresenta comportamentos comunicativos intencionais de caráter convencional, ou seja, utiliza a linguagem falada para referir- se a situações passadas e a objetos que não estão presentes no campo perceptual.
A partir dos quinze meses de idade, a criança passa a apresentar comportamentos comunicativos intencionais, ou seja, busca meios de comunicar alguma coisa para alguém, mas ainda não responde às tentativas de interação que partem dos outros.
Ao redor do primeiro ano de vida, a criança torna-se capaz de fazer uso da comunicação simbólica, ao comunicar- se por meio de gestos que representam ações ou objetos, como, por exemplo, pedir uma boneca fazendo o gesto de ninar.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
A linguagem e a comunicação do idoso saudável
permanecem inalteradas tanto do ponto de vista mnêmico quanto do raciocínio lógico.
sofrem declínio acentuado, independentemente da história de vida do indivíduo.
se deterioram de maneira homogênea, ou seja, as habilidades cognitivas sofrem o mesmo grau de deteriorização, independentemente das diferenças individuais.
permanecem inalteradas em relação à velocidade da fala e da capacidade de raciocínio.
se mantêm adequadas em relação ao conhecimento vocabular.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As alterações da memória no idoso
são determinadas por fatores ambientais.
são devidas à perda da plasticidade cerebral, mesmo em idosos expostos a estímulos para o cérebro se manter atento.
ocorrem tanto em condições de recordação imediata quanto tardia.
são mais freqüentes nos idosos do sexo masculino e alteram principalmente a memória remota.
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Em relação à dominância cerebral e linguagem, é correto afirmar que
a capacidade de exercer a linguagem é marcada pela participação indiferenciada dos dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo.
a linguagem, no ser humano, apóia-se em estruturas límbicas (córtex frontal medial, amídala, cíngulo).
no hemisfério esquerdo, as áreas de Broca e de Wernicke são importantes sítios neurais que garantem, respectivamente, a integridade das habilidades de emissão da fala e de recepção.
na maioria dos indivíduos destros, o hemisfério direito provê a base neural para muitos aspectos da compreensão e da expressão da linguagem (leitura, escrita, fala, nomeação, formação de conceitos, raciocínio analítico, memória verbal).
nos indivíduos canhotos, a categorização da informação em unidades discretas e temporalmente organizadas, bem como sua produção, são garantidas pelo hemisfério direito.
Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Compreensão oral gravemente comprometida, discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonafásica, freqüente presença de anosognosia, déficit acentuado nas provas de repetição, redução na expressão gráfica com ditado sempre muito alterado e pior do que a cópia. Essas características são típicas da afasia
de Wernicke.
transcortical motora.
de condução.
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