Questões de Fonoaudiologia do ano 2006

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sabe-se que em um Programa de Prevenção de Perdas Auditivas:

  • A.

    a audiometria deve se constituir num instrumento de vigilância epidemiológica.

  • B.

    todos os profissionais são responsáveis pelo seu setor, não havendo uma coordenação geral.

  • C.

    a primeira medida de atenuação do ruído a ser tomada é a adoção de protetores auditivos.

  • D.

    devido à importância do protetor auditivo, o conforto durante o uso não pode ser utilizado como critério de seleção.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às habilidades envolvidas na interpretação do som ouvido, que constituem o Processamento Auditivo, é correto afirmar que:

  • A.

    a associação está relacionada às habilidades de integração de informações auditivas com informações de outras modalidades sensoriais.

  • B.

    problemas na organização de saída podem ser identificados por linguagem expressiva pobre, articulação imprecisa, disgrafia e disortografia.

  • C.

    o déficit de discriminação causa a dificuldade em aplicar as regras da língua à informação auditiva de entrada.

  • D.

    a associação se processa no nível das áreas corticais terciárias e do Corpo Caloso.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando há conflito na integração entre as informações vestibulares, visuais e proprioceptivas, aparecem sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal. Nesse contexto, é correto afirmar que:

  • A.

    não há semelhança entre a tontura presente nas vestibulopatias periféricas e a presente nas vestibulopatias centrais.

  • B.

    nas síndromes vestibulares periféricas, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.

  • C.

    as manifestações clínicas de uma mesma vestibulopatia podem variar em cada indivíduo, de acordo a personalidade, com o estilo de vida, com a idade e com a resposta aos efeitos.

  • D.

    na labirintopatia, a tontura pode estar acompanhada de fraqueza, incoordenação de movimentos, distúrbios de motricidade e de sensibilidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação à reabilitação do Deficiente Auditivo, sabe-se que:

  • A.

    uma estratégia utilizada é proporcionar comunicação com desconhecidos e em ambientes estranhos, para que seja mais estimulada a produção da fala e para que ele tenha segurança em qualquer situação.

  • B.

    antes de buscar os pais como auxílio é preciso saber se estes têm competência para ensinar lições.

  • C.

    a primeira habilidade a ser desenvolvida é a discriminação auditiva, já que ela prepara para a percepção das pequenas diferenças acústicas do mundo sonoro.

  • D.

    o Método Aurioral não tem como objetivo o desenvolvimento dos aspectos supra-segmentais da fala, pois estes estão relacionados à qualidade vocal, o que não é preponderante ao Deficiente Auditivo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para melhorar seu desempenho, o ideal é que o Deficiente Auditivo faça uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual. Sobre este fato, é certo afirmar que:

  • A.

    é possível optar entre utilização de AASI ou de Implante Coclear, pois ambos têm o mesmo sistema de funcionamento e, portanto, terão a mesma aplicação.

  • B.

    na presença de um ruído, é possível aos AASI digitais regular a amplificação das freqüências, reduzindo aquelas nas quais o ruído se encontra.

  • C.

    na fase de adaptação, não se pode dar atenção à vontade da criança e, no caso de ela retirar o AASI, este deve ser recolocado imediatamente.

  • D.

    dentre as características eletroacústicas dos AASI, há o ganho, que é a quantidade de amplificação fornecida e que é baseado no nível de desconforto do paciente.

Assinale a alternativa correta sobre o desenvolvimento da comunicação não verbal.

  • A.

    Os quatro primeiros meses de vida do bebê são marcados por comportamentos reativos, sendo que o bebê reage ao mundo de forma reflexa e, nessa fase inicial, tenta se comunicar por meio de olhares e expressões faciais de modo intencional.

  • B.

    Dos dois aos oito meses de idade, o bebê vai apresentando maior interesse pelos objetos e pessoas, maiores recursos para interagir e maior domínio motor; nessa fase o bebê ainda não se diferenciou como sujeito e ainda não apresenta comportamentos comunicativos intencionais propriamente ditos.

  • C.

    Aos doze meses de idade, a criança já apresenta comportamentos comunicativos intencionais de caráter convencional, ou seja, utiliza a linguagem falada para referir- se a situações passadas e a objetos que não estão presentes no campo perceptual.

  • D.

    A partir dos quinze meses de idade, a criança passa a apresentar comportamentos comunicativos intencionais, ou seja, busca meios de comunicar alguma coisa para alguém, mas ainda não responde às tentativas de interação que partem dos outros.

  • E.

    Ao redor do primeiro ano de vida, a criança torna-se capaz de fazer uso da comunicação simbólica, ao comunicar- se por meio de gestos que representam ações ou objetos, como, por exemplo, pedir uma boneca fazendo o gesto de ninar.

A linguagem e a comunicação do idoso saudável

  • A.

    permanecem inalteradas tanto do ponto de vista mnêmico quanto do raciocínio lógico.

  • B.

    sofrem declínio acentuado, independentemente da história de vida do indivíduo.

  • C.

    se deterioram de maneira homogênea, ou seja, as habilidades cognitivas sofrem o mesmo grau de deteriorização, independentemente das diferenças individuais.

  • D.

    permanecem inalteradas em relação à velocidade da fala e da capacidade de raciocínio.

  • E.

    se mantêm adequadas em relação ao conhecimento vocabular.

As alterações da memória no idoso

  • A.

    são determinadas por fatores ambientais.

  • B.

    são devidas à perda da plasticidade cerebral, mesmo em idosos expostos a estímulos para o cérebro se manter atento.

  • C. independem das características genéticas do indivíduo.
  • D.

    ocorrem tanto em condições de recordação imediata quanto tardia.

  • E.

    são mais freqüentes nos idosos do sexo masculino e alteram principalmente a memória remota.

Em relação à dominância cerebral e linguagem, é correto afirmar que

  • A.

    a capacidade de exercer a linguagem é marcada pela participação indiferenciada dos dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo.

  • B.

    a linguagem, no ser humano, apóia-se em estruturas límbicas (córtex frontal medial, amídala, cíngulo).

  • C.

    no hemisfério esquerdo, as áreas de Broca e de Wernicke são importantes sítios neurais que garantem, respectivamente, a integridade das habilidades de emissão da fala e de recepção.

  • D.

    na maioria dos indivíduos destros, o hemisfério direito provê a base neural para muitos aspectos da compreensão e da expressão da linguagem (leitura, escrita, fala, nomeação, formação de conceitos, raciocínio analítico, memória verbal).

  • E.

    nos indivíduos canhotos, a categorização da informação em unidades discretas e temporalmente organizadas, bem como sua produção, são garantidas pelo hemisfério direito.

Compreensão oral gravemente comprometida, discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonafásica, freqüente presença de anosognosia, déficit acentuado nas provas de repetição, redução na expressão gráfica com ditado sempre muito alterado e pior do que a cópia. Essas características são típicas da afasia

  • A.

    de Wernicke.

  • B.

    transcortical motora.

  • C.

    de condução.

  • D.

    transcortical sensorial.
  • E. de Broca.
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