Questões de Fonoaudiologia do ano 2006

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A presença dos reflexos acústicos ipsilaterais e a ausência dos contralaterais é característica de

  • A.

    surdez psicogênica.

  • B.

    fístula perilinfática.

  • C.

    alteração do processamento auditivo.

  • D.

    neurinoma do acústico.

  • E.

    lesão de tronco cerebral.

Na neuropatia auditiva, os achados audiológicos mais freqüentes são:

  • A.

    perda auditiva neurossensorial simétrica bilateral; curva audiométrica descendente, apresentando uma queda maior nas freqüências altas; audiometria vocal com resultados compatíveis com a avaliação tonal; timpanograma tipo A, presença de reflexos estapédicos em níveis normais.

  • B.

    acuidade auditiva normal ou o paciente pode apresentar uma perda auditiva de qualquer grau e configuração; valores de inteligibilidade de fala desproporcionalmente alterados, sendo mais prejudicados na presença de ruído; presença de curva timpanométrica normal com ausência de reflexos acústicos ipsi e contralaterais.

  • C.

    perda auditiva neurossensorial bilateral variando de leve a profunda; na audiometria vocal encontra-se resultados compatíveis com a avaliação tonal; timpanograma tipo As com presença de reflexos acústicos ipsi e contralaterais.

  • D.

    perda auditiva neurossensorial unilateral com curva descendente; audiometria vocal com valores de inteligibilidade de fala desproporcionalmente reduzidos em relação à avaliação tonal; timpanograma tipo B com presença de reflexo acústico contralateral.

  • E.

    perda auditiva neurossensorial unilateral com curva ascendente; audiometria vocal com valores compatíveis com o grau da perda auditiva; timpanograma normal, os reflexos acústicos estão presentes, com presença de recrutamento de Metz na orelha afetada.

O diagnóstico diferencial entre perda auditiva sensorial e neural pode ser dado por alguns achados de ordem clínica:

  • A. no teste de Békesy, as curvas são do tipo II ou III nas perdas neurais e IV ou V nas sensoriais.
  • B.

    nas perdas neurais, a curva audiométrica costuma apresentar limiares melhores em tonalidades mais graves, enquanto nas sensoriais os limiares tonais podem apresentar as mais variadas curvas.

  • C.

    no teste de SISI, o índice fica em torno de 100% nas sensoriais e bem baixos nas neurais.

  • D.

    no teste de Tone Decay, as sensoriais costumam apresentar fadiga acentuada, com índices acima de 30 dB, enquanto nas neurais é negativo.

  • E.

    a discriminação auditiva é sempre mais comprometida nas sensoriais.

Assinale a alternativa correta com relação à caracterização da gagueira de desenvolvimento.

  • A.

    Tem seu início predominantemente na infância.

  • B.

    Permanece inalterada durante a realização de fala sussurrada.

  • C.

    Apresenta movimentação secundária evidente durante os períodos de fluência.

  • D.

    Pessoas com gagueira de desenvolvimento são indiferentes à sua performance comunicativa.

  • E.

    Quem gagueja, gagueja o tempo todo, com a mesma freqüência e mesmo grau de intensidade.

Na terapia de gagueira de uma pessoa adulta, o fonoaudiólogo deve

  • A.

    evitar atendimentos em grupos, pois ao ver outras pessoas com gagueira o paciente tende a aumentar seu nível de stress e de rejeição à sua própria maneira de comunicação.

  • B.

    usar o relaxamento global ou específico nas regiões da fala, mesmo naqueles pacientes que referem não perceber a presença de tensão.

  • C.

    facilitar a ocorrência de uma emissão fluente, desenvolvendo discretos movimentos associados de lateralização de lábios para desviar a tensão muscular para esta região e facilitar a coordenação pneumofonoarticulatória.

  • D.

    diminuir o excesso de mímica facial freqüentemente presente nos indivíduos que gaguejam, desenvolvendo, para isto, uma menor abertura mandibular durante a articulação da fala.

  • E.

    desenvolver o ataque vocal brusco para que a pessoa com gagueira possa utilizá-lo nos momentos de bloqueios severos ou de pausas intensas, como um recurso para sair daquele momento de paralisação comunicativa.

Sobre a respiração oral, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A respiração oral decorrente de alergia é tratada estritamente pelo otorrinolaringologista.

  • B.

    A flacidez dos músculos da face pode levar a posição habitual da boca aberta e propiciar a respiração oral.

  • C.

    Os pacientes com respiração oral podem apresentar hipotonia, hipotrofia e hipofunção dos músculos elevadores da mandíbula.

  • D.

    O uso do espelho de Glatzel, assim como técnicas de mioterapia, são indicadas como ferramentas terapêuticas no tratamento da respiração oral.

Em relação à aquisição fonética e a aquisição fonológica, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    A aquisição fonética diz respeito à produção articulatória dos sons da língua.

  • B.

    As aquisições fonética e fonológica estão diretamente relacionadas às condições de audição do sujeito.

  • C.

    A aquisição fonológica está relacionada ao uso e à organização que o falante faz dos sons adquiridos foneticamente.

  • D.

    As aquisições fonética e fonológica ocorrem concomitantemente, iniciando aos 6 meses e finalizando por volta dos 5 anos de idade.

Vanda, fonoaudióloga designada para trabalhar em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, observa que as crianças fazem uso contínuo de chupeta tanto nos horários de descanso quanto durante as atividades desenvolvidas nessa UMEI.

Em relação às propostas que Vanda deverá fazer, a fim de abordar essa situação, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Realizar ações integradas junto às famílias das crianças.

  • B.

    Não interferir, pois é consenso que o uso de chupeta acalma as crianças.

  • C.

    Promover palestras elucidativas sobre o desenvolvimento da linguagem oral e do sistema sensório-motor oral.

  • D.

    Organizar encontros com os funcionários que lidam com as crianças (recreacionistas, cuidadoras e professoras), a fim de orientar sobre a necessidade de retirada da chupeta.

A família de Paulo, 6 anos de idade, procura o fonoaudiólogo porque a criança "fala errado": omite o [R] final e substitui o [r] intervocálico por [y].

 Em relação aos encaminhamentos a serem dados pelo fonoaudiólogo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O fonoaudiólogo deverá solicitar avaliação audiológica da criança.

  • B.

    A família deverá aguardar até que a criança complete 7 anos, por ser esta idade o marco para a aquisição fonética.

  • C.

    O fonoaudiólogo deverá avaliar, detalhadamente, a fala da criança para pesquisar outras possíveis alterações.

  • D.

    O fonoaudiólogo deverá fazer um levantamento mais detalhado do caso, a fim de avaliar a melhor abordagem terapêutica para o caso.

O fonoaudiólogo que atua em um hospital de cirurgias reparadoras da face, mais especificamente com crianças com fissuras labiopalatinas, deve observar as seguintes considerações, EXCETO:

  • A.

    São comuns os sentimentos controversos nos pais de bebês fissurados no que se refere à insegurança e rejeição.

  • B.

    A adequação da hipernasalidade e de uma boa condição de articulação da fala são aspectos a serem abordados na terapia fonoaudiológica.

  • C.

    A baixa incidência de alterações de orelha média nas crianças com fissuras labiopalatinas não justifica a inclusão de avaliação audiológica no protocolo do hospital.

  • D.

    Os familiares de bebês com fissuras labiopalatinas devem ser orientados em relação à alimentação, a fim de garantir a nutrição e favorecer um desenvolvimento saudável.

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