Questões de Fonoaudiologia do ano 2012

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Analise as afirmativas abaixo:

1. A definição da conduta no tratamento das disfonias organofuncionais deve considerar o fator causal, o local da lesão, a presença de assimetria laríngea, a configuração da lesão e o impacto na prega contralateral.

2. Acredita-se que os nódulos sejam a lesão laríngea mais comum, sendo a fonoterapia a primeira opção de tratamento.

3. A úlcera de contato é uma lesão anterior na laringe.

4. O edema de Reinke é uma lesão difusa, associada geralmente ao tabagismo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Identifique as definições abaixo com ( L ) para letramento e ( A ) para alfabetização.

( ) É o processo de apropriação de um conjunto de procedimentos necessários à prática da leitura e da escrita. Envolve o uso de instrumentos de leitura e de escrita, tais como lápis, borracha, corretivos, régua.

( ) Corresponde a atitudes de usos diferenciados da escrita, segundo as circunstâncias, os objetivos, os interlocutores. Envolve o uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas mais diversas práticas sociais.

( ) Corresponde a ler e escrever conforme a direção da nossa escrita – da esquerda para a direita e de cima para baixo.

( ) É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita, que envolve a capacidade de ler e escrever para atingir diversos objetivos, tais como ampliar conhecimentos, informar e informar- se, interagir com os outros, seduzir, divertir e divertir-se, dar apoio à memória. Ou seja, ler e escrever os mais diversos gêneros textuais.

( ) É a competência para transformar fonema em grafema e vice-versa e, também, perceber a arbitrariedade existente entre eles.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    A – L – A – L – A

  • B.

    A – L – A – L – L

  • C.

    A – L – L – A – A

  • D.

    L – L – A – A – A

  • E.

    L – L – L – A – L

Afasia é uma patologia que compromete o uso da linguagem com fins comunicativos, tendo sempre afetadas as seguintes fases:

  • A.

    Planejamento e programação.

  • B.

    Processamento simbólico, planejamento e pronúncia.

  • C.

    Processamento simbólico, programação e pronúncia.

  • D.

    Processamento simbólico, programação, compreensão e pronúncia.

  • E.

    Processamento simbólico e compreensão.

Analise as afirmativas abaixo sobre as atribuições do Fonoaudiólogo em instituição educacional.

1. Atuar no âmbito educacional, compondo a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento.

2. Elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos visando à otimização do processo ensino-aprendizagem.

3. Realizar triagens e atendimentos clínicos na escola.

4. Promover ações relacionadas à educação básica e educação especial. Não fazem parte do campo de atuação do fonoaudiólogo a educação a distância, educação de jovens e adultos, educação superior e pós-graduação.

5. Na educação especial e/ou inclusiva o fonoaudiólogo deve sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social e, na educação bilíngue, desenvolver essas mesmas premissas através da LIBRAS.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • E. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) Desvio Fonológico, Dislalia e Distúrbio Articulatório são termos que se diferenciam apenas na terminologia e não no conceito.

( ) Paralisia cerebral é uma desordem do movimento e da postura, persistente, porém não fixa, surgida nos primeiros anos de vida pela interferência no desenvolvimento do sistema nervoso central causada por uma desordem cerebral progressiva.

( ) Dislexia é um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. A dislexia pode ter causa genética e hereditária.

( ) Distúrbio Específico de Linguagem é um diagnóstico utilizado para crianças que têm dificuldades específicas dos aspectos linguísticos e não decorrentes de outras alterações como deficiência mental e auditiva.

( ) Afasia Congênita é o termo utilizado para circunscrever casos de distúrbios graves do desenvolvimento da linguagem, em que a compreensão e expressão estão alteradas de maneira importante, dois anos após o nascimento, por comprometimento cerebral.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – F – V – F – F

  • C.

    F – V – V – V – F

  • D.

    F – F – V – V – F

  • E.

    F – F – F – V – V

Nas perdas auditivas neurossensoriais, pode-se dizer que, EXCETO:

  • A.

    O teste de Weber tende a lateralizar para o ouvido alterado, quando o problema é unilateral, ou para o ouvido com maior comprometimento neurossensorial, quando o problema é bilateral.

  • B.

    Pode haver presença de zumbido.

  • C.

    Pode haver queixa de tontura ou vertigem.

  • D.

    A perda auditiva atinge tanto a via aérea, quanto a via óssea. Na maior parte dos casos não há presença de gap entre os limiares das vias aérea e óssea no mesmo ouvido ou é de, no máximo, 10 dB.

Nas perdas auditivas mistas, pode-se afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A audiometria tonal pode apresentar gaps entre a via aérea e via óssea em algumas frequências, estando ambas as vias acopladas em outras.

  • B.

    A discriminação vocal pode não estar comprometida, se o componente condutivo predominar. Por outro lado, se houver predomínio da lesão neurossensorial, os índices poderão estar rebaixados.

  • C.

    Os resultados timpanométricos poderão mostrar a magnitude do componente condutivo, estando o reflexo estapediano presente.

  • D.

    Geralmente, o componente neurossensorial aparece depois de um problema condutivo crônico ou ao mesmo tempo, nos casos de traumas cranianos. Pode acontecer, também, o contrário, isto é, o paciente apresentar uma patologia neurossensorial e, depois de algum tempo, apresentar um problema condutivo.

Em relação à audiologia clínica, é CORRETO dizer que:

  • A.

    O exame de audiometria tonal por via aérea deve ser iniciado pelo ouvido que o paciente tenha maior dificuldade para ouvir em uma frequência e intensidade audíveis ao sujeito sob teste.

  • B.

    O objetivo principal da audiometria tonal por via óssea é o diagnóstico clínico das patologias que atingem o ouvido externo, médio ou interno.

  • C.

    A logoaudiometria não pode nos auxiliar na confirmação do local da lesão dentro do aparelho auditivo, isto é, no topodiagnóstico.

  • D.

    Uma das principais vantagens da imitanciometria é ser uma técnica subjetiva de avaliação da função auditiva.

Em relação ao uso das próteses auditivas, é CORRETO afirmar, EXCETO:

  • A.

    O uso de uma prótese auditiva tem como finalidade primária a amplificação sonora, da forma mais adequada e satisfatória possível.

  • B.

    A prótese auditiva é o instrumento utilizado para facilitar a educação e o desenvolvimento psicossocial e intelectual do deficiente auditivo.

  • C.

    Doenças otológicas progressivas, assim como doenças sistêmicas com repercussões sobre o aparelho auditivo, necessitam ser descartadas ou convenientemente tratadas, para que não ocorram danos adicionais à saúde otológica e/ou mesmo à saúde geral do paciente.

  • D.

    A prótese auditiva, embora seja apenas um dos componentes, é a pedra fundamental dos processos de habilitação e reabilitação auditivas. Falamos de reabilitação quando o início precoce da deficiência auditiva impede o desenvolvimento da linguagem e de outras habilidades de comunicação (deficiência auditiva pré-lingual). Falamos de habilitação quando pretendemos o restabelecimento das habilidades comunicativas desenvolvidas antes do início da deficiência auditiva (deficiência auditiva pós-lingual).

A língua pode interferir na manutenção do equilíbrio oclusal. A respeito, podemos dizer que a afirmação CORRETA é:

  • A.

    A pressão da língua em repouso contra os incisivos pode representar um fator desencadeante e/ou de manutenção do desequilíbrio oclusal.

  • B.

    A pressão da língua contra os incisivos em repouso e a anteriorização da mesma durante a fala são fatores que não se relacionam, mas podem agravar a ocorrência do desequilíbrio do aparelho estomatognático.

  • C.

    A posição de língua em repouso mais adequada, em todos os tipos faciais, deve ser elevada na cavidade oral, com o dorso da língua acoplado contra o palato e a ponta encostada na papila.

  • D.

    A macroglossia está relacionada sempre com alterações oclusais, mesmo em indivíduos sem problemas neurológicos.

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