Lista completa de Questões de Fonoaudiologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à articulação têmporo-mandibular, marque a alternativa INCORRETA:
Estão presentes na superfície óssea articular: cartilagem articular, disco articular, líquido sinovial e a zona bilaminar.
Ruído na articulação pode ser um estalo como consequência do disco articular ter saído fora do lugar e uma criptação como sinal de desgaste do disco articular.
Existem dois movimentos de abertura bucal: translação (côndilo gira em torno de seu eixo); rotação (côndilo sai da cavidade glenoide).
Na abertura bucal, quando o côndilo ultrapassa a vertente articular, o retorno do côndilo para a posição normal pode ficar travado e o indivíduo não fecha a boca.
Em relação à fala e alterações da fluência, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Crianças com antecedentes familiares de gagueira, características psicológicas predisponentes ou que tenham familiares com traços linguísticos desfavoráveis, podem evoluir para um quadro crônico de disfluência na fala.
A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala. A disfluência é a ruptura voluntária do fluxo da fala.
A gagueira não pode ser considerada com uma entidade nosológica única, pois tem uma característica multidimensional.
A fala engloba os seguintes mecanismos: neurolinguístico, aerodinâmico, fonatório, articulatório, acústico e auditivo.
Em relação aos distúrbios da comunicação, é INCORRETO afirmar que:
Alterações da respiração causadas por problemas mecânicos, como amígdalas aumentadas e septo desviado podem interferir na produção articulatória dos sons da fala.
As alterações da voz também podem interferir na comunicação, mas não são alterações específicas da produção da fala.
As alterações de fala, que envolvem os sons fricativos alveolares anteriores [s] e [z], são conhecidos como ceceio e são interferentes na comunicação.
A manifestação da disfonia nas alterações de mobilidade laríngea não pode apresentar-se como voz soprosa, rugosa e diplofônica.
Em relação à linguagem, marque a alternativa INCORRETA:
O transtorno do déficit de atenção sempre vem acompanhado de impulsividade, inquietação e agitação.
A dislexia é caracterizada pela dificuldade na fluência correta da leitura e dificuldade na habilidade de decodificação e soletração, resultantes de um déficit no componente fonológico da linguagem.
O processamento auditivo central permite desempenhar função de localização da fonte sonora, figura fundo, integração binaural, fechamento, discriminação, memória e atenção.
A linguagem diz respeito a um conjunto de signos convencionais usados para comunicação que pode, ou não, utilizar a fala como forma de expressão.
Leia os itens abaixo, referentes à atuação fonoaudiológica em saúde pública numa abordagem preventiva:
I. A atuação fonoaudiológica na saúde pública refere-se à inserção da fonoaudiologia da população em postos, em centros, em unidades de saúde, em creches, escolas, berçários, bem como na coletividade.
II. A proposta de trabalho abrange não só o atendimento das alterações da saúde de maior ocorrência na população, mas atua também principalmente na promoção e na prevenção.
III. O atendimento deve ser efetuado através de programas específicos desenvolvidos junto a instituições religiosas, educacionais, sociais e a órgãos não governamentais para que se tenha um melhor resultado na prevenção, na terapia, na reabilitação e na eliminação de fatores que interferem na aquisição e desenvolvimento dos padrões da fala, linguagem e audição, atendendo assim toda a demanda populacional necessitada.
IV. O fonoaudiólogo pode exercer sua profissão de modo alienado, descomprometido com a sociedade ou com a humanidade, mas com competência zelosa o bastante para garantir seu status, sua reputação e sua fonte de renda ou mesmo de sobrevivência.
Marque a alternativa CORRETA:
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os Itens I, II e III estão corretos.
Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
Em relação ao Código de Ética Profissional, o fonoaudiólogo deve, EXCETO:
Elaborar, fornecer relatório, resultado de exame, parecer e laudo fonoaudiológico, quando solicitado.
Respeitar o cliente e não permitir que este seja desrespeitado.
Recorrer a outros profissionais, sempre que for necessário.
Alterar conduta fonoaudiológica determinada por outro fonoaudiólogo mesmo quando investido de função de chefia ou de auditoria, salvo em situação de indiscutível prejuízo para o cliente, devendo comunicar imediatamente o fato ao fonoaudiólogo responsável.
Consiste em infração ética, EXCETO:
Abandonar o cliente, salvo por motivo justificável.
Permitir o acesso do responsável ou representante legal durante avaliação e tratamento, salvo quando sua presença comprometer a eficácia do atendimento.
Garantir resultados de tratamentos através de métodos infalíveis.
Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual o fonoaudiólogo não esteja capacitado.
Analise as seguintes alternativas sobre as emissões otoacústicas (EOA) e marque com V as VERDADEIRAS e com F as FALSAS:
( ) As emissões otoacústicas foram definidas como liberação de energia sonora com origem na cóclea, que se propaga pela orelha média, até alcançar o conduto auditivo externo.
( ) São sons gerados pela contração das células ciliadas internas e detectados na orelha externa, sendo um exame indicado para a avaliação de diversas cocleopatias.
( ) Tem sido útil apenas em triagem auditiva de crianças em berçários de alto risco, como exame complementar à audiometria de tronco cerebral (BERA).
( ) As EOA transientes estão presentes em todas as orelhas funcionalmente normais e que deixam de ser detectadas quando os limiares tonais estão acima de 30 (trinta) dB.
Marque a alternativa CORRETA:
F, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
A história clínica precisa, juntamente com os achados audiológicos e testes tradicionais, são usados para diferenciar as patologias cocleares das retrococleares. A alteração que pode confirmar a patologia retrococlear é:
Presença de recrutamento.
Exame de audiometria de tronco encefálico (BERA) pode mostrar aumento da latência e presença apenas da onda I, indicando que a cóclea esta íntegra e confirmando a patalogia retrococlear.
Boa discriminação auditiva.
Presença de reflexo estapediano.
Em relação à estimulação sensório-motora oral em recém-nascidos, podemos dizer que, EXCETO:
Na deglutição adequada do leite ocorrem: incoordenação de sucção e deglutição com respiração.
No início da mamada, antes do reflexo de ejeção, o bebê suga de forma rápida e curta, com frequência de 2 (duas) sucções por segundo e pausas de 3 (três) à 10 (dez) segundos. Este padrão é irregular, caracterizado por movimentação rápida da mandíbula e da língua semelhante ao da sucção não nutritiva.
A exercitação da sucção natural contribui para o crescimento ósseo-mandibular devido ao movimento de rebaixamento, ântero-posteriorização e elevação que a mandíbula realiza.
Durante a sucção, a criança acumula uma determinada quantidade de leite na cavidade oral, que é impulsionada pela língua para a parte posterior da boca, graças ao vedamento anterior em contato com o mamilo e ao fechamento da orofaringe pela elevação do dorso da língua e fechamento nasofaríngeo, devido a elevação do palato mole.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...